Coordenação pedagógica:
e formação continuada de professores



  • Curso totalmente online
  • Turma: 12/02/2022 a 20/05/23
  • Sábados, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) Sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 13/12/2021 a 09/02/2022
O curso de Especialização em Coordenação Pedagógica desenvolve competências e habilidades para a efetiva liderança de grupos de educadores, na organização do trabalho pedagógico e no acompanhamento e avaliação de indicadores educacionais e seus respectivos encaminhamentos.
Dentro dos princípios de uma gestão participativa e inclusiva, o curso oferece ferramentas para que os alunos possam desenvolver diagnósticos do contexto de toda comunidade escolar, para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, para gerir processos e conduzir projetos formativos, com o reconhecimento da importância dos processos comunicacionais.
Objetivos
Ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o coordenador pedagógico desenvolva projetos de formação continuada baseados na escola, visando à qualidade social da educação.
Público
Coordenadores Pedagógicos, profissionais que integram a equipe gestora em escolas de Educação Básica e Professores da Educação Básica.
Perfil do egresso
Ao final do curso pretende-se que os estudantes possam:
Realizar diagnósticos do contexto escolar e do território próximo à escola visando o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola.
Praticar princípios e procedimentos que visam à construção da gestão participativa na coordenação pedagógica e a inclusão social na escola.
Elaborar e desenvolver projetos formativos que possibilitem autonomia e desenvolvimento profissional dos professores com foco no direito à aprendizagem dos estudantes.
Realizar análise pedagógica dos resultados de avaliações externas e internas, propondo aprimoramento do trabalho pedagógico.
Gerir processos, utilizando-se de ferramentas que potencializam a organização e acompanhamento do trabalho pedagógico.Utilizar recursos da web para o desenvolvimento de projetos formativos.
Dominar procedimentos e metodologias para pesquisa no campo da formação continuada de professores.
Atuar de modo intencional e fundamentado as tarefas de planejar, acompanhar, coordenar, avaliar e propor projetos de formação continuada de professores.
Estrutura curricular
O curso está organizado em quatro dimensões cujos conteúdos se relacionam, conforme tabela a seguir:
Módulo Carga horária
1-Identidade profissional do coordenador pedagógico e as dimensões de sua atuação. 40h
2-Ética e democracia: diversidades e novas relações no cotidiano escolar. 40h
3-Projetos formativos na escola e a construção da profissionalidade. 40h
4-Liderança e gestão do trabalho pedagógico no cotidiano escola 40h
9-Seminários de práticas formativas baseadas na escola 16h
5- Avaliação educacional, equidade e qualidade social da educação 40h
6-Mídias sociais, tecnologias, comunicação e comunidades de aprendizagem 40h
7- Práticas investigativas no cotidiano escolar. 40h
8-Currículo por área de conhecimentos: interdisciplinaridades na prática educativa. 40h
9-Seminários de práticas formativas baseadas na escola 24h
  • Arthur Müller

    Titulação: mestre
    Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de formação, currículo e práticas docentes. Possui mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de didática, práticas de ensino e teorias escolares. Tem experiência na rede pública estadual de São Paulo (primeiro ao quinto ano) como titular de cargo (exercido por 13 anos) e professor de educação física do Colégio Marista Arquidiocesano, onde acumulou também a função de coordenador da área de Educação Física escolar entre os anos de 2014 e 2019. É formador de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens na Faculdade SESI de Educação (FASESP). É pesquisador sobre registros e avaliação na Educação Física, em sua vertente cultural. Compõe, ainda, o grupo de estudos de educação física escolar da FEUSP (GPEF) e o grupo de elaboração dos currículos do ensino fundamental do estado de São Paulo.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Educação Física, educação, currículo cultural, teorização pós-crítica, registro, avaliação, práticas pedagógicas, cultura material escolar, estudos culturais, pós estruturalismo e estudos decoloniais.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/0776463101743300
  • Fabiana Anhas Barbosa

    Titulação: mestre
    Doutoranda e pesquisadora em Educação na Universidade Metodista de São Paulo sobre o uso de tecnologias por docentes e discentes. Mestre em Educação na linha de pesquisa “Formação de Educadores” pela Universidade Metodista de São Paulo, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2005) e Letras pela Universidade Braz Cubas, especialização em Educação Especial, Psicopedagogia e Gestão Escolar. Atualmente é coordenadora pedagógica do Centro Educacional SESI e docente na UNIP nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação. (Texto informado pelo autor)
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/2040391369321229
  • Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador 
    Titulação: Doutor
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), MBA em Gestão Empresarial, pela UNICSUL. Especialização em Lutas e Artes Marciais, UGF, Especialização em Gestão Escolar, UNIG. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO e está cursando Filosofia pela UNISUL/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação.
    Linha de pesquisa: Práticas pedagógicas e didática.
    Área de interesse: Educação/Educação Física/Filosofia da Diferença.
    Link do currículo Lattes 
    http://lattes.cnpq.br/0982033663220541
  • Juliana Rossi Duci

