Educação Física Escolar:
Uma Prática Pedagógica Multicultural e Democrática


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Curso com inscrições encerradas
Me avise quando houver uma nova turma
- Presencial e encontros online
- Turma: 12/02/2022 a 17/06/2023
- Sábados, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
- Carga horária: 360h
- Duração aproximada: 18 meses
- Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
- Inscrições de 13/12/2021 a 09/02/2022
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O curso é direcionado a professores de Educação Física, podendo atender aos interesses de outros docentes da Educação Básica e diretores e coordenadores pedagógicos, e possui como finalidade a formação de especialistas capazes de pensar a área de Educação Física Escolar de maneira crítica, como componente curricular da Educação Básica, tendo como base conceitos contemporâneos sobre currículo. O curso possui três eixos: Educação e Sociedade; Escola e Cultura e Metodologia do Ensino da Educação Física, que serão desenvolvidos de forma a se inter-relacionarem durante o processo, por meio de intervenções conceituais e vivencias, culminando na elaboração de um projeto final (trabalho de campo, portfólio, relato de experiência etc.), que incentiva a reflexão sobre a própria prática docente dos estudantes, e é de entrega obrigatória para conclusão do curso. |
Objetivos Contribuir com a formação de docentes da Educação Básica e profissionais de Educação Física para que sejam capazes de produzir experiências pedagógicas sensíveis às diferenças, pautadas na reflexão sobre os fundamentos da Educação e da Educação Física Escolar. |
Público Profissionais da área de Educação Física, entretanto também é aberto a profissionais de outras áreas que possuam interesse pela temática, incluindo diretores de escola e coordenadores pedagógicos. |
Estrutura do curso |
Módulos | Carga horária |
Democracia e ética: diversidade e novas relações no cotidiano escolar – EAD | 24h |
A produção maquínica curricular da educação física – EAD. | 24h |
Escola democrática e cultura – EAD | 24h |
Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (plano de imanência) | 24h |
Seminários de práticas formativas baseadas na escola | 8h |
Tematização e vivências das brincadeiras | 16h |
BNCC e os marcos legais da educação física | 24h |
Tematização e vivências das lutas | 16h |
Tematização e vivências dos esportes de aventura | 16h |
Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (linhas molares e moleculares) | 24h |
Seminários de práticas formativas baseadas na escola | 8h |
Tematização e vivências das danças | 16h |
Tematização e vivências das atividades aquáticas | 16h |
TEC.dig. cultura corporal e o ensino de educação física | 14h |
Tematização e vivências das ginásticas | 16h |
Tematização e vivências dos esportes | 16h |
Educação física cultural: a artistagem de um currículo nômade (planej.ensino, avaliação e QSE) | 24h |
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Arthur Müller
Titulação: mestre Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de formação, currículo e práticas docentes. Possui mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de didática, práticas de ensino e teorias escolares. Tem experiência na rede pública estadual de São Paulo (primeiro ao quinto ano) como titular de cargo (exercido por 13 anos) e professor de educação física do Colégio Marista Arquidiocesano, onde acumulou também a função de coordenador da área de Educação Física escolar entre os anos de 2014 e 2019. É formador de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens na Faculdade SESI de Educação (FASESP). É pesquisador sobre registros e avaliação na Educação Física, em sua vertente cultural. Compõe, ainda, o grupo de estudos de educação física escolar da FEUSP (GPEF) e o grupo de elaboração dos currículos do ensino fundamental do estado de São Paulo. Linha de pesquisa e/ou área de interesse Educação Física, educação, currículo cultural, teorização pós-crítica, registro, avaliação, práticas pedagógicas, cultura material escolar, estudos culturais, pós estruturalismo e estudos decoloniais. Endereço do currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/0776463101743300 -
Caroline de Oliveira Leme
Titulação: Pós-graduada Pós-graduada em “Atuação Multiprofissional em Medicina do Exercício Físico e do Esporte” pela UNESP/Botucatu, graduada em Licenciatura em Educação Física pela UNESP/ Bauru e bacharel em Educação Física pela Faculdades Integradas de Bauru. Atua como Tutora do curso de Licenciatura em Educação Física da faculdade Anhanguera. Trabalhou como voluntária de projetos sociais, no desenvolvimento de atividades recreativas e participou do projeto de extensão, coordenado pela UNESP, que possibilitava o acesso de pessoas com deficiência à pratica de atividades aquáticas. Atuou em projetos sócio-esportivos, promovendo o esporte como veículo principal para o desenvolvimento de habilidades físicas e sociais de crianças e adolescente de baixa renda na cidade de Bauru. Na área cultural, está envolvida com a prática e disseminação da capoeira angola, samba de roda e maculelê e é membro da Academia João Pequeno de Pastinha / Centro Esportivo de Capoeira Angola. (Texto informado pelo autor) Endereço do currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/7338362322760727 -
Hugo Cesar Bueno Nunes
Coordenador Titulação: Doutor Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-SP – USJT (2010), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura no contexto educacional (2021), MBA em Gestão Empresarial – UNICSUL (2019), Especialização em Lutas e Artes Marciais – UGF (2012), Especialização em Gestão Escolar – UNIG (2006), Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO (2004). Graduando em Filosofia pela Universidade Sul de Santa Catarina – UNISUL/SC. Graduando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL/SP. Coordenador de Curso – Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Linguagens – Faculdade SESI de Educação/FASESP. Coordenador da Pós-Graduação da Faculdade SESI-SP de Educação/FASESP. Coordenador do Grupo de Estudos da Diferença na Educação – GEDE/FASESP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Linha de pesquisa: Práticas pedagógicas e didática.
