Linguagens e leituras:
Processos de ensino-aprendizagem e de avaliação

• Curso Online
  • Turma: 07/11 a 05/12/2020
  • Sábados: das 14h às 17h
  • Investimento: R$ 200,00 (até 2x sem juros)
  • Inscrições de 01/10/2020 a 01/11/2020
Me avise quando houver nova turma

Estudar e discutir, de modo teórico e prático, os caminhos para o ensino de leitura e para avaliação em diferentes etapas da escolarização, tendo por abordagem a formação por área de conhecimento, a partir da reflexão sobre o caráter inter e transdisciplinar da leitura.

Os alunos poderão vivenciar leituras diversas, em contato com os seus processos, os textos verbais, não verbais e multimodais.
Compõem o programa: as concepções de leitura (individuais e coletivas); suas compreensões (leituras de mundo, conectividade e interação); percursos; as estratégias; os aspectos cognitivos; e as práticas culturais de leitura. Ao final, os alunos poderão aprender como fazer um diagnóstico e avaliação da leitura.

Professores de escolas públicas ou privadas, graduados e estudantes das áreas de humanas, linguagens e afins.

• Profa. Esp. Ane Patrícia Flora

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, (UNITAU). Graduada em Letras – Português/Inglês, pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN). Possui especialização em Educação para surdos (Faculdades XV de Agosto) é Professora de inglês para surdos e deficiente auditivos.

• Profa. Dra. Renata Palumbo

Pós-doutoranda pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), com a pesquisa “A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona”. Doutora e mestra pela FFLCH – USP. Fez estágio sanduíche pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Trabalha com a interface entre ensino, mídia, sociocognição e argumentação. Autora do livro “Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial”, publicado pelo FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. Atualmente, ministra disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e no de Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação, onde também exerce a função de orientadora de residência educacional.

Frequência mínima: 75%
São 6 encontros síncronos aos sábados. O curso dispõe de chats e fóruns de discussões.

Os professores de escolas públicas e os professores e funcionários do SESI-SP e do SENAI-SP têm 20% de desconto (entre em contato pelo e-mail secretaria.academica@faculdadesesi.edu.br).