Educação Física Escolar:
Uma Prática Pedagógica Multicultural e Democrática


Curso com inscrições encerradas
Me avise quando houver uma nova turma
- Curso presencial
- Turma: Indisponível
- Indisponível
- Carga horária: 360h
- Duração aproximada: 18 meses
- Investimento: Indisponível
- Inscrições de Encerradas
![]() ![]() |
O curso é direcionado a professores de Educação Física, podendo atender aos interesses de outros docentes da Educação Básica e diretores e coordenadores pedagógicos, e possui como finalidade a formação de especialistas capazes de pensar a área de Educação Física Escolar de maneira crítica, como componente curricular da Educação Básica, tendo como base conceitos contemporâneos sobre currículo. O curso possui três eixos: Educação e Sociedade; Escola e Cultura e Metodologia do Ensino da Educação Física, que serão desenvolvidos de forma a se inter-relacionarem durante o processo, por meio de intervenções conceituais e vivencias, culminando na elaboração de um projeto final (trabalho de campo, portfólio, relato de experiência etc.), que incentiva a reflexão sobre a própria prática docente dos estudantes, e é de entrega obrigatória para conclusão do curso. |
Objetivos Contribuir com a formação de docentes da Educação Básica e profissionais de Educação Física para que sejam capazes de produzir experiências pedagógicas sensíveis às diferenças, pautadas na reflexão sobre os fundamentos da Educação e da Educação Física Escolar. |
Público Profissionais da área de Educação Física, entretanto também é aberto a profissionais de outras áreas que possuam interesse pela temática, incluindo diretores de escola e coordenadores pedagógicos. |
Estrutura do curso |
Módulos | Carga horária |
Democracia e ética: diversidade e novas relações no cotidiano escolar – EAD | 24h |
A produção maquínica curricular da educação física – EAD. | 24h |
Escola democrática e cultura – EAD | 24h |
Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (plano de imanência) | 24h |
Seminários de práticas formativas baseadas na escola | 8h |
Tematização e vivências das brincadeiras | 16h |
BNCC e os marcos legais da educação física | 24h |
Tematização e vivências das lutas | 16h |
Tematização e vivências dos esportes de aventura | 16h |
Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (linhas molares e moleculares) | 24h |
Seminários de práticas formativas baseadas na escola | 8h |
Tematização e vivências das danças | 16h |
Tematização e vivências das atividades aquáticas | 16h |
TEC.dig. cultura corporal e o ensino de educação física | 14h |
Tematização e vivências das ginásticas | 16h |
Tematização e vivências dos esportes | 16h |
Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (planej.ensino, avaliação e QSE) | 24h |