Coordenação pedagógica:
e formação continuada de professores



• Inscreva-se até 18/12/2020 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso.
• Pague a segunda parcela somente em março de 2021.
• Inscrição realizada até janeiro de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 06/03/2021 a 30/04/2022
  • Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 16 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 450,00 (no boleto) Sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 16/11/2020 a 01/03/2021

O curso de Especialização em Coordenação Pedagógica desenvolve competências e habilidades para a efetiva liderança de grupos de educadores, na organização do trabalho pedagógico e no acompanhamento e avaliação de indicadores educacionais e seus respectivos encaminhamentos.

Dentro dos princípios de uma gestão participativa e inclusiva, o curso oferece ferramentas para que os alunos possam desenvolver diagnósticos do contexto de toda comunidade escolar, para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, para gerir processos e conduzir projetos formativos, com o reconhecimento da importância dos processos comunicacionais.

Público 

Coordenadores Pedagógicos, profissionais que integram a equipe gestora em escolas de Educação Básica e Professores da Educação Básica.
Requisito, ensino superior.

Programa do Curso

9 módulos:
• Identidade profissional do coordenador pedagógico e as dimensões de sua atuação (40h)

• Ética e democracia: diversidades e novas relações no cotidiano escolar (40h)

• Projetos formativos na escola e a construção da profissionalidade (40h)

• Liderança e gestão do trabalho pedagógico no cotidiano escolar (40h)

• Seminários de práticas formativas baseadas na escola (40h)

• Avaliação educacional, equidade e qualidade social da educação (40h)

• Mídias sociais, tecnologias, comunicação e comunidades de aprendizagem (40h)

• Práticas investigativas no cotidiano escolar (40h)

• Currículo por área de conhecimentos: interdisciplinaridades na prática educativa (40h)

  • Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), MBA em Gestão Empresarial, pela UNICSUL. Especialização em Lutas e Artes Marciais, UGF, Especialização em Gestão Escolar, UNIG. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO e está cursando Filosofia pela UNISUL/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Profa. Dra. Luiza Helena da Silva Christov

    Doutora em Educação e mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Barcelona e junto ao Teachers College da Universidade de Columbia. Bolsista da Fundação Carlos Chagas, realizou pesquisas sobre o currículo do Ensino Médio no Brasil. Coordenou a Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI-SP de Educação. Atualmente é professora assistente doutora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, vinculada voluntariamente ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP. É consultora de redes de educação básica, públicas e privadas e de programas da Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo e líder do Grupo de Pesquisa Arte é Formação de Educadores.

  • Prof. Arthur Müller

    Doutorando em Formação, Currículo e Práticas Docentes, e mestre em Didática, Práticas de Ensino e Teorias Escolares, pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Pesquisador sobre registros e avaliação na Educação Física, em sua vertente cultural, compõe o grupo de estudos de Educação Física escolar da FEUSP (GPEF/FEUSP). Experiência na rede pública e privada de ensino como professor e coordenador. É formador de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens na Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Profa. Dra. Cecília Hanna Mate

    Doutora e Mestre em História da Educação. Graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Educação da USP desde 1996 e Livre-Docente em 2010 pela mesma instituição onde é Professora Senior. Atuou na área de Didática em diferentes Licenciaturas na FEUSP, é membro do Programa de Pós Graduação/FEUSP, orientando pesquisas de mestrado e doutorado na linha “Cultura, poder e crítica do presente”. Coordena Grupo de Estudos nessa linha e tem publicações nas áreas de Didática, História da Educação e Coordenação Pedagógica e Currículo.

