Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos Culturais



  • Curso Online
  • Turma: 01/08/2022 a 19/12/2022
  • Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h
  • Carga horária: 105h versão online e 120h versão híbrida (com estágio presencial)
  • Duração aproximada: 6 meses
  • Investimento: R$ 1.400 versão online | R$ 1.600 versão híbrida (com estágio). parcelado em até 6x
  • Inscrições de 31/05/2022 a 18/07/2022
  • Escolha a turma:
INSCREVA-SE!
Curso direcionado para pessoas interessadas em trabalhar no setor cultural. Prevê a oferta de informações, conteúdos e experiências para o desenvolvimento de novos trabalhos na esfera público ou privada, em organizações sociais e culturais ou ainda empreender dentro do setor cultural e da economia criativa, auxiliando os participantes na entrada do mercado de trabalho.
OBJETIVO
Capacitar novos profissionais para atuação no setor cultural
Oferecer conteúdos relevantes sobre o setor, suas possibilidades e dinâmicas.
Promover experiência prática dentro das atividades desenvolvidas no Centro Cultural Fiesp (CCF).
Atender as necessidades de profissionais capacitados para o desenvolvimento do setor.
PÚBLICO ALVO
Produtores, artistas, estudantes e interessados em trabalhar no setor cultural.
PRÉ-REQUISITO
Maiores de 18 anos, com ensino médio completo e com alguma experiência no setor cultural (artistas, projetos escolares, cursos na área de artes, cultura e economia criativa, participante de grupos artísticos etc.).
PERFIL DO EGRESSO
Ao final do curso pretende-se que o aluno esteja capacitado para atuar no setor cultural, na produção e gestão de projetos, tanto na esfera público ou privada, em organizações sociais e culturais, ou ainda empreender dentro do setor cultural e da economia criativa. Será capaz de elabora, executar e gerir projetos em todas as suas etapas.
MODALIDADES
Online: aulas 100% online – carga horária total 105h – Destinado ao público de todo o território nacional.
Híbrida: aulas 100% online (105h) + estágio presencial no Centro Cultural Fiesp (15h) – carga horária: 120h – Destinado ao público da cidade de São Paulo e região metropolitana.
GRADE CURRICULAR
Módulos Carga Horária Professores Sugeridos
Estética, arte e cultura 12h Confirmação em breve
Gestão Cultural – História e Conceitos 18h Confirmação em breve
Leis de Incentivo à Cultura e Elaboração de projetos culturais 30h Confirmação em breve
Captação de projetos culturais 21h Confirmação em breve
Produção executiva e práticas profissionais em cultura 21h Confirmação em breve
Projeto final 5h Confirmação em breve
Confirmação em breve
Estágio no Centro Cultural Fiesp – Para Módulo Híbrido 15h Equipe do CCF
TOTAL Módulo Online – 105h Módulo Híbrido – 120h
Observação: O quadro de professores poderá sofrer alterações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Estética, Artes e Cultura – 12h
Conceito de estética, arte e cultura. Conceito de linguagem. Linguagens artísticas. Diversidade cultural e de discursos na contemporaneidade. Cultura e Desenvolvimento.
Gestão Cultural – 18h
Economia da Cultura – Panorama de Mercado, Políticas Públicas para a Cultura, Processo de Gestão – Planejamento Estratégico de Gestão de Projetos e Programas Culturais.
Leis de Incentivo e elaboração de projetos culturais – 30h
Como funciona a Lei de Incentivo à Cultura? Leis de incentivo à cultura federal. Leis de incentivo à cultura estadual. Leis de incentivo à cultura municipal. Formatação dos Projetos. O que é um projeto cultural? Elaboração de um projeto cultural: Objetivos, Justificativa, Público alvo, Local, Plano de comunicação/divulgação, Cronograma, Orçamento. Gestão do projeto: Contratos culturais, Avaliação, Prestação de contas.
Captação de Recursos para Projetos Culturais – 21h
Histórico do financiamento à cultura: do mecenato ao investimento social privado. Relação das empresas e marcas com o consumidor na era digital. A cultura como ferramenta para o desenvolvimento de ações de comunicação e marketing. Fases do processo de captação de recursos. Desenvolvimento de uma proposta de patrocínio.
Produção Executiva e práticas profissionais em cultura – 21h
Pré-produção, produção e pós-produção. Planejamento de etapas. Organização e Logística. Controle: RH e orçamento. Comunicação e plano de divulgação.
Projeto Final – 05h
Elaboração, mentoria e apresentação de trabalho final.
Estágio CCF – 15h – Modalidade Híbrida
Neste módulo o aluno deverá realizar 15h de acompanhamento de atividades culturais programadas, dentro da programação do Centro Cultural Fiesp, conforme agendamento prévio. O aluno deverá participar de, pelo menos, uma atividade de cada linguagem artística e poderá optar por concentrar seu estágio em uma linguagem específica, se esse for o seu foco. Os estágios serão monitorados pela equipe do SESI-SP e validados mediante entrega de relatório. Os alunos poderão participar das seguintes atividades:
Difusão Literária: Contação de Histórias, Núcleo de Memória, Sábado Literário, Feira de Troca de Livros.
Artes Cênicas: Produções Teatro do SESI, Produções Teatro Mezanino, NAC, Núcleo de Dramaturgia, Núcleo de Dança, Núcleo Experimental.
Música: Café com Música, Domingo na Paulista, Palco Aberto, Quartas Musicais.
Visuais e Audiovisual: Galeria Digital, Galeria de Fotos, Galeria de Arte, Espaço de Exposições, Núcleo de Fotografia, Oficinas Educativo, Cine SESI Paulista.
Processos administrativos: bilheteria, chapelaria, educativo, planejamento, etc.
  • Ana Helena Curti

