- Curso totalmente online
- Turma: 06/08/2022 a 23/12/2023
- Sábados, 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
- Carga horária: 360h
- Duração aproximada: 18 meses
- Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
- Inscrições de 30/05/2022 a 02/08/2022
O curso de especialização em Linguagens busca ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade de forma interdisciplinar, tendo como horizonte as questões propostas pela BNCC. O aluno poderá planejar, desenvolver e avaliar o uso de procedimentos de investigação na sala de aula, de produção de conhecimento e de divulgação científica, no campo das Linguagens, além de elaborar projetos formativos utilizando tecnologias e recursos da web. |
OBJETIVOS |
Capacitar professores em geral e habilitados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Língua Inglesa, especializando-os no Ensino Interdisciplinar, materializado no ensino das Linguagens. Desenvolver estratégias didáticas pautadas no ensino por investigação e em PBL (Project Based Learning) que promovam a Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Contribuir para que o ensino das Linguagens seja pautado no método científico, articule conceitos e categorias das diferentes disciplinas da área de Linguagens e faça com que sua aprendizagem seja significativa para a compreensão da realidade e mundividência do estudante. Ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares em direção à área de conhecimento, de forma mais interdisciplinar, e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade (daí a interdisciplinaridade), tendo como horizonte às questões propostas também pela BNCC. |
PÚBLICO |
Gestores Pedagógicos, Professores da Educação Básica formados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes ou interessados em geral. |
PERFIL DO EGRESSO |
Ao final do curso pretende-se que os estudantes possam: Planejar, desenvolver a avaliar diversos modelos de ações educativas e formativas, tendo como princípio norteador a articulação dos diversos saberes e dos componentes específicos da área de Linguagens, de forma interdisciplinar ou transversal. Praticar princípios e procedimentos que visam à construção coletiva entre pares do ensino interdisciplinar e por área do conhecimento. Elaborar e desenvolver projetos formativos que possibilitem autonomia e desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Realizar análise pedagógica dos resultados de avaliações externas e internas, propondo aprimoramento do próprio trabalho. Utilizar recursos da web para o desenvolvimento de projetos formativos e aulas interdisciplinares. |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Atividade assíncrona | Atividade síncrona | Carga horária total | |
Interdisciplinaridade na Educação | 12h | 32h | 44h |
Multiletramentos na Educação | 12h | 32h | 44h |
Ensino por investigação e por projetos | 12h | 12h | 44h |
Multimodalidades na Educação | 06h | 20h | 26h |
Base Nacional Comum Curricular e a articulação disciplinar /área | 06h | 20h | 26h |
Linguagens, tecnologia e educação | 12h | 32h | 44h |
Itinerários formativos | 12h | 32h | 44h |
Cultura e protagonismo juvenil na Educação | 12h | 32h | 44h |
Avaliação educacional, equidade e qualidade social da educação | 12h | 32h | 44h |
Carga horária total | 96h | 264h | 360h |
-
Isabela Carletti
Titulação: mestre Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP, pesquisando o ensino de Arte e a BNCC. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2019), dissertação direcionada às investigações biopolíticas e o público LGBT+. Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2014), título adquirido após a realização de artigo sobre a performance “Garota Glamourosa” de mesma autoria. Possui graduação em Dança nas modalidades Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Viçosa (2010), momento ao qual dedicou sua formação e pesquisa aos processos educacionais em Dança correlacionados aos processos criativos cênicos. Atualmente é pesquisadora com ênfase nos processos contemporâneos e ensino de Arte, temática que leciona na Faculdade Sesi – SP e no Sesi Escola. Linha de pesquisa e/ou área de interesse Arte e Educação Endereço do currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/5720081337101662 -
Levi Corrêa Lopes
Titulação: especialista Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade das Américas Unidas em São Paulo e graduado em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase nas artes cênicas e na educação socioemocional abordando os seguintes temas: teatro, arte circense, cinema, história da arte no Brasil, arte contemporânea no Brasil. Promove atividades de cunho socioemocional, com o foco nas emoções e cognitivo. Seu foco de pesquisa atual está na arte educação como ferramenta na formação social e emocional do jovem contemporâneo. No âmbito profissional, ministra aulas para o curso de Linguagens na Faculdade SESI e faz parte do corpo docente responsável pelas Unidades Curriculares referentes as artes. Linha de pesquisa e/ou área de interesse: Artes, Ensino de artes cênicas, Metodologia do ensino de artes, Cultura socioemocional nas escolas. Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2638983864962206 -
Lucas Butenas Lopez
Titulação: mestre Mestre em Educação, com ênfase em filosofia da linguagem, pela Universidade de São Paulo (2019). Graduado e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2015). Professor de Geografia de Ensino Fundamental e Ensino Médio do Centro de Atividades Vila Leopoldina SESI-SP. Professor de graduação no curso de Licenciatura em Ciências Humanas pela Faculdade de Educação SESI-SP. Linha de pesquisa e/ou área de interesse Filosofia da linguagem aplicada à educação. Endereço do currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/2586685197605529 -
Renata Palumbo
Titulação: doutora Pós-doutoramento pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras, com a pesquisa “A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona”. Concluiu o doutorado e o mestrado pela mesma Universidade. Fez estágio sanduíche pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Trabalha com a interface entre ensino, mídia, sociocognição e argumentação. Autora do livro “Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial”, publicado pelo FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. Já atuou como Professora junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, na condição de contratada por concurso público. Participou do curso de imersão em inglês da University of Art and Design, em Santa Fé, Estados Unidos. Exerce a função de docente do ensino superior há mais de dez anos e, atualmente, ministra disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e no de Linguagens da Faculdade SESI de Educação, onde também exerce a função de orientadora de Residência Educacional. Linha de pesquisa / ou área de interesse: Estudos do texto-discurso em Língua Portuguesa; Ensino de leitura e de argumentação e Oralidade e escrita. Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5481540554575013
PLATAFORMA DE AULAS ONLINE As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h. |
SELEÇÃO E MATRÍCULA Poderão se candidatar às vagas apenas os portadores de diplomas ou certificados de graduação em curso superior. A matrícula será considerada oficializada quando regularizada junto à Secretaria Acadêmica. Número de vagas ofertadas: 40 vagas, mínimo de 20 alunos por turma. |
SISTEMA DE AVALIAÇAO Os estudantes serão considerados aprovados no módulo quando obtiverem o conceito “aprendizagem satisfatória”. Será considerado aprovado no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e tiverem frequência mínima de 75% em cada módulo. |
CERTIFICAÇÃO Será concedido o certificado de Especialização no “Ensino de Linguagens” para o aluno que for aprovado no curso, conforme item anterior. |
IMPORTANTE: Como o curso está organizado em módulos, os mesmos podem ter terminalidade própria, sendo assim, caso o estudante não consiga finalizar todos os módulos (360h) para ter o título de especialista, poderá requerer o certificado para os módulos que conseguir finalizar (tendo assim, certificados de extensão ou aperfeiçoamento) a depender da quantidade de horas realizadas no curso. Caso o estudante solicite o retorno ao curso depois de 03 meses, deverá enviar sua documentação para validação pela coordenação para que possa convalidar sua continuidade. |
![]() ![]() |
O calendário de aulas será disponibilizado em breve. |
OUTRAS INFORMAÇÕES Secretaria Acadêmica secretaria.academica@faculdadesesi.edu.br (11) 3833-1097 contato@faculdadesesi.edu.br | WhatsApp (11) 93440-3922 |