• Curso totalmente online
  • Turma: 06/08/2022 a 23/12/2023
  • Sábados, 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 30/05/2022 a 02/08/2022
O curso de especialização em Linguagens busca ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade de forma interdisciplinar, tendo como horizonte as questões propostas pela BNCC.
O aluno poderá planejar, desenvolver e avaliar o uso de procedimentos de investigação na sala de aula, de produção de conhecimento e de divulgação científica, no campo das Linguagens, além de elaborar projetos formativos utilizando tecnologias e recursos da web.
OBJETIVOS
Capacitar professores em geral e habilitados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Língua Inglesa, especializando-os no Ensino Interdisciplinar, materializado no ensino das Linguagens.
Desenvolver estratégias didáticas pautadas no ensino por investigação e em PBL (Project Based Learning) que promovam a Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.
Contribuir para que o ensino das Linguagens seja pautado no método científico, articule conceitos e categorias das diferentes disciplinas da área de Linguagens e faça com que sua aprendizagem seja significativa para a compreensão da realidade e mundividência do estudante.
Ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares em direção à área de conhecimento, de forma mais interdisciplinar, e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade (daí a interdisciplinaridade), tendo como horizonte às questões propostas também pela BNCC.
PÚBLICO 
Gestores Pedagógicos, Professores da Educação Básica formados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes ou interessados em geral.
PERFIL DO EGRESSO 
Ao final do curso pretende-se que os estudantes possam:
Planejar, desenvolver a avaliar diversos modelos de ações educativas e formativas, tendo como princípio norteador a articulação dos diversos saberes e dos componentes específicos da área de Linguagens, de forma interdisciplinar ou transversal.
Praticar princípios e procedimentos que visam à construção coletiva entre pares do ensino interdisciplinar e por área do conhecimento.
Elaborar e desenvolver projetos formativos que possibilitem autonomia e desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes.
Realizar análise pedagógica dos resultados de avaliações externas e internas, propondo aprimoramento do próprio trabalho.
Utilizar recursos da web para o desenvolvimento de projetos formativos e aulas interdisciplinares.
ESTRUTURA CURRICULAR 
Atividade assíncrona Atividade síncrona Carga horária total
Interdisciplinaridade na Educação 12h 32h 44h
Multiletramentos na Educação 12h 32h 44h
Ensino por investigação e por projetos 12h 12h 44h
Multimodalidades na Educação 06h 20h 26h
Base Nacional Comum Curricular e a articulação disciplinar /área 06h 20h 26h
Linguagens, tecnologia e educação 12h 32h 44h
Itinerários formativos 12h 32h 44h
Cultura e protagonismo juvenil na Educação 12h 32h 44h
Avaliação educacional, equidade e qualidade social da educação 12h 32h 44h
Carga horária total 96h 264h 360h
  • Isabela Carletti

    Titulação: mestre
    Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP, pesquisando o ensino de Arte e a BNCC. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2019), dissertação direcionada às investigações biopolíticas e o público LGBT+. Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2014), título adquirido após a realização de artigo sobre a performance “Garota Glamourosa” de mesma autoria. Possui graduação em Dança nas modalidades Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Viçosa (2010), momento ao qual dedicou sua formação e pesquisa aos processos educacionais em Dança correlacionados aos processos criativos cênicos. Atualmente é pesquisadora com ênfase nos processos contemporâneos e ensino de Arte, temática que leciona na Faculdade Sesi – SP e no Sesi Escola.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Arte e Educação
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/5720081337101662
  • Levi Corrêa Lopes

    Titulação: especialista
    Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade das Américas Unidas em São Paulo e graduado em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase nas artes cênicas e na educação socioemocional abordando os seguintes temas: teatro, arte circense, cinema, história da arte no Brasil, arte contemporânea no Brasil. Promove atividades de cunho socioemocional, com o foco nas emoções e cognitivo. Seu foco de pesquisa atual está na arte educação como ferramenta na formação social e emocional do jovem contemporâneo. No âmbito profissional, ministra aulas para o curso de Linguagens na Faculdade SESI e faz parte do corpo docente responsável pelas Unidades Curriculares referentes as artes.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Artes, Ensino de artes cênicas, Metodologia do ensino de artes, Cultura socioemocional nas escolas.
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/2638983864962206
  • Lucas Butenas Lopez

