Gestão e Diversidade no Esporte



Inscreva-se até 22/06/2021 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso. (apenas para os que não entrarem no desconto de funcionários e professores de escola pública).
• Pague a segunda parcela somente em agosto de 2021.
• Inscrição realizada até 02 de agosto de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 07/08/21 a 27/08/2022
  • Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 12 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 500,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 25/05/2021 a 31/07/2021
Inscreva-se Pré-inscrições colaboradores SESI/SENAI e professores rede pública

 

A Especialização em Gestão e Diversidade no Esporte destina-se a formar profissionais que exercem ou desejam exercer a gestão de programas esportivos, com foco no desenvolvimento de competências, habilidades e ferramentas para aprimorar a atuação no desenvolvimento de programas esportivos, na efetiva liderança de equipes multidisciplinares, na organização e otimização do trabalho, no acompanhamento e avaliação de indicadores administrativos e esportivos e seus respectivos encaminhamentos.

Objetivo Geral
Ampliar e aprofundar conhecimentos em gestão e processos esportivos, aprimorando competências e habilidades para que o gestor esportivo desenvolva projetos, programas, metodologias e eventos esportivos, incluindo tecnologia, inovação e diversidade e liderando equipes diversas e multidisciplinares, visualizando as possibilidades de aplicação de ciência na prática e aproximando a teoria aos conhecimentos técnicos.

Público
Profissionais que integram a equipe gestora em clubes, associações, federações, ligas esportivas e o mercado de esportes em geral. Profissionais que buscam formação em gestão esportiva.

Programa do curso
Módulos
• Gestão, Negócios e Finanças
Diversidade.
• Gestão Técnica e Ciência no Esporte.
• Legislação Esportiva e Direito Desportivo.
• Metodologia Científica e Seminário Esportivo.
• Gestão Multidisciplinar.
• Tecnologia, inovação aplicada ao Esporte e Eventos Esportivos.
• Marketing, Comunicação e Comercial.
• Modalidades Paralímpicas e Cultura Esportiva.
  • Prof. Ms. Eduardo Augusto Carreiro

    Mestre em Ciências da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM) e em Administração de Empresas, pela FAAP. Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo/UAB, também participou do Programa de Desenvolvimento de Lideranças na Fundação Dom Cabral. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.. Tem experiência na área de Gestão Escolar e Gestão Universitária, Promoção da Saúde e Esporte e Pedagogia da Motricidade Humana. Atualmente, é diretor da Faculdade SESISP de Educação, diretor da Escola de Aplicação do SESI da Vila Leopoldina e gerente de Esporte do Núcleo de Esporte do SESI/SP. É docente convidado dos cursos de pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo e Educação Física Escolar.

  • Profa. Ms. Thatiana Aguiar Freire Silva

    Mestre e Bacharel em Esporte e em Ciências, área Estudos do Esporte, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Formadora de treinadores formada pela NCDA (NSSU – Nippon Sport Science University – Coach Developer Academy), parte do programa de legado olímpico de Tóquio 2020 em parceria com o ICCE (International Council for Coaching Excellence). Experiência na gestão de programas esportivos, da formação ao rendimento, em instituições como Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte da USP, Bradesco Esportes e Educação e SESI-SP. É supervisora de monitoramento e avaliação do Instituto Família Barrichello.

  • Profa. Ms. Libia Lender Macedo

    Mestrado e Graduaçãopela Universidade de São Paulo – USP. No setor acadêmico atua como professora desde 1995, passando por diversas faculdades como Bandeirante, Mogi, UNG. De 2000-2006, coordenou curso tecnólogo de Organização e Gestão em Eventos na Universidade Anhembi Morumbi (AM), idealizou e coordenou o Curso de Pós em Eventos desde 2004 até 2014 e em 2008 coordenava também o MBA Gestão em Marketing de Entidades esportivas – chancela Real Madrid (AM) com viagens de imersão na Europa e EUA, além de professora em algumas disciplinas. Na ESPM desde 2007, como professora em disciplinas de Marketing Promocional, Eventos e Projeto Esportivo &Cultural. Professora convidada da Pós em Gestão de Eventos do SENAC e da FIPE. Palestrante e professora em cursos livres e eventos da CATHO/AMPRO/IIR/ABRACOMEX/APEX/SEBRAE/LACTE, entre outros. Ùnica professora na América do Sul do CEM (Certified Exhibition Management) chancelado pela IAEE (International Association of Exhibition and Events). Atuação em mega eventos, como Feira Cultural da Pompéia, e Jogos Sul Americanos, Pan Americanos, Mundial Feminino de Handebol, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Eventos teste e Rio 2016, Carnaval 2020.