    Titulação: doutora
    Doutora em Educação Escolar UNESP/FCLAr (bolsista CAPES), Mestre em Educação Escolar UNESP/FCLAr (bolsista CAPES), Especialista lato sensu em Ética, Valores e Saúde na Escola – USP, Bacharel/Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP/FCLAr e Pedagogia (UNINOVE).
    Docente da Faculdade SESI de Educação (eixo Pedagógicas). Docente no ensino fundamental II e Médio (2009-2012) da rede privada e professora-tutora no ensino superior (UNOPAR, UFSCAr/UAB, UNIVESP / 2008-2016). Realizou doutorado sanduíche PDSE/CAPES em 2017 na Universitat de les Illes Balears – UIB/Espanha (Edital nº 19/2016 – Processo: 88881.132306/2016-01) Participa, desde 2011 do grupo de estudos e pesquisas “Teoria Crítica:Tecnologia, Cultura e Formação” ligado ao CNPq. Atualmente é pesquisadora associada do projeto de pesquisa e extensão “Tecnologias Digitais e Subjetividade: subsídios para reflexão/atuação frente às novas demandas educacionais” junto ao CENPE/UNESP e também membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão “Tecnologia e Educação” FASESP
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse: 
    Autoridade Pedagógica Docente / Tecnologias e Educação
    Endereço do currículo Lattes: 
    http://lattes.cnpq.br/3679629908085589
  • Patrícia Lacombe Pinheiro

    Titulação: doutoranda
    Doutoranda pelo Instituto de Artes da UNESP na linha de pesquisa de Arte e Educação. Mestra em Políticas Sociais, com ênfase em Políticas da Educação; especialista em Ética, Valores e Cidadania pela Universidade de São Paulo e; em Violência Institucional e Familiar pelo Centro de Formação do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Tide Setúbal & Instituto Sistemas Humanos. Estudou o Construcionismo Social e as Práticas de Mediação no Instituto FAMILAE. Educadora e pesquisadora graduada em Pedagogia e Artes Visuais pela FAMEC, com experiência na rede pública, privada e no terceiro setor. Dedica-se a estudar grupos e relações humanas no contexto da educação, tendo iniciado seu percurso como educadora em 1993. Possui experiência em gestão nas áreas da primeira infância, juventude e na formação de educadores. Atuou como coordenadora acadêmica em cursos superiores de licenciatura, bacharelado e tecnologia; foi membro de Comitê de ENADE e avaliação institucional; atua na elaboração e na revisão de materiais didáticos. É presidente da OMEP BR SP (Organização Mundial de Educação Pré-Escolar – regional São Paulo); professora substituta de artes e educação na UNESP (campi Barra Funda) e formadora de professores em universidades e projetos de assessoria.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Linguagens democráticas / Políticas de formação de professores e Políticas Culturais / Diversidade
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/9201521041486955
  • Prof. Ms. Jerry Adriano Villanova Chacon

    Doutorando e mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Licenciado em Filosofia pela UNIFAI, em Pedagogia pela UNINOVE e em Letras pela UNIJALES. Especialista em Ensino Religioso, Psicopedagogia e Direito Educacional. Professor de História, Filosofia e Sociologia do SESI-SP. Professor Efetivo da Rede Pública Estadual de São Paulo. Professor de Ensino Religioso. Elaborador e revisor de itens para processos seletivos, conteúdos e de videoaulas para cursos de Educação, Teologia e Humanas. Professor Tutor EAD em cursos de graduação e pós-graduação (USCS, UNICEUB e Estácio). Professor dos cursos de pós-graduação e graduação do IEFE Evolução Educacional.

  • Profa. Dra. Cecília Hanna Mate

    Doutora e Mestre em História da Educação. Graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Educação da USP desde 1996 e Livre-Docente em 2010 pela mesma instituição onde é Professora Senior. Atuou na área de Didática em diferentes Licenciaturas na FEUSP, é membro do Programa de Pós Graduação/FEUSP, orientando pesquisas de mestrado e doutorado na linha “Cultura, poder e crítica do presente”. Coordena Grupo de Estudos nessa linha e tem publicações nas áreas de Didática, História da Educação e Coordenação Pedagógica e Currículo.

  • Profa. Dra. Luiza Helena da Silva Christov

    Doutora em Educação e mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Barcelona e junto ao Teachers College da Universidade de Columbia. Bolsista da Fundação Carlos Chagas, realizou pesquisas sobre o currículo do Ensino Médio no Brasil. Coordenou a Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI-SP de Educação. Atualmente é professora assistente doutora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, vinculada voluntariamente ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP. É consultora de redes de educação básica, públicas e privadas e de programas da Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo e líder do Grupo de Pesquisa Arte é Formação de Educadores.

  • Profa. Ms. Karina Stefanin

    Mestra em Educação, História, Política e Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Letras – Português e Inglês, pelo Centro Universitário Padre Anchieta. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação do Ensino Básico e Formação continuada de gestores e docentes. Atualmente, é Supervisora Técnico Educacional do Serviço Social da Indústria de São Paulo – SESI-SP.

• As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).
• O cronograma do curso está sujeito a alterações futuras.