Linguagens



• Inscreva-se até 18/12/2020 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso.
• Pague a segunda parcela somente em março de 2021.
• Inscrição realizada até janeiro de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 13/03/2021 a 26/02/2022
  • Sábados, 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 12 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 450,00 (no boleto) Sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 16/11/2020 a 01/03/2021
Me avise quando houver nova turma

O curso de especialização em Linguagens busca ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade de forma interdisciplinar, tendo como horizonte as questões propostas pela BNCC.

O aluno poderá planejar, desenvolver e avaliar o uso de procedimentos de investigação na sala de aula, de produção de conhecimento e de divulgação científica, no campo das Linguagens, além de elaborar projetos formativos utilizando tecnologias e recursos da web.

Público

Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores da educação básica e profissionais ligados à área da educação.
Requisito, ensino superior.

Programa do Curso

09 Módulos 

• Multiletramentos na Educação (44h).

• Multimodalidades na Educação (26h).

• Base Nacional Comum Curricular e a articulação disciplinar /área (26h).

• Interdisciplinaridade na Educação (44h).

• Cultura e protagonismo juvenil na Educação (44h).

• Linguagens, tecnologia e educação (44h).

• Ensino por investigação e por projetos (44h).

• Avaliação de aprendizagem (44h).

• Itinerários formativos (44h).

  • Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), MBA em Gestão Empresarial, pela UNICSUL. Especialização em Lutas e Artes Marciais, UGF, Especialização em Gestão Escolar, UNIG. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO e está cursando Filosofia pela UNISUL/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Arthur Müller

    Doutorando em Formação, Currículo e Práticas Docentes, e mestre em Didática, Práticas de Ensino e Teorias Escolares, pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Pesquisador sobre registros e avaliação na Educação Física, em sua vertente cultural, compõe o grupo de estudos de Educação Física escolar da FEUSP (GPEF/FEUSP). Experiência na rede pública e privada de ensino como professor e coordenador. É formador de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens na Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Dr. André Yuiti Ozawa

    Doutor e mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. Graduado em Licenciatura Plena (Português/Inglês) pela Universidade de Guarulhos. É membro colaborador da Universidade de Lisboa e diretor geral da Faculdade INVENIO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, literatura comparada, educação, literatura portuguesa séc. xix e iniciação científica.

  • Prof. Dr. Elton Luiz Aliandro Furlanetto

    Doutor e mestre pela Universidade de São Paulo (USP), onde realizou Estudos Literários em inglês com enfoque na Ficção Científica e Utopia. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras Inglês e Português pela USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção científica, literatura norte-americana, crítica dialética, utopia, tradução literária e escrita criativa. Além disso, foi professor de turmas de Tradutor/Intérprete e Letras-inglês, enfocando principalmente as questões da língua e literatura em inglês e a tradução literária. Pesquisador do GREAT – Grupo de Estudos de Adaptação e Tradução e do Literatura e Utopia.

  • Prof. Dr. Sandro Luís da Silva

    Pós-Doutorado em Linguística (Análise do Discurso) pela Universidade Sorbonne Paris IV (2015), sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2008). Mestre em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2001). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1986), e graduação em Letras – Português/Francês Bacharelado – pela Universidade de São Paulo (1997), e licenciatura em Letras – Português/Francês – pela mesma Universidade (1997). Professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp – mestrado e doutorado.

  • Prof. Esp. Levi Corrêa Lopes

    Possui graduação em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará – Reitoria (2014). Atualmente é professor de artes – Serviço Social da Indústria – Diretório Regional São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.

  • Prof. Ms. Lucas Butenas Lopez

    Mestre em Educação, com ênfase em filosofia da linguagem, pela Universidade de São Paulo (2019). Graduado e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo.

  • Profa. Dra. Bianca Rigamonti Valeiro Garcia

    Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com a pesquisa intitulada: Por que quanto mais cedo melhor? Uma análise discursiva das justificativas neurológicas do ensino de inglês para crianças. Mestra pela mesma instituição. Professora de inglês, dedicada ao trabalho com crianças de educação infantil e ensino fundamental. Formadora e coautora dos roteiros para o Programa de Formação de Professores SMESP-FAFE 2012 (Teaching English to Young Learners), consultora e formadora de professores em escolas de ensino regular (Escola Projeto Vida e CONSA), autora e leitora crítica de materiais didáticos. Atualmente, leciona na Faculdade SESI de Educação, no curso de Linguagens, responsável pelas disciplinas de inglês e por orientar formandos em seu programa de Residência Educacional. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Educacional de Tecnologias na Educação na mesma instituição.

  • Profa. Esp. Bruna Freiria de Almeida

    Pós-graduada em Coordenação Pedagógica e Formação de Professores; Ética, Valores e Cidadania na Escola. Graduada em Pedagogia, Psicopedagogia Institucional e Clínica; Formação e facilitadora em curso de Comunicação Não Violenta. Coordenadora Pedagógica da rede SESI-SP,

  • Profa. Dra. Renata Palumbo

    Pós-doutoranda pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), com a pesquisa “A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona”. Doutora e mestra pela FFLCH – USP. Fez estágio sanduíche pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Trabalha com a interface entre ensino, mídia, sociocognição e argumentação. Autora do livro “Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial”, publicado pelo FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. Atualmente, ministra disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e no de Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação, onde também exerce a função de orientadora de residência educacional.

  • Profa. Ms. Ana Amália Alves da Silva

    Mestre em Spanish Portuguese and Latin American Studies pela King’s College de Londres (2013), pós-graduada em Arte, Crítica e Curadoria pela PUC-SP (2012), licenciada em Letras Português e Inglês pela PUC-SP (2011) e bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Foi Professora visitante – Translation Supervisor no programa de mestrado em Translating Popular Culture da City University London (2012-2013), professora visitante do curso de Português para estrangeiros da FAAP (2019), da FGV (2015) e professora convidada de Inglês na Coordenadoria de Línguas Estrangeiras da Universidade Mackenzie (2014). É autora de O livro do preenchimento (Ed. Patuá, 2020). Organizou o livro Contando com Paulina Chiziane e Ondjaki (Solte o Verbo! Línguas, 2020, no prelo). Membro do GEPEFE/USP – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educador. Professora de Literatura na Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Profa. Ms. Isabela Carletti

    Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP; mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2019); especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2014); possui graduação em Dança nas modalidades Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Intérprete- criadora e perfomer. Pesquisadora com ênfase nos processos contemporâneos de arte, ensino de Dança e estudos de gênero.

  • Prof. Ms. Vitor Marcelino da Silva

    Doutorando do Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e mestre, bacharel e licenciado em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor responsável pelas disciplinas de arte na graduação em Linguagens na Faculdade SESI-SP de Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: fotografia, livros fotográficos, história da arte no Brasil, arte contemporânea no Brasil, história das exposições.

• Somente a partir de maio de 2021 as aulas iniciarão presencialmente, a depender das autorizações dos órgãos oficiais, seguindo as medidas de segurança relacionadas à Covid-19. Até que a liberação aconteça as aulas serão no formato remoto (on-line).
• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto de cada curso.
• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams, conforme cronograma que pode ser consultado aqui.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovados no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).