Educação Física Escolar:
Uma Prática Pedagógica Multicultural e Democrática

Inscreva-se até 22/06/2021 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso. (apenas para os que não entrarem no desconto de funcionários e professores de escola pública).
• Pague a segunda parcela somente em agosto de 2021.
• Inscrição realizada até 02 de agosto de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

• Presencial e encontros online
  • Turma: 14/08/2021 a 10/12/2022
  • Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Duração aproximada: 16 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 500,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 25/05/2021 a 31/07/2021
Curso com inscrições encerradas. Aguarde a próxima turma.

O curso de especialização em Educação Física Escolar tem o objetivo de produzir experiências pedagógicas sensíveis às diferenças, pautadas na reflexão sobre os fundamentos da Educação e da Educação Física Escolar, em reconhecimento à função social da escola e analisando o contexto que está inserida.

São três eixos fundamentais: Educação e Sociedade; Escola e Cultura e Metodologia do Ensino da Educação Física, que se relacionam durante todo o curso, por meio de intervenções conceituais e vivenciais.

Profissionais da área de Educação Física e profissionais de outras áreas que possuam interesse pela temática, incluindo diretores de escola e coordenadores pedagógicos.

Programa do Curso
09 módulos
• Democracia e ética: diversidade e novas relações no cotidiano escolar (24h).

• A produção maquínica curricular da educação física (24h).

• Escola democrática e cultura (24h).

• Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (plano de imanência) (24h).

• Seminários de práticas formativas baseadas na escola (8h).

• Tematização e vivências das brincadeiras (16h).

• BNCC e os marcos legais da educação física – (24h).

• Tematização e vivências das lutas (16h).

• Tematização e vivências dos esportes de aventura (16).

• Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (linhas molares e moleculares) (24h).

• Tematização e vivências das atividades aquáticas (16h).

• Tematização e vivências das danças (16h).

• Tec.dig. Cultura corporal e o ensino de educação física (16h).

• Tematização e vivências das ginásticas (16h).

• Tematização e vivências dos esportes (16h).

• Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (planejamento e avaliação do ensino) (24h).

• Governo e subjetividade: a produção da identidade e diferença na educação física (24h).

• Seminários de práticas formativas baseadas na escola (24h).

• Em razão da pandemia de Covid-19, alguns módulos poderão ser realizados totalmente no formato remoto, devido às restrições de aulas presenciais na Faculdade. Caso isto ocorra, as aulas serão aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto do curso.
• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).

Confira o cronograma das aulas