Ciências Humanas



• Inscreva-se até 18/12/2020 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso.
• Pague a segunda parcela somente em março de 2021.
• Inscrição realizada até janeiro de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 30/01/2021 a 18/12/2021
  • Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carga horária: 368h
  • Duração aproximada: 12 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 450,00 (no boleto) Sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 16/11/2020 a 22/01/2021
Inscrições público geral Inscrições com descontos especiais

O curso de especialização em Ciências Humanas oferece recursos ao professor, não só para suprir as exigências de currículo, mas com a proposta e compromisso com uma educação interdisciplinar.

O aluno irá avaliar e criar estratégias e recursos para o ensino das Ciências Humanas que priorize o protagonismo do estudante e a transdisciplinaridade em Histórica, Geografia, Sociologia e Filosofia. Tanto na teoria como na prática, serão abordadas as metodologias de ensino, com objetivo de fortalecer o professor e a educação enquanto caminho para compreender vida e o mundo contemporâneo, em meio a uma enxurrada de dados, mídias e hipertextos, produzidas por uma cultura informacional de massa.

Público

Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores da educação básica e profissionais ligados à área da educação.

Programa do Curso

09 Módulos

• Currículo para Ciências Humanas (46h).

• Interdisciplinaridade (40h).

• Fundamentos da Filosofia na Educação (42h).

• Epistemologia das Ciências Humanas (42h).

• Ensino por investigação (40h).

• Base Nacional Comum Curricular e a articulação disciplinar (50h).

• Sociedade, tecnologia e educação (40h).

• Cultura e protagonismo juvenil na Educação (40h).

• Itinerários formativos (30h).

• Avaliação na/ para/ da aprendizagem (30h).

  • Prof. Dr. Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), MBA em Gestão Empresarial, pela UNICSUL. Especialização em Lutas e Artes Marciais, UGF, Especialização em Gestão Escolar, UNIG. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO e está cursando Filosofia pela UNISUL/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Dr. Anderson de Souza Zanetti da Silva

    Doutor e mestre em Artes pelo I.A – UNESP. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília- SP. Na Educação Básica lecionou Filosofia, Sociologia e História da Arte. Possui experiência em Arte-educação: professor de Teatro, Ética e Cidadania na Prefeitura de Marília. Começou sua carreira como docente universitário em 2008 quando lecionou Filosofia e Estética Teatral no I.A da UNESP-SP. Deu aula de Filosofia e de Antropologia Cultural no curso de R.I da Fundação Lusíada -Santos (SP). Foi docente da FMU, onde lecionou nos departamentos de Comunicação Social e Artes Visuais. Na Faculdade SESI -SP de Educação (FASESP) atua nos cursos de Ciências Humanas, Linguagens e na pós-graduação. Em 2010 escreveu curso de Filosofia para professores ingressantes da rede estadual de educação (Fundação Padre Anchieta e Secretaria Estadual de Educação – SP). Em 2012 orientou trabalhos de pós-graduação no I.A da UNESP – Programa Redefor. Em 2011 escreveu um curso de Estética e Filosofia da Arte para a pós-graduação da UNESP (Programa Redefor – Formação de professores da Educação Básica – Parceria USP, UNESP e UNICAMP).

  • Profa. Dra. Ana Paula Gomes Seferian

    Doutora em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciada em Geografia, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Tem experiência na área de licenciamento ambiental e trabalha a mais de quinze anos com formação de professores da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo e de diversos municípios paulistas. Professora da Faculdade SESI-SP de Educação e professora temporária da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

  • Prof. Dr. David Emanuel Madeira Davim

    Doutor em Geografia (Análise Ambiental e Dinâmica Territorial) pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, com pesquisa desenvolvida no campo Epistemológico (Geografia e Filosofia Contemporânea). Possui curso de especialização lato sensu relacionado ao ensino em Geografia pelo programa Redefor, desenvolvido pela FCT-UNESP de Presidente Prudente-SP (2011-2013), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Graduado em Geografia, licenciatura plena e bacharelado, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP) do Campus de Presidente Prudente-SP (2002-2006). Professor na Faculdade de Educação SESI-SP de Educação.

  • Profa. Dra. Marina Juliana de Oliveira Soares

    Doutora em História Social (2015), cujo tema se concentrou nas representações de viajantes europeus sobre os haréns islâmicos durante o período moderno. Mestrado pelo Programa de “Língua, Literatura e Cultura Árabe” (2009). Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2004), Temas de interesse: teoria do imaginário; teoria da narrativa; concepções médicas sobre o corpo e sobre a sexualidade nas sociedades islâmicas; história e filosofia da ciência.

  • Profa. Ms. Fernanda Cristina Subires Garcia

    Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Especialista em Educação Especial e Inclusão. Especialista em Metodologia do Ensino Religioso e Filosofia. Licenciada em Ciências Sociais. Experiência na Educação Básica no ensino de Sociologia. Projetos desenvolvidos com Educação Restaurativa e Mediação de Conflitos direcionados à juventude.

  • Prof. Dr. João Luiz Muzinatti

    Doutor em Educação Matemática pela Unesp (2018). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2001). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1984), graduação em Ciências – Matemática – Faculdades Associadas Ipiranga (2000). Atualmente, Diretor e Consultor no site “A Matemática e seus Problemas”, Coordenador e Consultor no ABC Dislexia, Professor no Colégio Pueri Domus de São Paulo. Tem experiência docente de mais de 30 anos nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Matemática e Matemática.

  • Profa. Dra. Juliana Rossi Duci

    Doutora e mestra em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCLAr – bolsista CAPES). Doutorado sanduíche PDSE/CAPES na Universitat de les Illes Balears – UIB/Espanha. Especialista lato sensu em Ética, Valores e Saúde na Escola, pela USP. Bacharel/Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP/FCLAr e Pedagogia pala UNINOVE. Foi docente no ensino fundamental II e Médio da rede privada e professora-tutora no ensino superior (UNOPAR, UFSCAr/UAB, UNIVESP). Participa do grupo de estudos e pesquisas “Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação” ligado ao CNPq. Atualmente é pesquisadora associada do projeto de pesquisa e extensão “Tecnologias Digitais e Subjetividade: subsídios para reflexão/atuação frente às novas demandas educacionais” junto ao CENPE/UNESP. É docente na Faculdade de Educação SESI-SP (eixo Pedagógicas) e também membro do Núcleo Interdisciplinar Pesquisa e Extensão “Tecnologia e Educação”

 

• Somente a partir de maio de 2021 as aulas iniciarão presencialmente, a depender das autorizações dos órgãos oficiais, seguindo as medidas de segurança relacionadas à Covid-19. Até que a liberação aconteça as aulas serão no formato remoto (on-line).
• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto de cada curso.
• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams, conforme cronograma que pode ser consultado aqui!
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovados no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).