Linguagens e leituras:
Processos de ensino-aprendizagem e de avaliação



  • Curso Online
  • Turma: 06/11/2021 a 04/12/2021
  • Sábados: das 13h às 16h
  • Carga horária: 15h
  • Duração aproximada: 5 semanas
  • Investimento: R$ 140,00 (em até 3x sem juros) ou R$ 110,00 à vista
  • Inscrições de 07/10/2021 a 05/11/2021
Objetivo
Estudar e discutir, de modo teórico e prático, os caminhos para o ensino de leitura e para avaliação em diferentes etapas da escolarização, tendo por abordagem a formação por área de conhecimento, a partir da reflexão sobre o caráter inter e transdisciplinar da leitura.
Descrição
Os alunos poderão vivenciar leituras diversas, em contato com os seus processos, os textos verbais, não verbais e multimodais.
Compõem o programa: as concepções de leitura (individuais e coletivas); suas compreensões (leituras de mundo, conectividade e interação); percursos; as estratégias; os aspectos cognitivos; e as práticas culturais de leitura. Ao final, os alunos poderão aprender como fazer um diagnóstico e avaliação da leitura.
Público
Professores de escolas públicas ou privadas, graduados e estudantes das áreas de humanas, linguagens e afins.
  • Ane Patrícia Flora

    Titulação: especialista
    Mestranda em Linguística Aplicada, Universidade de Taubaté, (UNITAU), especialização em Educação para surdos (Faculdades XV de Agosto) e Graduação em Letras – Português/Inglês, pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN),
    Professora de inglês para surdos e deficiente auditivos.
    Linha de pesquisa e/ou área interesse:
    Libras, Linguística, Educação especial e inclusiva.
    Endereço do currículo Lattes: 
    http://lattes.cnpq.br/0134640486163880
  • Renata Palumbo

    Titulação: doutora
    Pós-doutoramento pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras, com a pesquisa “A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona”. Concluiu o doutorado e o mestrado pela mesma Universidade. Fez estágio sanduíche pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Trabalha com a interface entre ensino, mídia, sociocognição e argumentação. Autora do livro “Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial”, publicado pelo FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. Já atuou como Professora junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, na condição de contratada por concurso público. Participou do curso de imersão em inglês da University of Art and Design, em Santa Fé, Estados Unidos. Exerce a função de docente do ensino superior há mais de dez anos e, atualmente, ministra disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e no de Linguagens da Faculdade SESI de Educação, onde também exerce a função de orientadora de Residência Educacional.
    Linha de pesquisa / ou área de interesse:
    Estudos do texto-discurso em Língua Portuguesa; Ensino de leitura e de argumentação e Oralidade e escrita.
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5481540554575013
• As aulas acontecem a distância, por webconferência via Teams.
• Frequência mínima: 75%.
• São 5 encontros síncronos aos sábados. O curso dispõe de chats e fóruns de discussões.
• Curso com certificação.