  • Prof. Dr. Erivaldo da Silva Carneiro Junior

    Doutor em Administração pela Uninove em 2019; realizou Sanduíche na Universidade de Surrey – UK em 2018; possui Mestrado em Gestão do Esporte, também pela Uninove em 2015. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, ele tem 15 anos de experiência no mercado financeiro e trabalhou no Banco do Brasil – BB, até março de 2021 e atuou nos mais diversos segmentos, incluindo Alta Renda e Corporate; sua última realização no BB foi criação do modelo de gestão de riscos de fornecedores, área que vem atuando como consultor no mercado desde janeiro de 2021. Erivaldo foi professor na Faculdade Campos Elíseos, onde lecionou Disciplinas de Contabilidade, Gestão e Metodologia nos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Desde 2020 é professor convidado na Universidade de Brasília – UnB, onde ministra a Disciplina Supply Chain e Operações no Curso de Administração. Erivaldo também é criador de conteúdo para internet, onde costuma compartilhar seus aprendizados, com mais três sócios, é fundador da startup NullCarbon, uma plataforma de mobilidade urbana, que vai transformar as viagens de bicicletas em créditos para serem utilizados em parcerias. Atualmente, além de atuar como consultor na área de Sustentabilidade e ESG, Erivaldo atua como treinador na Escola de PhDs, onde vem ajudando as pessoas da academia a fazerem a migração da academia para a indústria ou transformando seus conhecimentos em negócios.

  • Prof. Ms. Marcio Cruz

    Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UNIMES – 2006) e Advogado inscrito na OAB/SP. Mestre em Administração – Área de Concentração: Gestão do Esporte (UNINOVE – 2018). Pós-Graduado no Curso de Especialização em Direito Desportivo (UNIFIA – 2014). Pós-Graduado no Curso de Especialização em Direito do Trabalho, com qualificação para o Magistério Superior (ESA – OAB/SP – 2011). Curso Topics in Sport Management (UMASS – Massachusetts – USA – 2016). Atua nas áreas do Direito Trabalhista, do Direito Desportivo e Consultoria em Governança no Esporte. Fundador e coorganizador do Simpósio de Direito Desportivo e Esporte e Encontro de Gestão Esportiva da Baixada Santista. Já atuou como Auditor em Tribunais Superiores de Justiça Desportiva. Secretário da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP, Subseção de Santos.

  • Prof. Ms. Renato Dupas Bragagnollo

    Graduado em Esporte (Universidade Estadual de Londrina – 2010). MBA em Gestão e Marketing Esportivo (Trevisan Escola de Negócios – 2012). Mestre em Administração – Área de Concentração: Gestão do Esporte – Linha: Estratégia e Governança no Esporte (UNINOVE – 2016). Curso Topics in Sport Management (UMASS – Massachusetts – USA – 2015). Experiência em gestão de projetos esportivos e consultorias em instituições e parcerias como SEELJE-RJ, Centro de Basquete/VIVO, Santos Futebol Clube e outros projetos independentes. Experiência com projetos incentivados pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE) e Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE), e também Edital de Chamamento Público. Atualmente é especialista em Esporte no Serviço Social da Indústria – SESI-SP com atuação na gestão dos programas esportivos da formação ao rendimento, bem como projetos voltados para parcerias de entidades públicas e privadas.

  • Prof. Dr. Vicente Martin Mastrocola

    Publicitário, graduado e pós-graduado em comunicação e marketing pela ESPM, instituição por meio da qual também obteve o título de mestre e doutor em Comunicação e Práticas de Consumo. Na unidade de São Paulo da ESPM, atua como supervisor das disciplinas de games da graduação em Sistemas de Informação (Tech) e ministra aulas de mídia digital para a graduação em Publicidade e Propaganda. Nesta mesma instituição de ensino coordena o Game Lab ESPM. Trabalha com projetos digitais e criação de games desde 1998 e já realizou trabalhos por meio de grandes agências de publicidade para marcas como: Google, Danone, Intel, Ford, Itaú, Vivo, McDonald’s entre outras. Escreveu, nos últimos anos, diversos textos sobre game design para a mídia especializada e teve artigos publicados nas coletâneas Mapping the Digital – Cultures and Territories of Play e Levelling Up – The Cultural Impact of Contemporary Videogames, ambas lançadas pela Inter-Disciplinary Press de Oxford (Reino Unido).

  • Profa. Especialista Jaqueline de Faria França Leite

    Graduada em Educação Física (Universidade Federal de Santa Catarina – 2009). Especialização em Bioquímica, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Esportivo (INICAMP – 2011). Pós Graduada em Gestão Estratégia de Negócios (INPG – 2013) e MBA em Gestão Empresarial e Liderança (INPG – 2017). MBA em Economia Comportamental (ESPM – 2019). Mais de 12 anos de experiência na gestão de academias, equipes e eventos esportivos, executando projetos de liderança, programas de promoção à saúde, ampliação comercial e reestruturação de operações e procedimentos. Articulação de parcerias e resolução de problemas complexos. Projetos e desenvolvimento de formação de equipes. Projetos de promoção da saúde, utilizando a ferramenta de gameficação. Realização de eventos esportivos de grande porte, com o objetivo de promoção e formação esportiva de adolescentes e jovens. Reestruturação empresarial, direcionada para a mudança de cultura empresarial e alinhamento estratégico entre premissas de gestão de marketing, vendas e recursos humanos. Atualmente atua como especialista em Esporte no Serviço Social da Indústria – SESI-SP, na gestão de programas esportivos desde a formação até o rendimento esportivo, bem como em projetos de consultoria voltados para Mercado Fitness e Esporte.”

