• Curso Online
  • Turma: 21/10/2022 a 10/12/2022
  • Sexta-feira | 19h às 22h e sábado | 9h às 12h
  • Carga horária: 30h
  • Duração aproximada: 05 semanas
  • Investimento: R$ 261,00 ou 3x de R$ 87,00 | sem taxa de inscrição
  • Inscrições de 04/07/2022 a 10/10/2022
O processo de aprendizagem é complexo e ocorre ao longo de toda a vida. Muitos fatores, tanto intrínsecos (desenvolvimento neural, presença de transtornos, emoções) quanto extrínsecos (estímulos sensoriais, interação social, violência) podem afetar esse processo durante a infância com consequências para as demais fases da vida. Entender, através da neurociência, quais são os mecanismos cerebrais envolvidos na aprendizagem, o que são as janelas de oportunidade e quais fatores podem afetar positiva ou negativamente esse processo, principalmente na infância e adolescência é de grande importância para os profissionais envolvidos nessa área.
DESCRIÇÃO
O curso terá como mote a relação entre neurociência e aprendizagem. Desta forma, buscará abordar quais são os mecanismos cerebrais envolvidos na aprendizagem, o que são as janelas de oportunidade e quais fatores podem afetar positiva ou negativamente esse processo, principalmente na infância e adolescência.
OBJETIVOS
• Obter conhecimento sobre as estruturas que compõem o sistema nervoso e suas funções;
• Obter conhecimento sobre o que é a neurociência e sua relação com a aprendizagem;
• Obter conhecimento das áreas cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem.
• Entender fatores que podem interferir no processo de neurodesenvolvimento;
• Conhecer alguns dos principais distúrbios do neurodesenvolvimento;
• Entender a importância da variedade de estímulos no processo de aprendizagem e o quanto isso pode influenciar positivamente em áreas cerebrais;
• Conhecer fatores que podem prejudicar o processo de aprendizagem;
• Conhecer intervenções que podem contribuir para potencializar o processo de aprendizagem.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da área de Pedagogia, Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Educação Física, Professores da Educação Básica, Estudantes Universitários de diferentes campos do conhecimento e interessados em geral.
  • Patricia Nascimento de Sousa

    Titulação
    Mestre
    Mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano na área de Comportamento Motor e Envelhecimento pela Escola de Educação Física e Esporte – USP (2006) e especialista em Fronteiras da Neurociência (2021). Formada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996). Foi professora titular do Instituto Santanense de Ensino Superior por 15 anos. Tem experiência na área de docência em ensino superior com disciplinas como Educação Física para Populações Especiais, Educação Física e Esportes para adultos e idosos, Educação Física e Esporte para Adolescentes e Aprendizagem Motora, Orientação de TCC, entre outras e experiência na área de condicionamento físico para adultos e idosos e avaliação física.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Psicobiologia e adolescência.
    Currículo Lattes
PLATAFORMA DE AULAS ONLINE
As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams, às sextas-feiras das 19h às 22h e aos sábados das 09h às 12h.
No máximo 40 alunos na turma e mínimo de 20 alunos.
CERTIFICAÇÃO
Para obter o certificado de extensão é necessária a frequência em aulas de no mínimo 75%.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Encontros Tema Conteúdo Horas
14/10 O papel do sistema nervoso.
Áreas cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem.
Estruturas cerebrais, neurônios, neurotransmissão, sinapses. 03
15/10 Neurodesenvolvimento ao logo da vida, distúrbios do neurodesenvolvimento Fatores que podem afetar o neurodesenvolvimento desde o período pré-natal. Distúrbios do neurodesenvolvimento 30h
28/10 3h
29/10 Função executiva e memória Maturação da função executiva.
Quais os tipos de memória, de que forma o processo de aprendizagem favorece a memorização
3h
04/11 Flexibilidade Cognitiva, plasticidade e criatividade De que forma é possível estimular fatores que levam a uma maior personalidade criativa 3h
05/11 Importância dos fatores atenção e emoção no processo de aprendizagem De que forma a atenção e a emoção influenciam o processo de fixação de um novo conceito ou comportamento 3h
18/11 Importância dos estímulos sensoriais, ambiente enriquecido. De que forma a variedade de estímulos pode influenciar no processo de aprendizagem 3h
19/11 Fatores que podem afetar o processo de aprendizagem Como fatores intrínsecos e extrínsecos podem influenciar o indivíduo de diferentes formas. 3h
02/12 Neuromitos da aprendizagem e
Efeito das estratégias de aprendizagem nas estruturas cerebrais
Entendendo os neuromitos ligados à aprendizagem.
Neurônios-espelho, estímulos sensoriais, Campos da experiência.
30h
03/12 Outras estratégias de intervenção que favorecem a aprendizagem A influência da música, da atividade física, dos jogos (gameficação) no processo de aprendizagem 3h
OUTRAS INFORMAÇÕES
contato@faculdadesesi.edu.br
(11) 93440-3922 | (11) 3833-1097