Coordenação pedagógica:
e formação continuada de professores



• Inscreva-se até 18/12/2020 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso.
• Pague a segunda parcela somente em março de 2021.
• Inscrição realizada até janeiro de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 06/02/2021 a 04/06/2022
  • Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 16 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 450,00 (no boleto) Sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 16/11/2020 a 29/01/2021
Inscrições público geral Inscrições com descontos especiais

O curso de Especialização em Coordenação Pedagógica desenvolve competências e habilidades para a efetiva liderança de grupos de educadores, na organização do trabalho pedagógico e no acompanhamento e avaliação de indicadores educacionais e seus respectivos encaminhamentos.

Dentro dos princípios de uma gestão participativa e inclusiva, o curso oferece ferramentas para que os alunos possam desenvolver diagnósticos do contexto de toda comunidade escolar, para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, para gerir processos e conduzir projetos formativos, com o reconhecimento da importância dos processos comunicacionais.

Público 

Coordenadores Pedagógicos, profissionais que integram a equipe gestora em escolas de Educação Básica e Professores da Educação Básica.
Requisito, ensino superior.

Programa do Curso

9 módulos:

• Identidade profissional do coordenador pedagógico e as dimensões de sua atuação (40h)

• Ética e democracia: diversidades e novas relações no cotidiano escolar (40h)

• Projetos formativos na escola e a construção da profissionalidade (40h)

• Liderança e gestão do trabalho pedagógico no cotidiano escolar (40h)

• Seminários de práticas formativas baseadas na escola (40h)

• Avaliação educacional, equidade e qualidade social da educação (40h)

• Mídias sociais, tecnologias, comunicação e comunidades de aprendizagem (40h)

• Práticas investigativas no cotidiano escolar (40h)

• Currículo por área de conhecimentos: interdisciplinaridades na prática educativa (40h)

  • Prof. Dr. Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), MBA em Gestão Empresarial, pela UNICSUL. Especialização em Lutas e Artes Marciais, UGF, Especialização em Gestão Escolar, UNIG. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO e está cursando Filosofia pela UNISUL/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Profa. Dra. Luiza Helena da Silva Christov

    Doutora em Educação e mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Barcelona e junto ao Teachers College da Universidade de Columbia. Bolsista da Fundação Carlos Chagas, realizou pesquisas sobre o currículo do Ensino Médio no Brasil. Coordenou a Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI-SP de Educação. Atualmente é professora assistente doutora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, vinculada voluntariamente ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP. É consultora de redes de educação básica, públicas e privadas e de programas da Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo e líder do Grupo de Pesquisa Arte é Formação de Educadores.

  • Prof. Arthur Müller

    Doutorando em Formação, Currículo e Práticas Docentes, e mestre em Didática, Práticas de Ensino e Teorias Escolares, pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Pesquisador sobre registros e avaliação na Educação Física, em sua vertente cultural, compõe o grupo de estudos de Educação Física escolar da FEUSP (GPEF/FEUSP). Experiência na rede pública e privada de ensino como professor e coordenador. É formador de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens na Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Profa. Dra. Cecília Hanna Mate

    Doutora e Mestre em História da Educação. Graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Educação da USP desde 1996 e Livre-Docente em 2010 pela mesma instituição onde é Professora Senior. Atuou na área de Didática em diferentes Licenciaturas na FEUSP, é membro do Programa de Pós Graduação/FEUSP, orientando pesquisas de mestrado e doutorado na linha “Cultura, poder e crítica do presente”. Coordena Grupo de Estudos nessa linha e tem publicações nas áreas de Didática, História da Educação e Coordenação Pedagógica e Currículo.

