Multiletramentos: práticas de arte e de escrita a partir dos movimentos de vanguarda


- Curso Online
- Turma: 12/09 a 14/11/2020
- Sábado: das 9h45 às 13h45
- Carga horária: 40h
- Duração aproximada: 10 semanas
- Investimento: R$ 550,00 (até 3x sem juros)
- Inscrições de 20/08 a 08/09/2020
Objetivo
Discutir possibilidades de diálogos entre o ensino de arte e o de leitura e escrita pelo viés dos multiletramentos. A partir do eixo temático da pluralidade cultural, as produções artísticas das vanguardas e as práticas de escrita que estão presentes nesse campo, produzir, experimentalmente, exercícios artísticos e literários.
Descrição
O aluno terá uma introdução às vanguardas históricas e latino-americana na arte e na literatura, além das influências não-ocidentais. Estudos, experimentações artísticas, literárias e como realizar curadoria de exposições em ambiente escolar fazem parte deste programa. Serão realizadas neste curso a produção prática de manifestos orais e escritos e a própria apresentação de exposições virtuais pelos alunos.
Público
Professores de escolas públicas ou privadas, graduados e estudantes das áreas de humanas, linguagens e afins.
-
Profa. Dra. Renata Palumbo
Pós-doutoranda pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), com a pesquisa “A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona”. Doutora e mestra pela FFLCH – USP. Fez estágio sanduíche pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Trabalha com a interface entre ensino, mídia, sociocognição e argumentação. Autora do livro “Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial”, publicado pelo FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. Atualmente, ministra disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e no de Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação, onde também exerce a função de orientadora de residência educacional.
-
Prof. Ms. Vitor Marcelino da Silva
Doutorando do Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e mestre, bacharel e licenciado em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor responsável pelas disciplinas de arte na graduação em Linguagens na Faculdade SESI-SP de Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: fotografia, livros fotográficos, história da arte no Brasil, arte contemporânea no Brasil, história das exposições.
As aulas acontecem a distância, por webconferência via Teams.
São 10 encontros síncronos aos sábados, para levantamento de dúvidas, discussão dos textos e vídeos. O curso dispõe de chats e fóruns de discussões.
Frequência mínima: 75%