Educação Física Escolar:
Uma Prática Pedagógica Multicultural e Democrática



Curso com inscrições encerradas

Me avise quando houver uma nova turma

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 12/02/2022 a 17/06/2023
  • Sábados, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 13/12/2021 a 09/02/2022
O curso é direcionado a professores de Educação Física, podendo atender aos interesses de outros docentes da Educação Básica e diretores e coordenadores pedagógicos, e possui como finalidade a formação de especialistas capazes de pensar a área de Educação Física Escolar de maneira crítica, como componente curricular da Educação Básica, tendo como base conceitos contemporâneos sobre currículo. O curso possui três eixos: Educação e Sociedade; Escola e Cultura e Metodologia do Ensino da Educação Física, que serão desenvolvidos de forma a se inter-relacionarem durante o processo, por meio de intervenções conceituais e vivencias, culminando na elaboração de um projeto final (trabalho de campo, portfólio, relato de experiência etc.), que incentiva a reflexão sobre a própria prática docente dos estudantes, e é de entrega obrigatória para conclusão do curso.
Objetivos
Contribuir com a formação de docentes da Educação Básica e profissionais de Educação Física para que sejam capazes de produzir experiências pedagógicas sensíveis às diferenças, pautadas na reflexão sobre os fundamentos da Educação e da Educação Física Escolar.
Público
Profissionais da área de Educação Física, entretanto também é aberto a profissionais de outras áreas que possuam interesse pela temática, incluindo diretores de escola e coordenadores pedagógicos.
Estrutura do curso
Módulos Carga horária
Democracia e ética: diversidade e novas relações no cotidiano escolar – EAD 24h
A produção maquínica curricular da educação física – EAD. 24h
Escola democrática e cultura – EAD 24h
Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (plano de imanência) 24h
Seminários de práticas formativas baseadas na escola 8h
Tematização e vivências das brincadeiras 16h
BNCC e os marcos legais da educação física 24h
Tematização e vivências das lutas 16h
Tematização e vivências dos esportes de aventura 16h
Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (linhas molares e moleculares) 24h
Seminários de práticas formativas baseadas na escola 8h
Tematização e vivências das danças 16h
Tematização e vivências das atividades aquáticas 16h
TEC.dig. cultura corporal e o ensino de educação física 14h
Tematização e vivências das ginásticas 16h
Tematização e vivências dos esportes 16h
Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (planej.ensino, avaliação e QSE) 24h
  • Arthur Müller

    Titulação: mestre
    Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de formação, currículo e práticas docentes. Possui mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de didática, práticas de ensino e teorias escolares. Tem experiência na rede pública estadual de São Paulo (primeiro ao quinto ano) como titular de cargo (exercido por 13 anos) e professor de educação física do Colégio Marista Arquidiocesano, onde acumulou também a função de coordenador da área de Educação Física escolar entre os anos de 2014 e 2019. É formador de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens na Faculdade SESI de Educação (FASESP). É pesquisador sobre registros e avaliação na Educação Física, em sua vertente cultural. Compõe, ainda, o grupo de estudos de educação física escolar da FEUSP (GPEF) e o grupo de elaboração dos currículos do ensino fundamental do estado de São Paulo.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Educação Física, educação, currículo cultural, teorização pós-crítica, registro, avaliação, práticas pedagógicas, cultura material escolar, estudos culturais, pós estruturalismo e estudos decoloniais.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/0776463101743300
  • Caroline de Oliveira Leme

    Titulação: Pós-graduada
    Pós-graduada em “Atuação Multiprofissional em Medicina do Exercício Físico e do Esporte” pela UNESP/Botucatu, graduada em Licenciatura em Educação Física pela UNESP/ Bauru e bacharel em Educação Física pela Faculdades Integradas de Bauru. Atua como Tutora do curso de Licenciatura em Educação Física da faculdade Anhanguera. Trabalhou como voluntária de projetos sociais, no desenvolvimento de atividades recreativas e participou do projeto de extensão, coordenado pela UNESP, que possibilitava o acesso de pessoas com deficiência à pratica de atividades aquáticas. Atuou em projetos sócio-esportivos, promovendo o esporte como veículo principal para o desenvolvimento de habilidades físicas e sociais de crianças e adolescente de baixa renda na cidade de Bauru. Na área cultural, está envolvida com a prática e disseminação da capoeira angola, samba de roda e maculelê e é membro da Academia João Pequeno de Pastinha / Centro Esportivo de Capoeira Angola. (Texto informado pelo autor)
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/7338362322760727
  • Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador 
    Titulação: Doutor
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-SP – USJT (2010), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura no contexto educacional (2021), MBA em Gestão Empresarial – UNICSUL (2019), Especialização em Lutas e Artes Marciais – UGF (2012), Especialização em Gestão Escolar – UNIG (2006), Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO (2004). Graduando em Filosofia pela Universidade Sul de Santa Catarina – UNISUL/SC. Graduando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL/SP. Coordenador de Curso – Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Linguagens – Faculdade SESI de Educação/FASESP. Coordenador da Pós-Graduação da Faculdade SESI-SP de Educação/FASESP. Coordenador do Grupo de Estudos da Diferença na Educação – GEDE/FASESP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores.
    Linha de pesquisa: Práticas pedagógicas e didática.
    Área de interesse: Educação/Educação Física/Filosofia da Diferença.
    Link do currículo Lattes 
    http://lattes.cnpq.br/0982033663220541
  • Lucas Scaravelli da Silva

