Ciências da Natureza



  • Curso totalmente online
  • Turma: 05/02/2022 a 17/06/2023
  • Sábados, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 13/12/2021 a 02/02/2022
O curso de especialização de Ciências da Natureza tem como objetivo a formação de especialistas capazes de criar e desenvolver situações de aprendizagem interdisciplinares relacionadas a essa área do conhecimento, as Ciências, Física, Química e Biologia. Todos os módulos seguem como princípio metodológico o planejamento, a adaptação, a criação e o desenvolvimento de atividades didáticas.
O aluno irá compreender as diversas finalidades do ensino das Ciências da Natureza na Educação Básica, relacionar situações de ensino em diferentes contextos escolares, assim como desenvolver pesquisas para aprimorar a prática docente e fortalecendo a escola como um lugar de entendimento de si e do outro.
Objetivos
Formar especialistas com um repertório conceitual e prático capazes de adaptar, criar e desenvolver situações de aprendizagem interdisciplinares relacionadas ao Ensino de Ciências da Natureza.
Público
O curso é voltado prioritariamente para profissionais do magistério da área de Ciências da Natureza, entretanto também é aberto a profissionais de outras áreas que possuam interesse pela temática.
Organização curricular
O curso é composto por 09 unidades curriculares com carga horária 40h de atividade cada. Cada unidade curricular é constituída por encontros presenciais/síncronos e atividades assíncronas na plataforma. As unidades curriculares do curso são:
Tecnologias e o Ensino de Ciências
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Currículo e Avaliação no Ensino de Ciências
Práticas investigativas no ensino de Ciências
Práticas inclusivas no Ensino de Ciências
Saúde e Qualidade de Vida
Energia e Sustentabilidade
Evolução do Cosmo, da Vida e da Espécie Humana
Planejamento e Avaliação

 

  • Andreia Medolago de Medeiros

    Titulação: doutora
    Doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017) mestrado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e graduação em Química pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2006).
    Atualmente é professor de ensino fundamental II e médio – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e professor de ensino superior da Faculdade SESI de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da química e história da ciência, ensino das ciências e educação ambiental
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    História das Ciências e Ensino das Ciências, História da Química – Educação Ambiental.
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5724170308044162  
  • Ane Patrícia Flora

    Titulação: especialista
    Mestranda em Linguística Aplicada, Universidade de Taubaté, (UNITAU), especialização em Educação para surdos (Faculdades XV de Agosto) e Graduação em Letras – Português/Inglês, pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN),
    Professora de inglês para surdos e deficiente auditivos.
    Linha de pesquisa e/ou área interesse:
    Libras, Linguística, Educação especial e inclusiva.
    Endereço do currículo Lattes: 
    http://lattes.cnpq.br/0134640486163880
  • Eraldo Rizzo de Oliveira

    Titulação: mestre
    Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (2005), graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA pela Universidade de São Paulo (2001) e Graduação em BACHARELADO EM FÍSICA pela Universidade de São Paulo (1998).
    Atuou como professor de Física Aplicada da Faculdade SENAI de Tecnologia em Mecatrônica Industrial (São Caetano do Sul), além de ministrar aulas de Metodologia Científica no curso de Pós Graduação em Automação Industrial da mesma instituição. Foi também professor de Ciências do Ensino Fundamental II e de Física no Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri. Atualmente é professor de Ciências no Ensino Fundamental II do Colégio Rainha da Paz e professor de Física do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Faculdade SESI da Vila Leopoldina, em São Paulo.
    Linha de pesquisa / ou área de interesse:
    Metodologias de Ensino, Formação de Professores, Produção de material didático.
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/1358342492670417
  • Wagner Moreira da Silva

    Titulação: mestre
    Doutorando e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2015) e Licenciado em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP 2011). Atua como professor de física há mais de 10 anos, com experiências em cursinhos pré-vestibulares, ensino médio regular e fundamental II. É fundador do Portal Educacional FIZENCADEANDO, direcionado ao desenvolvimento de cursos Online para professores sobre Modelagem Matemática, Tecnologias da informação e comunicação, Circuitos Elétricos e Automação. Foi monitor cultural no MUSEU DE CIÊNCIAS CATAVENTO (2010) e técnico em eletrônica/informática nos anos de 2007-2009. Atualmente é professor no curso de licenciatura em Ciências da Natureza na Faculdade SESI-SP de Educação (FASESP) e pesquisador na área do Ensino de Ciências nas seguintes linhas temáticas: Alfabetização científica e tecnológica; Processos, recursos e materiais educativos; Linguagens e Discurso; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Educação em espaços não-formais e divulgação científica
    Linha de pesquisa / ou área de interesse:
    Robótica e Tecnologias Educacionais
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5887461642086146

 

• As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).
• O cronograma do curso está sujeito a alterações futuras.