  • Profa. Ms. Patrícia Lacombe Pinheiro

    Doutoranda pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), na linha de pesquisa de Arte e Educação. Mestra em Políticas Sociais, com ênfase em Políticas da Educação; especialista em Ética, Valores e Cidadania pela Universidade de São Paulo e; em Violência Institucional e Familiar pelo Centro de Formação do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Tide Setúbal & Instituto Sistemas Humanos. Estudou o Construcionismo Social e as Práticas de Mediação no Instituto FAMILAE. Educadora e pesquisadora graduada em Pedagogia e Artes Visuais pela FAMEC, com experiência na rede pública, privada e no terceiro setor. Dedica-se a estudar grupos e relações humanas na educação, com experiência em gestão nas áreas da primeira infância, juventude e na formação de educadores. Atua formadora de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências da Matemática e Linguagens da arte na Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Ms. Jerry Adriano Villanova Chacon

    Doutorando e mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Licenciado em Filosofia pela UNIFAI, em Pedagogia pela UNINOVE e em Letras pela UNIJALES. Especialista em Ensino Religioso, Psicopedagogia e Direito Educacional. Professor de História, Filosofia e Sociologia do SESI-SP. Professor Efetivo da Rede Pública Estadual de São Paulo. Professor de Ensino Religioso. Elaborador e revisor de itens para processos seletivos, conteúdos e de videoaulas para cursos de Educação, Teologia e Humanas. Professor Tutor EAD em cursos de graduação e pós-graduação (USCS, UNICEUB e Estácio). Professor dos cursos de pós-graduação e graduação do IEFE Evolução Educacional.

  • Prof. Ms. Braian Garrito Veloso

    Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) da UFSCar. Suas pesquisas têm ênfase na Educação a Distância (EaD) e no trabalho docente exercido nessa modalidade.

  • Prof. Ms. Eduardo Augusto Carreiro

    Doutorando na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP). Mestre em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP-Rio Claro, Especialista em Administração de Empresas pela FAAP-SP; Especialista em Gestão da Educação pela UNIFESP; Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM, Graduado em Educação Física pela UNESP-Rio Claro Atualmente é Diretor da Faculdade SESI-SP de Educação e da escola de aplicação do SESI da Vila Leopoldina e docente convidado de cursos de pós-graduação. Tem experiência nas áreas de Educação, Administração, promoção de saúde, gestão de pessoas, esporte, gestão escolar e gestão da Educação Superior.

  • Profa. Ms. Karina Stefanin

    Mestra em Educação, História, Política e Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Letras – Português e Inglês, pelo Centro Universitário Padre Anchieta. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação do Ensino Básico e Formação continuada de gestores e docentes. Atualmente, é Supervisora Técnico Educacional do Serviço Social da Indústria de São Paulo – SESI-SP.

  • Profa. Dra. Juliana Rossi Duci

    Doutora e mestra em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCLAr – bolsista CAPES). Doutorado sanduíche PDSE/CAPES na Universitat de les Illes Balears – UIB/Espanha. Especialista lato sensu em Ética, Valores e Saúde na Escola, pela USP. Bacharel/Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP/FCLAr e Pedagogia pala UNINOVE. Foi docente no ensino fundamental II e Médio da rede privada e professora-tutora no ensino superior (UNOPAR, UFSCAr/UAB, UNIVESP). Participa do grupo de estudos e pesquisas “Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação” ligado ao CNPq. Atualmente é pesquisadora associada do projeto de pesquisa e extensão “Tecnologias Digitais e Subjetividade: subsídios para reflexão/atuação frente às novas demandas educacionais” junto ao CENPE/UNESP. É docente na Faculdade de Educação SESI-SP (eixo Pedagógicas) e também membro do Núcleo Interdisciplinar Pesquisa e Extensão “Tecnologia e Educação”

• Somente a partir de maio de 2021 as aulas iniciarão presencialmente, a depender das autorizações dos órgãos oficiais, seguindo as medidas de segurança relacionadas à Covid-19. Até que a liberação aconteça as aulas serão no formato remoto (on-line).

• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto de cada curso.

• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams, conforme cronograma que pode ser consultado aqui.

• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovados no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.

• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).