    Titulação: mestre
    Mestre em Educação, com ênfase em filosofia da linguagem, pela Universidade de São Paulo (2019). Graduado e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2015). Professor de Geografia de Ensino Fundamental e Ensino Médio do Centro de Atividades Vila Leopoldina SESI-SP. Professor de graduação no curso de Licenciatura em Ciências Humanas pela Faculdade de Educação SESI-SP.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Filosofia da linguagem aplicada à educação.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/2586685197605529
  • Patrícia Lacombe Pinheiro

    Titulação: doutoranda
    Doutoranda pelo Instituto de Artes da UNESP na linha de pesquisa de Arte e Educação. Mestra em Políticas Sociais, com ênfase em Políticas da Educação; especialista em Ética, Valores e Cidadania pela Universidade de São Paulo e; em Violência Institucional e Familiar pelo Centro de Formação do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Tide Setúbal & Instituto Sistemas Humanos. Estudou o Construcionismo Social e as Práticas de Mediação no Instituto FAMILAE. Educadora e pesquisadora graduada em Pedagogia e Artes Visuais pela FAMEC, com experiência na rede pública, privada e no terceiro setor. Dedica-se a estudar grupos e relações humanas no contexto da educação, tendo iniciado seu percurso como educadora em 1993. Possui experiência em gestão nas áreas da primeira infância, juventude e na formação de educadores. Atuou como coordenadora acadêmica em cursos superiores de licenciatura, bacharelado e tecnologia; foi membro de Comitê de ENADE e avaliação institucional; atua na elaboração e na revisão de materiais didáticos. É presidente da OMEP BR SP (Organização Mundial de Educação Pré-Escolar – regional São Paulo); professora substituta de artes e educação na UNESP (campi Barra Funda) e formadora de professores em universidades e projetos de assessoria.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Linguagens democráticas / Políticas de formação de professores e Políticas Culturais / Diversidade
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/9201521041486955
  • Renata Palumbo

    Titulação: doutora
    Pós-doutoramento pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras, com a pesquisa “A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona”. Concluiu o doutorado e o mestrado pela mesma Universidade. Fez estágio sanduíche pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Trabalha com a interface entre ensino, mídia, sociocognição e argumentação. Autora do livro “Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial”, publicado pelo FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. Já atuou como Professora junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, na condição de contratada por concurso público. Participou do curso de imersão em inglês da University of Art and Design, em Santa Fé, Estados Unidos. Exerce a função de docente do ensino superior há mais de dez anos e, atualmente, ministra disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e no de Linguagens da Faculdade SESI de Educação, onde também exerce a função de orientadora de Residência Educacional.
    Linha de pesquisa / ou área de interesse:
    Estudos do texto-discurso em Língua Portuguesa; Ensino de leitura e de argumentação e Oralidade e escrita.
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5481540554575013
PLATAFORMA DE AULAS ONLINE
As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
SELEÇÃO E MATRÍCULA
Poderão se candidatar às vagas apenas os portadores de diplomas ou certificados de graduação em curso superior. A matrícula será considerada oficializada quando regularizada junto à Secretaria Acadêmica.
Número de vagas ofertadas: 40 vagas, mínimo de 20 alunos por turma.
SISTEMA DE AVALIAÇAO
Os estudantes serão considerados aprovados no módulo quando obtiverem o conceito “aprendizagem satisfatória”. Será considerado aprovado no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e tiverem frequência mínima de 75% em cada módulo.
CERTIFICAÇÃO
Será concedido o certificado de Especialização no “Ensino de Linguagens” para o aluno que for aprovado no curso, conforme item anterior.
IMPORTANTE:
Como o curso está organizado em módulos, os mesmos podem ter terminalidade própria, sendo assim, caso o estudante não consiga finalizar todos os módulos (360h) para ter o título de especialista, poderá requerer o certificado para os módulos que conseguir finalizar (tendo assim, certificados de extensão ou aperfeiçoamento) a depender da quantidade de horas realizadas no curso.
Caso o estudante solicite o retorno ao curso depois de 03 meses, deverá enviar sua documentação para validação pela coordenação para que possa convalidar sua continuidade.
O calendário de aulas será disponibilizado em breve.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Secretaria Acadêmica

secretaria.academica@faculdadesesi.edu.br
(11) 3833-1097
contato@faculdadesesi.edu.br | WhatsApp (11) 93440-3922