Educação Física Escolar:
Uma Prática Pedagógica Multicultural e Democrática



• Inscreva-se até 18/12/2020 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso.
• Pague a segunda parcela somente em março de 2021.
• Inscrição realizada até janeiro de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 06/02/2021 a 11/06/2022
  • Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 16 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 450,00 (no boleto) Sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 16/11/2020 a 29/01/2021
Inscrições público geral Inscrições com descontos especiais

O curso de especialização em Educação Física Escolar tem o objetivo de produzir experiências pedagógicas sensíveis às diferenças, pautadas na reflexão sobre os fundamentos da Educação e da Educação Física Escolar, em reconhecimento à função social da escola e analisando o contexto que está inserida.

São três eixos fundamentais: Educação e Sociedade; Escola e Cultura e Metodologia do Ensino da Educação Física, que se relacionam durante todo o curso, por meio de intervenções conceituais e vivenciais.

Público

Profissionais da área de Educação Física e profissionais de outras áreas que possuam interesse pela temática, incluindo diretores de escola e coordenadores pedagógicos.

Programa do Curso

09 módulos

• Democracia e ética: diversidade e novas relações no cotidiano escolar (24h).

• A produção maquínica curricular da educação física (24h).

• Escola democrática e cultura (24h).

• Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (plano de imanência) (24h).

• Seminários de práticas formativas baseadas na escola (8h).

• Tematização e vivências das brincadeiras (16h).

• BNCC e os marcos legais da educação física – (24h).

• Tematização e vivências das lutas (16h).

• Tematização e vivências dos esportes de aventura (16).

• Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (linhas molares e moleculares) (24h).

• Tematização e vivências das atividades aquáticas (16h).

• Tematização e vivências das danças (16h).

• Tec.dig. Cultura corporal e o ensino de educação física (16h).

• Tematização e vivências das ginásticas (16h).

• Tematização e vivências dos esportes (16h).

• Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (planejamento e avaliação do ensino) (24h).

• Governo e subjetividade: a produção da identidade e diferença na educação física (24h).

• Seminários de práticas formativas baseadas na escola (24h).

  • Prof. Dr. Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), MBA em Gestão Empresarial, pela UNICSUL. Especialização em Lutas e Artes Marciais, UGF, Especialização em Gestão Escolar, UNIG. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO e está cursando Filosofia pela UNISUL/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Arthur Müller

    Doutorando em Formação, Currículo e Práticas Docentes, e mestre em Didática, Práticas de Ensino e Teorias Escolares, pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Pesquisador sobre registros e avaliação na Educação Física, em sua vertente cultural, compõe o grupo de estudos de Educação Física escolar da FEUSP (GPEF/FEUSP). Experiência na rede pública e privada de ensino como professor e coordenador. É formador de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens na Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Dr. Dimitri Wuo Pereira

    Doutor em Educação, pela Universidade Nove de Julho – SP (UNINOVE). Mestre em Educação Física, pela Universidade São Judas Tadeu – SP. Especialista em Administração Esportiva, pela FMU. Graduado em Educação Física, pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP). Criador do Grupo de Estudos em Esporte de Aventura (GEEDAE) da Universidade Nove de Julho. Pesquisador e professor de Aventura e cursos de graduação em Educação Física.

  • Prof. Ms. Jerry Adriano Villanova Chacon

    Doutorando e mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Licenciado em Filosofia pela UNIFAI, em Pedagogia pela UNINOVE e em Letras pela UNIJALES. Especialista em Ensino Religioso, Psicopedagogia e Direito Educacional. Professor de História, Filosofia e Sociologia do SESI-SP. Professor Efetivo da Rede Pública Estadual de São Paulo. Professor de Ensino Religioso. Elaborador e revisor de itens para processos seletivos, conteúdos e de videoaulas para cursos de Educação, Teologia e Humanas. Professor Tutor EAD em cursos de graduação e pós-graduação (USCS, UNICEUB e Estácio). Professor dos cursos de pós-graduação e graduação do IEFE Evolução Educacional.

  • Prof. Ms. Eduardo Augusto Carreiro

    Mestre em Ciências da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM) e em Administração de Empresas, pela FAAP. Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo/UAB, também participou do Programa de Desenvolvimento de Lideranças na Fundação Dom Cabral. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.. Tem experiência na área de Gestão Escolar e Gestão Universitária, Promoção da Saúde e Esporte e Pedagogia da Motricidade Humana. Atualmente, é diretor da Faculdade SESISP de Educação, diretor da Escola de Aplicação do SESI da Vila Leopoldina e gerente de Esporte do Núcleo de Esporte do SESI/SP. É docente convidado dos cursos de pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo e Educação Física Escolar.

  • Profa. Dra. Bianca Rigamonti Valeiro Garcia

    Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com a pesquisa intitulada: Por que quanto mais cedo melhor? Uma análise discursiva das justificativas neurológicas do ensino de inglês para crianças. Mestra pela mesma instituição. Professora de inglês, dedicada ao trabalho com crianças de educação infantil e ensino fundamental. Formadora e coautora dos roteiros para o Programa de Formação de Professores SMESP-FAFE 2012 (Teaching English to Young Learners), consultora e formadora de professores em escolas de ensino regular (Escola Projeto Vida e CONSA), autora e leitora crítica de materiais didáticos. Atualmente, leciona na Faculdade SESI de Educação, no curso de Linguagens, responsável pelas disciplinas de inglês e por orientar formandos em seu programa de Residência Educacional. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Educacional de Tecnologias na Educação na mesma instituição.