    Gestão e Produção Cultural
    Formada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e Pós-Graduada em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado – SENAC. Bacharelado em História – Universidade de São Paulo – 1979/84. Professora da Fundação Armando Álvares Penteado. Coordenadora e professora do Curso Art Business da Escola São Paulo (2014 / 2015). Trabalhou nas instituições culturais: Paço das Artes (Secretaria de Estado da Cultura – SP), Centro Cultural São Paulo (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – SP), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Integrou a equipe de criação e implantação do Núcleo Educação da Fundação Bienal de São Paulo tendo sido Gerente Geral do mesmo para a 24ª Bienal de São Paulo. Presidente do Conselho de Administração da Organização Social A Casa, responsável pela gestão do Museu da Casa Brasileira / Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Integrante da Diretoria do Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo. Presidente da Associação Brasileira de Produtoras Independentes das Artes Visuais – Artes Visuais Brasil. Integrante do Comitê de Programação do Museu da Casa Brasileira. Conselheira do Conselho Superior da Indústria Criativa – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo / FIESP. Diretora da empresa arte3 assessoria, produção e marketing cultural.
  • Hernan Halak

    Gestão e Produção Cultural
    Diretor geral e dono da produtora cultural Mundo Giras, empresa nascida em 2008 com base em São Paulo, que tem como objetivo desenvolver projetos culturais na América Latina com o Brasil como eixo principal. Trabalha com diferentes formatos: música, teatro, circo, dança, exposições, intervenções e festivais, acreditando fortemente no desenvolvimento das artes do nosso continente. É socio-diretor do MUCHO!, um festival de música que promove a união latino-americana, trazendo representantes que se destacam na cena atual do nosso continente. Também forma parte da comissão Diretiva da Associação Latino-americana de Manager Musicais MMF Latam, com representantes em 14 países da América Latina.
  • Jorge José Vicente de Paula Filho

    Ator, dramaturgo e professo de teatro
    Teatrista pernambucano, cujo o fazer artístico tem sido norteado pelas “formas marginalizadas de teatro”, como conceitua Marco Camarotti, principalmente o Circo-teatro pernambucano e o teatro para infância e juventude. Suas principais realizações são os espetáculos teatrais No meio da noite escura tem um pé de maravilha (2010), O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas (2010), De Íris ao arco-íris (2013) e os espetáculos de dança para crianças Amanhã é depois, hoje é brinquedo (2009) e Tan Dan (2017). Publicou, em 2018, seu primeiro livro e audiolivro para crianças, o conto de fadas De Íris ao arco-íris. Atualmente desenvolve o perfil @cenasremotas, no instagram, fruto da oficina “Cenas Remotas”, realizada com atores e atrizes em situação de quarentena; e publica “intalivrinhos” para crianças.
  • Professor mentor

    Gregory Pena
    Ator, arte-educador e dramaturgo.
    Graduando em Produção Cultural, atua na área há seis anos desenvolvendo projetos nas múltiplas linguagens artísticas. Atualmente é Produtor convidado da Fundação OSESP para os projetos pedagógicos e presta consultoria em desenvolvimento e gerenciamento de projetos.
  • Rebeca Finguermann

    Gestão e Produção Cultural
    Rebeca Finguermann, Advogada, Mestre em Direito Político e Econômico pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, Árbitra e Mediadora da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual do Ministério do Turismo; Parecerista de Artes Visuais, Museus e Memória, Capacitação e Treinamento em Audiovisual- Secretaria Especial da Cultura (FUNARTE/IBRAM/SAV) – Ministério do Turismo; Membro da CAP – Comissão de Análise de Projetos do Proac Expresso – Secretaria Estadual Da Cultura E Economia Criativa – SP – Mandato 2020/2021; Parecerista da Lei de Incentivo da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do DF – SECEC. Perita em defesas de Prestação de Contas – TCU e em Direito Penal Tributário. Coordenadora de Planejamento da Fundação Bienal de São Paulo. Palestrante, Articulista, Consultora na Área da Cultura e Terceiro Setor.
  • Sofia Finguermann e Fernandes

    Educadora, Gestão e Produção Cultural
    Educadora, produtora cultural e doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Mackenzie, com ênfase em Análise de Discurso. Atua na área da cultura desde 2015 na elaboração de projetos em leis de incentivo federais, estaduais e municipais. É redatora autônoma e pesquisadora na área de representação feminina na mídia.
PLATAFORMA DE AULAS ONLINE
As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams.
DIA E HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
Horário das aulas online: 19h às 22h.
Dias da semana das aulas online: Segundas e quartas-feiras.
Quantidade Máxima de alunos por turma: 40
MODALIDADES
Online: aulas 100% online – carga horária total 105h – Destinado ao público de todo o território nacional.
Híbrida: aulas 100% online (105h) + estágio presencial no Centro Cultural Fiesp (15h) – carga horária: 120h – Destinado ao público da cidade de São Paulo e região metropolitana.
Estágio: horário conforme programação do Centro Cultural Fiesp (priorizar de sexta a domingo)
REALIZAÇÃO
Centro Cultural FIESP e Faculdade Sesi de Educação
Para outras informações entre em contato
Telefone (11) 3833-1097 | WhatsApp (11) 93440-3922
E-mail: contato@faculdadesesi.edu.br