17|06|2024

Grupo de Estudos – Livro Didático, Currículo e Práticas Docente

 

Esse grupo investiga a relação entre o livro didático, o currículo escolar e as práticas pedagógicas dos docentes, visando compreender como esses elementos se inter-relacionam e influenciam o processo de ensino e aprendizagem. Temos como hipótese primária que a escolha, utilização e adaptação do livro didático são influenciadas pelo currículo educacional e pelas práticas docentes, refletindo diferentes concepções de ensino e aprendizagem. Os estudos incluem a análise do papel do livro didático como mediador entre o currículo oficial e a prática pedagógica dos docentes, a investigação das diferentes abordagens metodológicas presentes nos livros didáticos em relação às concepções de ensino e aprendizagem, a análise das estratégias de uso e adaptação do livro didático em sala de aula, o exame do alinhamento entre o conteúdo do livro didático, as competências previstas no currículo e as demandas dos estudantes, além da investigação das formas de formação continuada dos docentes em relação ao uso e seleção de livros didáticos. Este grupo de pesquisa visa contribuir para uma compreensão mais profunda da dinâmica entre o livro didático, o currículo e as práticas pedagógicas, fornecendo percepções que podem potencializar as discussões sobre e ensino e aprendizagem nas escolas.

 

Frequência: quinzenal

Responsáveis: Professora Jéssica Máximo Garcia

Para participar entre em contato por e-mail: jessica.garcia@sesisp.org.br

Leia também

04|07|2024

Pesquisa e Formação de professores para ensino de Surdos e Construção de Material didático

O grupo de estudo tem como objetivo central a pesquisa e a formação de professores para o ensino de surdos, […]

Leia mais
17|06|2024

Grupos de Estudo – Letramento Crítico em Literatura

  Estudos e pesquisas que analisam práticas de (multi)letramentos e de multimodalidades, bem como suas implicações para a formação de […]

Leia mais