Ciências Humanas



Inscreva-se até 22/06/2021 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso. (apenas para os que não entrarem no desconto de funcionários e professores de escola pública).
• Pague a segunda parcela somente em agosto de 2021.
• Inscrição realizada até 02 de agosto de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 07/08/21 a 27/08/2022
  • Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carga horária: 368h
  • Duração aproximada: 12 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 500,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 25/05/2021 a 31/07/2021
Inscreva-se! Pré-inscrições colaboradores SESI/SENAI e professores rede pública

O curso de especialização em Ciências Humanas oferece recursos ao professor, não só para suprir as exigências de currículo, mas com a proposta e compromisso com uma educação interdisciplinar.

O aluno irá avaliar e criar estratégias e recursos para o ensino das Ciências Humanas que priorize o protagonismo do estudante e a transdisciplinaridade em Histórica, Geografia, Sociologia e Filosofia. Tanto na teoria como na prática, serão abordadas as metodologias de ensino, com objetivo de fortalecer o professor e a educação enquanto caminho para compreender vida e o mundo contemporâneo, em meio a uma enxurrada de dados, mídias e hipertextos, produzidas por uma cultura informacional de massa.

Público

Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores da educação básica e profissionais ligados à área da educação.

Programa do Curso

09 Módulos

• Currículo para Ciências Humanas (46h).

• Interdisciplinaridade (40h).

• Fundamentos da Filosofia na Educação (42h).

• Epistemologia das Ciências Humanas (42h).

• Ensino por investigação (40h).

• Base Nacional Comum Curricular e a articulação disciplinar (50h).

• Sociedade, tecnologia e educação (40h).

• Cultura e protagonismo juvenil na Educação (40h).

• Itinerários formativos (30h).

• Avaliação na/ para/ da aprendizagem (30h).

  • Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), MBA em Gestão Empresarial, pela UNICSUL. Especialização em Lutas e Artes Marciais, UGF, Especialização em Gestão Escolar, UNIG. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO e está cursando Filosofia pela UNISUL/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Dr. Anderson de Souza Zanetti da Silva

    Doutor e mestre em Artes pelo I.A – UNESP. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília- SP. Na Educação Básica lecionou Filosofia, Sociologia e História da Arte. Possui experiência em Arte-educação: professor de Teatro, Ética e Cidadania na Prefeitura de Marília. Começou sua carreira como docente universitário em 2008 quando lecionou Filosofia e Estética Teatral no I.A da UNESP-SP. Deu aula de Filosofia e de Antropologia Cultural no curso de R.I da Fundação Lusíada -Santos (SP). Foi docente da FMU, onde lecionou nos departamentos de Comunicação Social e Artes Visuais. Na Faculdade SESI -SP de Educação (FASESP) atua nos cursos de Ciências Humanas, Linguagens e na pós-graduação. Em 2010 escreveu curso de Filosofia para professores ingressantes da rede estadual de educação (Fundação Padre Anchieta e Secretaria Estadual de Educação – SP). Em 2012 orientou trabalhos de pós-graduação no I.A da UNESP – Programa Redefor. Em 2011 escreveu um curso de Estética e Filosofia da Arte para a pós-graduação da UNESP (Programa Redefor – Formação de professores da Educação Básica – Parceria USP, UNESP e UNICAMP).

  • Profa. Dra. Ana Paula Gomes Seferian

    Doutora em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciada em Geografia, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Tem experiência na área de licenciamento ambiental e trabalha a mais de quinze anos com formação de professores da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo e de diversos municípios paulistas. Professora da Faculdade SESI-SP de Educação e professora temporária da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

  • Prof. Dr. David Emanuel Madeira Davim

    Doutor em Geografia (Análise Ambiental e Dinâmica Territorial) pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, com pesquisa desenvolvida no campo Epistemológico (Geografia e Filosofia Contemporânea). Possui curso de especialização lato sensu relacionado ao ensino em Geografia pelo programa Redefor, desenvolvido pela FCT-UNESP de Presidente Prudente-SP (2011-2013), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Graduado em Geografia, licenciatura plena e bacharelado, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP) do Campus de Presidente Prudente-SP (2002-2006). Professor na Faculdade de Educação SESI-SP de Educação.

  • Profa. Dra. Marina Juliana de Oliveira Soares

    Doutora em História Social (2015), cujo tema se concentrou nas representações de viajantes europeus sobre os haréns islâmicos durante o período moderno. Mestrado pelo Programa de “Língua, Literatura e Cultura Árabe” (2009). Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2004), Temas de interesse: teoria do imaginário; teoria da narrativa; concepções médicas sobre o corpo e sobre a sexualidade nas sociedades islâmicas; história e filosofia da ciência.

  • Profa. Ms. Fernanda Cristina Subires Garcia

    Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Especialista em Educação Especial e Inclusão. Especialista em Metodologia do Ensino Religioso e Filosofia. Licenciada em Ciências Sociais. Experiência na Educação Básica no ensino de Sociologia. Projetos desenvolvidos com Educação Restaurativa e Mediação de Conflitos direcionados à juventude.

  • Prof. Dr. João Luiz Muzinatti

    Doutor em Educação Matemática pela Unesp (2018). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2001). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1984), graduação em Ciências – Matemática – Faculdades Associadas Ipiranga (2000). Atualmente, Diretor e Consultor no site “A Matemática e seus Problemas”, Coordenador e Consultor no ABC Dislexia, Professor no Colégio Pueri Domus de São Paulo. Tem experiência docente de mais de 30 anos nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Matemática e Matemática.

  • Profa. Dra. Juliana Rossi Duci

    Doutora e mestra em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCLAr – bolsista CAPES). Doutorado sanduíche PDSE/CAPES na Universitat de les Illes Balears – UIB/Espanha. Especialista lato sensu em Ética, Valores e Saúde na Escola, pela USP. Bacharel/Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP/FCLAr e Pedagogia pala UNINOVE. Foi docente no ensino fundamental II e Médio da rede privada e professora-tutora no ensino superior (UNOPAR, UFSCAr/UAB, UNIVESP). Participa do grupo de estudos e pesquisas “Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação” ligado ao CNPq. Atualmente é pesquisadora associada do projeto de pesquisa e extensão “Tecnologias Digitais e Subjetividade: subsídios para reflexão/atuação frente às novas demandas educacionais” junto ao CENPE/UNESP. É docente na Faculdade de Educação SESI-SP (eixo Pedagógicas) e também membro do Núcleo Interdisciplinar Pesquisa e Extensão “Tecnologia e Educação”

• Em razão da pandemia de Covid-19, alguns módulos poderão ser realizados totalmente no formato remoto, devido às restrições de aulas presenciais na Faculdade. Caso isto ocorra, as aulas serão aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto do curso. Clique aqui para consultar. 
• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).