Área de interesse: Educação/Educação Física/Filosofia da Diferença.Link do currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/0982033663220541 -
Lucas Scaravelli da Silva
Titulação: mestre Possui graduação em História (2009) e em Educação Física – licenciatura e bacharelado (2017), mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia para jovens e adultos, educação física crítico superadora. Membro do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer – Avante, da Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília/UnB. Membro do Grupo de Pesquisa ETNOHISTÓRIA da FFLCH/USP. (Texto informado pelo autor). Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3743654827238888 -
Prof. Dr. Clayton Cesar de Oliveira Borges
Doutor em Educação, na área de concentração Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela Faculdade de Educação da USP. Mestra em Filosofia, no programa de Estudos Culturais, linha Cultura, Saúde e Educação – na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Graduação em Pedagogia e em Educação Física e está cursando Graduação em Filosofia. Leciona no curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário São Roque. É pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Culturas Profissionais Docentes da EACH-USP e ao Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar da FE-USP, ambos cadastrados no Diretório do CNPq. Atualmente, vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa – sobretudo a partir da perspectiva foucaultiana – direcionados às problemáticas acerca das políticas de currículo contemporâneas como artes de governo envolvidas na constituição de subjetividades.
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Prof. Dr. Dimitri Wuo Pereira
Doutor em Educação, pela Universidade Nove de Julho – SP (UNINOVE). Mestre em Educação Física, pela Universidade São Judas Tadeu – SP. Especialista em Administração Esportiva, pela FMU. Graduado em Educação Física, pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP). Criador do Grupo de Estudos em Esporte de Aventura (GEEDAE) da Universidade Nove de Julho. Pesquisador e professor de Aventura e cursos de graduação em Educação Física.
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Prof. Dr. José Carlos Freitas
Doutor em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação, pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Especialização em Desenvolvimento e Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduação em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA). Experiência em Gestão Educacional, direção e coordenação, e magistério superior nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Pedagogia do Movimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, atividade física, ginásticas, educação física e saúde, estágio supervisionando e práticas profissionais. Avaliador Institucional e de Cursos do INEP/MEC. Autor e organizador de livros na área de atuação.
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Prof. Esp. André Avallone
Formado em Educação Física, pela ESEF Jundiaí.Técnico superior de Polo Aquático pela Real Federacion Española de Natacion. Master em Treinamento de Alto Rendimento em Esportes Coletivos pela Universidade de Barcelona Responsável pelo desenvolvimento do Polo Aquático do SESI-SP. Técnico da equipe adulta de Polo Aquático do SESI-SP e da Seleção Brasileira.
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Prof. Esp. José Mauro Martinez de Medeiros
Especialista em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Especialista em Lutas e Artes Marciais: da Pedagogia ao Treinamento pela Universidade Gama Filho (UGF) de São Paulo. Graduado, licenciatura plena, em Educação Física, pelaFaculdades Integradas (FEFISA). Atuou também em nível superior lecionando no curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera (Unidade Taboão da Serra). Integrante da Comissão de Judô Escolar da Federação Paulista de Judô, representando a região do ABC. Professor de Judô no Colégio Liceu Jardim e professor da Associação Desportiva e Cultural Gulô.
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Prof. Ms. Saulo Françoso
Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialização em Educação Física escolar, pela FMU ; em Gestão escolar, pela UnG e MBA em Gestão Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense.Licenciatura plena em Educação Física, pela Faculdades Integradas de Guarulhos e em Pedagogia, pela Universidade de Franca. . Atualmente exerce o cargo de diretor escolar nas escolas SESI Tatuí e SESI Cerquilho.
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Profa. Ms. Alessandra Caetano
Mestra em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em pedagogia, especialização em educação física escolar e especialização em pedagogia do esporte escolar. Possui graduação em Educação Física, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É integrante do ESCOLAR (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Física Escolar) da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Atualmente é Professora de Educação Física nos ensinos fundamental e médio do SESI Valinhos e professora no ensino de educação infantil e fundamental na Rede Municipal de Valinhos, SP.
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Profa. Ms. Thatiana Aguiar Freire Silva
Mestre e Bacharel em Esporte e em Ciências, área Estudos do Esporte, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Formadora de treinadores formada pela NCDA (NSSU – Nippon Sport Science University – Coach Developer Academy), parte do programa de legado olímpico de Tóquio 2020 em parceria com o ICCE (International Council for Coaching Excellence). Experiência na gestão de programas esportivos, da formação ao rendimento, em instituições como Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte da USP, Bradesco Esportes e Educação e SESI-SP. É supervisora de monitoramento e avaliação do Instituto Família Barrichello.
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Wesley Batista Araújo
Titulação: doutor Professor de Educação Física (ESEFJ) e pedagogo. Mestre em Educação Física e Doutor em Educação/Currículo (PUC-SP). É membro do GEPEJUC (Grupo de estudos e pesquisas em justiça curricular- PUC-SP) e estuda as políticas públicas educacionais e sua ressonância nas práticas curriculares. Atualmente é diretor de escola da Prefeitura municipal de Várzea Paulista, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Públicas em Educação; Experiências democráticas em Educação; Justiça Curricular. Tais temas estão alicerçados nas considerações epistemológicas e políticas do pensamento de Boaventura de Sousa Santos. (Texto informado pelo autor) Endereço do currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9572355362700910