Yané Resewara: o Brasil é indígena:
[Nossas origens, nossas histórias]



Curso com inscrições encerradas

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  • Curso Online
  • Turma: 01/10/2022 a 10/12/2022
  • Sábado | 14h às 17h
  • Carga horária: 30h
  • Duração aproximada: 9 semanas
  • Investimento: R$ 300,00, podendo este valor ser dividido em até 3 vezes.
  • Inscrições de 04/07/2022 a 26/09/2022
Realizar rodas de conversa e atividades didáticas diversas a partir de temáticas propostas pela professora e pelas convidadas do curso; a professora Ricarda Vicente de Araújo (povo Wapichana) e a artista Viviane Borges Carneiro (Duhisió, povo Tukano). Por meio de diálogos interculturais, buscaremos construir novos conhecimentos e metodologias de ensino que instrumentalizem o trabalho pedagógico com as temáticas indígenas na educação.
OBJETIVO
Conhecer mais profundamente a presença indígena no Brasil, a diversidade de povos e suas diferentes dinâmicas socioculturais e educacionais, por meio de uma sensibilização para essas raízes brasileiras. O curso tem como foco mobilizar conhecimentos para práticas pedagógicas que visam o trabalho transdisciplinar com a lei 11.645/2008, que inclui as histórias e culturas indígenas do Brasil nos currículos escolares.
PÚBLICO-ALVO
Professores da educação básica, estudantes universitários, educadores e interessados na temática em geral.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Data dos encontros  Tema da aula 
01/10 Apresentação e sensibilização: temáticas indígenas nas escolas; presença linguística e composição territorial, o Tupi e Guarani em Pindorama.
08/10 Cosmologias indígenas e diversidades étnicas: um olhar para a pluralidade brasileira.
22/10 Movimentando visões: viver na floresta e na cidade (convidada especial: Viviane Carneiro Duhisió).
29/10 Oralidade, contação de histórias e educação (convidada especial: Viviane Carneiro Duhisió).
05/11 Grafismos indígenas, linguagens, redes de comunicação e aprendizagens.
12/11 Artes e artefatos: educação e confecção – experimentando com biojóias (convidada especial: Ricarda Vicente de Araújo Wapichana).
19/11 Infância, histórias e brincadeiras (convidada especial: Ricarda Vicente de Araújo Wapichana).
16/11 Cuidado com a vida pela alimentação indígena (convidada especial: Ricarda Vicente de Araújo Wapichana).
03/12 Produções indígenas contemporâneas: artes, literaturas, filosofias, educações – instrumentalizando o trabalho pedagógico.
10/12 Raízes indígenas em nós e em nosso território: em busca de novas metodologias de ensino. Finalização do curso: compartilhamento dos percursos pedagógicos.

 

  • Patrícia Regina Vannetti Veiga (Ciça Veiga)

    Titulação
    Doutoranda
    Doutoranda em Antropologia Social/ Etnologia Indígena pela Unicamp. Mestra em Linguística/ Línguas Indígenas pela UNICAMP (2015), com estudo sobre a linguagem oral e a escrita das narrativas indígenas na língua nheengatu e no português. Pedagoga, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), licenciada em Educação Infantil e Ensino Básico. Cientista Social, com habilitação em Antropologia, formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2012). Desenvolve pesquisa que experimenta o trançado como metodologia de ensino-aprendizado para os diálogos interculturais entre conhecimentos indígenas e não-indígenas. Trabalha com educação formal e informal há muitos anos, é contadora de histórias e escritora de livros infantis, tendo já realizado atividade em bibliotecas, espaços culturais, museus, feiras literárias, etc. Trabalha com populações indígenas, principalmente com educação indígena, há muitos anos, em que vem realizando cursos que visam trazer essas experiencias e conhecimentos para os currículos escolares por meio dos diálogos interculturais. Atualmente é professora auxiliar docente no SESI Vila Leopoldina e professora do curso de Licenciatura em Letras no Instituto Singularidades, onde leciona as disciplinas “Literaturas e Culturas Indígenas” e “Culturas Brasileiras e Diversidades Étnicas” (2022).
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Educação, linguagens, oralidades, escritas e diálogos interculturais (indígenas e kariwas, não indígenas).
    Currículo lattes
PLATAFORMA DE AULAS ONLINE
As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams, aos sábados das 14h às 17h.
Momentos de orientação pedagógica:
Terças feiras, quinzenalmente, das 19h às 21h (datas a confirmar).
No máximo 40 alunos na turma e mínimo de 20 alunos.
CERTIFICAÇÃO
Para obter o certificado de extensão é necessária a frequência de no mínimo 75% nas aulas.
OUTRAS INFORMAÇÕES 
contato@faculdadesesi.edu.br
(11) 93440-3922 | (11) 3833-1097