  • Profa. Esp. Caroline de Oliveira Leme

    Pós-graduada em Atuação Multiprofissional em Medicina do Exercício Físico e do Esporte, pela UNESP/Botucatu. Graduada em Licenciatura em Educação Física, pela UNESP/ Bauru e bacharel em Educação Física, pela Faculdade Integrada de Bauru. Atua como Tutora do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Anhanguera. Trabalhou como voluntária de projetos sociais, no desenvolvimento de atividades recreativas e participou do projeto de extensão, coordenado pela UNESP, que possibilitava o acesso de pessoas com deficiência à prática de atividades aquáticas. Atuou em projetos socioesportivos, promovendo o esporte como veículo principal para o desenvolvimento de habilidades físicas e sociais de crianças e adolescente de baixa renda na cidade de Bauru. Na área cultural, está envolvida com a prática e disseminação da capoeira angola, samba de roda e maculelê e é membro da Academia João Pequeno de Pastinha / Centro Esportivo de Capoeira Angola.

  • Profa. Ms. Alessandra Caetano

    Mestra em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em pedagogia, especialização em educação física escolar e especialização em pedagogia do esporte escolar. Possui graduação em Educação Física, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É integrante do ESCOLAR (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Física Escolar) da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Atualmente é Professora de Educação Física nos ensinos fundamental e médio do SESI Valinhos e professora no ensino de educação infantil e fundamental na Rede Municipal de Valinhos, SP.

  • Profa. Ms. Patrícia Lacombe Pinheiro

    Doutoranda pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), na linha de pesquisa de Arte e Educação. Mestra em Políticas Sociais, com ênfase em Políticas da Educação; especialista em Ética, Valores e Cidadania pela Universidade de São Paulo e; em Violência Institucional e Familiar pelo Centro de Formação do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Tide Setúbal & Instituto Sistemas Humanos. Estudou o Construcionismo Social e as Práticas de Mediação no Instituto FAMILAE. Educadora e pesquisadora graduada em Pedagogia e Artes Visuais pela FAMEC, com experiência na rede pública, privada e no terceiro setor. Dedica-se a estudar grupos e relações humanas na educação, com experiência em gestão nas áreas da primeira infância, juventude e na formação de educadores. Atua formadora de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências da Matemática e Linguagens da arte na Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Dr. José Carlos Freitas

    Doutor em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação, pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Especialização em Desenvolvimento e Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduação em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA). Experiência em Gestão Educacional, direção e coordenação, e magistério superior nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Pedagogia do Movimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, atividade física, ginásticas, educação física e saúde, estágio supervisionando e práticas profissionais. Avaliador Institucional e de Cursos do INEP/MEC. Autor e organizador de livros na área de atuação.

  • Prof. Dr. Clayton Cesar de Oliveira Borges

    Doutor em Educação, na área de concentração Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela Faculdade de Educação da USP. Mestra em Filosofia, no programa de Estudos Culturais, linha Cultura, Saúde e Educação – na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Graduação em Pedagogia e em Educação Física e está cursando Graduação em Filosofia. Leciona no curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário São Roque. É pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Culturas Profissionais Docentes da EACH-USP e ao Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar da FE-USP, ambos cadastrados no Diretório do CNPq. Atualmente, vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa – sobretudo a partir da perspectiva foucaultiana – direcionados às problemáticas acerca das políticas de currículo contemporâneas como artes de governo envolvidas na constituição de subjetividades.

  • Prof. Esp. André Avallone

    Formado em Educação Física, pela ESEF Jundiaí.Técnico superior de Polo Aquático pela Real Federacion Española de Natacion. Master em Treinamento de Alto Rendimento em Esportes Coletivos pela Universidade de Barcelona Responsável pelo desenvolvimento do Polo Aquático do SESI-SP. Técnico da equipe adulta de Polo Aquático do SESI-SP e da Seleção Brasileira.

  • Prof. Esp. José Mauro Martinez de Medeiros

    Especialista em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Especialista em Lutas e Artes Marciais: da Pedagogia ao Treinamento pela Universidade Gama Filho (UGF) de São Paulo. Graduado, licenciatura plena, em Educação Física, pelaFaculdades Integradas (FEFISA). Atuou também em nível superior lecionando no curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera (Unidade Taboão da Serra). Integrante da Comissão de Judô Escolar da Federação Paulista de Judô, representando a região do ABC. Professor de Judô no Colégio Liceu Jardim e professor da Associação Desportiva e Cultural Gulô.

  • Prof. Ms. Saulo Françoso

    Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialização em Educação Física escolar, pela FMU ; em Gestão escolar, pela UnG e MBA em Gestão Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense.Licenciatura plena em Educação Física, pela Faculdades Integradas de Guarulhos e em Pedagogia, pela Universidade de Franca. . Atualmente exerce o cargo de diretor escolar nas escolas SESI Tatuí e SESI Cerquilho.

  • Profa. Ms. Thatiana Aguiar Freire Silva

    Mestre e Bacharel em Esporte e em Ciências, área Estudos do Esporte, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Formadora de treinadores formada pela NCDA (NSSU – Nippon Sport Science University – Coach Developer Academy), parte do programa de legado olímpico de Tóquio 2020 em parceria com o ICCE (International Council for Coaching Excellence). Experiência na gestão de programas esportivos, da formação ao rendimento, em instituições como Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte da USP, Bradesco Esportes e Educação e SESI-SP. É supervisora de monitoramento e avaliação do Instituto Família Barrichello.

• Somente a partir de maio de 2021 as aulas iniciarão presencialmente, a depender das autorizações dos órgãos oficiais, seguindo as medidas de segurança relacionadas à Covid-19. Até que a liberação aconteça as aulas serão no formato remoto (on-line).

• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto de cada curso.

• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams, conforme cronograma que pode ser consultado aqui.

• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovados no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.

• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).