    Titulação: mestre
    Possui graduação em História (2009) e em Educação Física – licenciatura e bacharelado (2017), mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia para jovens e adultos, educação física crítico superadora. Membro do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer – Avante, da Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília/UnB. Membro do Grupo de Pesquisa ETNOHISTÓRIA da FFLCH/USP. (Texto informado pelo autor).
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/3743654827238888
  • Prof. Dr. Clayton Cesar de Oliveira Borges

    Doutor em Educação, na área de concentração Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela Faculdade de Educação da USP. Mestra em Filosofia, no programa de Estudos Culturais, linha Cultura, Saúde e Educação – na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Graduação em Pedagogia e em Educação Física e está cursando Graduação em Filosofia. Leciona no curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário São Roque. É pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Culturas Profissionais Docentes da EACH-USP e ao Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar da FE-USP, ambos cadastrados no Diretório do CNPq. Atualmente, vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa – sobretudo a partir da perspectiva foucaultiana – direcionados às problemáticas acerca das políticas de currículo contemporâneas como artes de governo envolvidas na constituição de subjetividades.

  • Prof. Dr. Dimitri Wuo Pereira

    Doutor em Educação, pela Universidade Nove de Julho – SP (UNINOVE). Mestre em Educação Física, pela Universidade São Judas Tadeu – SP. Especialista em Administração Esportiva, pela FMU. Graduado em Educação Física, pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP). Criador do Grupo de Estudos em Esporte de Aventura (GEEDAE) da Universidade Nove de Julho. Pesquisador e professor de Aventura e cursos de graduação em Educação Física.

  • Prof. Dr. José Carlos Freitas

    Doutor em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação, pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Especialização em Desenvolvimento e Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduação em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA). Experiência em Gestão Educacional, direção e coordenação, e magistério superior nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Pedagogia do Movimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, atividade física, ginásticas, educação física e saúde, estágio supervisionando e práticas profissionais. Avaliador Institucional e de Cursos do INEP/MEC. Autor e organizador de livros na área de atuação.

  • Prof. Esp. André Avallone

    Formado em Educação Física, pela ESEF Jundiaí.Técnico superior de Polo Aquático pela Real Federacion Española de Natacion. Master em Treinamento de Alto Rendimento em Esportes Coletivos pela Universidade de Barcelona Responsável pelo desenvolvimento do Polo Aquático do SESI-SP. Técnico da equipe adulta de Polo Aquático do SESI-SP e da Seleção Brasileira.

  • Prof. Esp. José Mauro Martinez de Medeiros

    Especialista em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Especialista em Lutas e Artes Marciais: da Pedagogia ao Treinamento pela Universidade Gama Filho (UGF) de São Paulo. Graduado, licenciatura plena, em Educação Física, pelaFaculdades Integradas (FEFISA). Atuou também em nível superior lecionando no curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera (Unidade Taboão da Serra). Integrante da Comissão de Judô Escolar da Federação Paulista de Judô, representando a região do ABC. Professor de Judô no Colégio Liceu Jardim e professor da Associação Desportiva e Cultural Gulô.

  • Prof. Ms. Saulo Françoso

    Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialização em Educação Física escolar, pela FMU ; em Gestão escolar, pela UnG e MBA em Gestão Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense.Licenciatura plena em Educação Física, pela Faculdades Integradas de Guarulhos e em Pedagogia, pela Universidade de Franca. . Atualmente exerce o cargo de diretor escolar nas escolas SESI Tatuí e SESI Cerquilho.

  • Profa. Ms. Alessandra Caetano

    Mestra em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em pedagogia, especialização em educação física escolar e especialização em pedagogia do esporte escolar. Possui graduação em Educação Física, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É integrante do ESCOLAR (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Física Escolar) da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Atualmente é Professora de Educação Física nos ensinos fundamental e médio do SESI Valinhos e professora no ensino de educação infantil e fundamental na Rede Municipal de Valinhos, SP.

  • Profa. Ms. Thatiana Aguiar Freire Silva

    Mestre e Bacharel em Esporte e em Ciências, área Estudos do Esporte, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Formadora de treinadores formada pela NCDA (NSSU – Nippon Sport Science University – Coach Developer Academy), parte do programa de legado olímpico de Tóquio 2020 em parceria com o ICCE (International Council for Coaching Excellence). Experiência na gestão de programas esportivos, da formação ao rendimento, em instituições como Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte da USP, Bradesco Esportes e Educação e SESI-SP. É supervisora de monitoramento e avaliação do Instituto Família Barrichello.

  • Wesley Batista Araújo

    Titulação: doutor
    Professor de Educação Física (ESEFJ) e pedagogo. Mestre em Educação Física e Doutor em Educação/Currículo (PUC-SP). É membro do GEPEJUC (Grupo de estudos e pesquisas em justiça curricular- PUC-SP) e estuda as políticas públicas educacionais e sua ressonância nas práticas curriculares. Atualmente é diretor de escola da Prefeitura municipal de Várzea Paulista, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Públicas em Educação; Experiências democráticas em Educação; Justiça Curricular. Tais temas estão alicerçados nas considerações epistemológicas e políticas do pensamento de Boaventura de Sousa Santos. (Texto informado pelo autor)
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/9572355362700910
• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto do curso.
• Aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).
• O cronograma do curso está sujeito a alterações futuras.