  • Profa. Ms. Patrícia Lacombe Pinheiro

    Doutoranda pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), na linha de pesquisa de Arte e Educação. Mestra em Políticas Sociais, com ênfase em Políticas da Educação; especialista em Ética, Valores e Cidadania pela Universidade de São Paulo e; em Violência Institucional e Familiar pelo Centro de Formação do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Tide Setúbal & Instituto Sistemas Humanos. Estudou o Construcionismo Social e as Práticas de Mediação no Instituto FAMILAE. Educadora e pesquisadora graduada em Pedagogia e Artes Visuais pela FAMEC, com experiência na rede pública, privada e no terceiro setor. Dedica-se a estudar grupos e relações humanas na educação, com experiência em gestão nas áreas da primeira infância, juventude e na formação de educadores. Atua formadora de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências da Matemática e Linguagens da arte na Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Ms. Jerry Adriano Villanova Chacon

    Doutorando e mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Licenciado em Filosofia pela UNIFAI, em Pedagogia pela UNINOVE e em Letras pela UNIJALES. Especialista em Ensino Religioso, Psicopedagogia e Direito Educacional. Professor de História, Filosofia e Sociologia do SESI-SP. Professor Efetivo da Rede Pública Estadual de São Paulo. Professor de Ensino Religioso. Elaborador e revisor de itens para processos seletivos, conteúdos e de videoaulas para cursos de Educação, Teologia e Humanas. Professor Tutor EAD em cursos de graduação e pós-graduação (USCS, UNICEUB e Estácio). Professor dos cursos de pós-graduação e graduação do IEFE Evolução Educacional.

  • Prof. Ms. Braian Garrito Veloso

    Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) da UFSCar. Suas pesquisas têm ênfase na Educação a Distância (EaD) e no trabalho docente exercido nessa modalidade.

  • Prof. Ms. Eduardo Augusto Carreiro

    Mestre em Ciências da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM) e em Administração de Empresas, pela FAAP. Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo/UAB, também participou do Programa de Desenvolvimento de Lideranças na Fundação Dom Cabral. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.. Tem experiência na área de Gestão Escolar e Gestão Universitária, Promoção da Saúde e Esporte e Pedagogia da Motricidade Humana. Atualmente, é diretor da Faculdade SESISP de Educação, diretor da Escola de Aplicação do SESI da Vila Leopoldina e gerente de Esporte do Núcleo de Esporte do SESI/SP. É docente convidado dos cursos de pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo e Educação Física Escolar.

  • Profa. Ms. Karina Stefanin

    Mestra em Educação, História, Política e Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Letras – Português e Inglês, pelo Centro Universitário Padre Anchieta. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação do Ensino Básico e Formação continuada de gestores e docentes. Atualmente, é Supervisora Técnico Educacional do Serviço Social da Indústria de São Paulo – SESI-SP.

  • Profa. Dra. Juliana Rossi Duci

    Doutora e mestra em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCLAr – bolsista CAPES). Doutorado sanduíche PDSE/CAPES na Universitat de les Illes Balears – UIB/Espanha. Especialista lato sensu em Ética, Valores e Saúde na Escola, pela USP. Bacharel/Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP/FCLAr e Pedagogia pala UNINOVE. Foi docente no ensino fundamental II e Médio da rede privada e professora-tutora no ensino superior (UNOPAR, UFSCAr/UAB, UNIVESP). Participa do grupo de estudos e pesquisas “Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação” ligado ao CNPq. Atualmente é pesquisadora associada do projeto de pesquisa e extensão “Tecnologias Digitais e Subjetividade: subsídios para reflexão/atuação frente às novas demandas educacionais” junto ao CENPE/UNESP. É docente na Faculdade de Educação SESI-SP (eixo Pedagógicas) e também membro do Núcleo Interdisciplinar Pesquisa e Extensão “Tecnologia e Educação”

• Somente a partir de maio de 2021 as aulas iniciarão presencialmente, a depender das autorizações dos órgãos oficiais, seguindo as medidas de segurança relacionadas à Covid-19. Até que a liberação aconteça as aulas serão no formato remoto (on-line).

• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto de cada curso.

• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams, conforme cronograma que pode ser consultado aqui.

• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovados no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.

• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).