Multiletramentos: práticas de arte e de escrita a partir dos movimentos de vanguarda

• Curso Online
  • Turma: 12/09 a 14/11/2020
  • Sábado: das 9h45 às 13h45
  • Investimento: R$ 550,00 (até 3x sem juros)
  • Inscrições de 20/08 a 08/09/2020

Discutir possibilidades de diálogos entre o ensino de arte e o de leitura e escrita pelo viés dos multiletramentos. A partir do eixo temático da pluralidade cultural, as produções artísticas das vanguardas e as práticas de escrita que estão presentes nesse campo, produzir, experimentalmente, exercícios artísticos e literários.

O aluno terá uma introdução às vanguardas históricas e latino-americana na arte e na literatura, além das influências não-ocidentais. Estudos, experimentações artísticas, literárias e como realizar curadoria de exposições em ambiente escolar fazem parte deste programa. Serão realizadas neste curso a produção prática de manifestos orais e escritos e a própria apresentação de exposições virtuais pelos alunos.

Professores de escolas públicas ou privadas, graduados e estudantes das áreas de humanas, linguagens e afins.

• Renata Palumbo

Titulação: doutora
    Pós-doutoramento pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras, com a pesquisa “A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona”. Concluiu o doutorado e o mestrado pela mesma Universidade. Fez estágio sanduíche pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Trabalha com a interface entre ensino, mídia, sociocognição e argumentação. Autora do livro “Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial”, publicado pelo FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. Já atuou como Professora junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, na condição de contratada por concurso público. Participou do curso de imersão em inglês da University of Art and Design, em Santa Fé, Estados Unidos. Exerce a função de docente do ensino superior há mais de dez anos e, atualmente, ministra disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e no de Linguagens da Faculdade SESI de Educação, onde também exerce a função de orientadora de Residência Educacional.
    Linha de pesquisa / ou área de interesse:
    Estudos do texto-discurso em Língua Portuguesa; Ensino de leitura e de argumentação e Oralidade e escrita.
    Endereço do currículo Lattes:
  • Vitor Marcelino da Silva

Titulação: mestre
    Doutorando do Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e mestre, bacharel e licenciado em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor responsável pelas disciplinas de arte e ensino na graduação em Linguagens na Faculdade SESI de Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: fotografia, história da arte no Brasil, arte contemporânea no Brasil, ensino de arte.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Ensino de arte e história da arte
    Endereço do currículo Lattes:

São 10 encontros síncronos aos sábados, para levantamento de dúvidas, discussão dos textos e vídeos. O curso dispõe de chats e fóruns de discussões.
Frequência mínima: 75%