  • Profa. Especialista Amanda Demétrio dos Santos

    jornalista pelas Faculdades Integradas Rio Branco, formada em 2014, com participação em palestras ministradas na faculdade, com profissionais atuantes no mercado de trabalho da área de comunicação social. Possui conhecimento e atua com as ferramentas Maxpress, Comunique-se, I´MPress, Boxnet e MLabs. Desde 2014, é a responsável pela assessoria de imprensa da área de esporte do Sesi-SP, fazendo o atendimento aos atletas da entidade, assessoria, eventos e cobertura de campeonatos em todo Brasil, entre eles, Superliga de Voleibol, NBB e Seletiva Olímpica. Principal responsável por ministrar palestras com os atletas e comissões técnicas sobre comunicação e redes sociais, aplicação de Media Training e Conduta do Atleta.

  • Prof. Ms. Vinicius Leonardo Loureiro Morrone

    Mestre em Administração de Empresas e Especialista em Direito Desportivo. Diretor de Produções Acadêmicas da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo, Doutorando em Economia das Organizações, Colunista do Portal Lei em Campo e funcionário do Ministério Público do Estado de São Paulo. Membro do PROGESA – Programa de Gestão Estratégica para Sustentabilidade Socioambiental.

  • Profa. Especialista Cristiane Marconi Costa

    Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie em 2001, Pós-graduada em Psicoterapia Comportamental Cognitiva pela USP em 2004 e Especialista em Psicologia Esportiva pelo Instituto Sedes Sapientiae em 2005. Psicóloga do esporte do SESI SP, atualmente com as equipes de alto rendimento de natação, bocha paralímpica, atletismo paralímpico, luta olímpica e vôlei sentado. Já trabalhou com atletas e comissões técnicas de basquete, futsal, polo aquático, nado sincronizado e tênis. Fez parte da equipe de psicólogos do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Atende em consultório. Autora de um capítulo no livro Instrumentos de Avaliação em Psicologia do Esporte.

  • Prof. Ms. Rodrigo Renato da Silva

    Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e Graduação em Fisioterapia – Faculdades Salesianas de Lins (1997). Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário UNIFAAT, Professor convidado no programa de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá -SP, Universidade de Cuiabá – MT e Faculdade Inspirar – SP, Fisioterapeuta do Esporte do SESI-SP e do Instituto Trata Jardins. Tem experiência acadêmica e clínica em Fisioterapia, com ênfase nos Distúrbios Musculoesqueléticos e Fisioterapia Esportiva .

  • Profa. Especialista Marina Penteado Gusson

    Graduação na USP-Ribeirão Preto, Especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae, Formação em Clínica Reichiana, Psicóloga da Seleção Brasileira de Karatê na preparação para o Pan2009, Psicóloga pela Confederação Brasileira de Atletismo de 2014-2017 (participando dos Jogos Olímpicos Rio 2016), Psicóloga da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

  • Profa. Dra. Jerusa Petrovna Resende Lara

    Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2021), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2016), Doutorado-Sanduíche na Universidade de Lisboa (2015), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2011), Graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2014), Participação em cursos: Análise de Captura e Movimento Vicon- Análise de Captura e Movimento Atletismo: prescrição, controle de treinos. O Sistema de Preparação do Desportista de Alto Desempenho Biomecânica dos Esportes Novas Tecnologias Aplicadas no Desporto de Alto Desempenho Opensim – New developments and future directions Participações em Seleções Brasileiras: – Análise biomecânica via rede Cenesp das modalidades: Salto em distância, salto triplo, salto com vara, lançamento de martelo e Taekwondo Principais Atuações Profissionais: – Professora da UFPR para o curso de Educação física; – Professora de Pós-graduação para as faculdades Positivo, Uninter, Inspirar.

  • Profa. Especialista Bruna Sousa

    Nutricionista Esportiva do CRCE SESI-SP; Especialização em Fisiologia do Exercício (UNIFESP); Especialização em Tratamento Multidisciplinar da Obesidade (UNIFESP); Cineantropometrista Nível II (ISAK)

• Em razão da pandemia de Covid-19, alguns módulos poderão ser realizados totalmente no formato remoto, devido às restrições de aulas presenciais na Faculdade. Caso isto ocorra, as aulas serão aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto de cada curso.
• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams, conforme cronograma que pode ser consultado aqui.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovados no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).