Linguagens



  • Curso totalmente online
  • Turma: 12/02/2022 a 07/06/2023
  • Sábados, 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 13/12/2021 a 09/02/2022
O curso de especialização em Linguagens busca ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade de forma interdisciplinar, tendo como horizonte as questões propostas pela BNCC.
O aluno poderá planejar, desenvolver e avaliar o uso de procedimentos de investigação na sala de aula, de produção de conhecimento e de divulgação científica, no campo das Linguagens, além de elaborar projetos formativos utilizando tecnologias e recursos da web.
Objetivos 
Capacitar professores em geral e habilitados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Língua Inglesa, especializando-os no Ensino Interdisciplinar, materializado no ensino das Linguagens.
Desenvolver estratégias didáticas pautadas no ensino por investigação e em PBL (Project Based Learning) que promovam a Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.
Contribuir para que o ensino das Linguagens seja pautado no método científico, articule conceitos e categorias das diferentes disciplinas da área de Linguagens e faça com que sua aprendizagem seja significativa para a compreensão da realidade e mundividência do estudante.
Ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares em direção à área de conhecimento, de forma mais interdisciplinar, e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade (daí a interdisciplinaridade), tendo como horizonte às questões propostas também pela BNCC.
Público 
Docentes da rede SESI que atuam na Educação Básica nos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes.
Perfil do egresso
Ao final do curso pretende-se que os estudantes possam:
Planejar, desenvolver a avaliar diversos modelos de ações educativas e formativas, tendo como princípio norteador a articulação dos diversos saberes e dos componentes específicos da área de Linguagens, de forma interdisciplinar ou transversal.
Praticar princípios e procedimentos que visam à construção coletiva entre pares do ensino interdisciplinar e por área do conhecimento.
Elaborar e desenvolver projetos formativos que possibilitem autonomia e desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes.
Realizar análise pedagógica dos resultados de avaliações externas e internas, propondo aprimoramento do próprio trabalho.
Utilizar recursos da web para o desenvolvimento de projetos formativos e aulas interdisciplinares.
Estrutura curricular
Unidade Curricular Atividade assíncrona Atividade síncrona Carga horária total
Interdisciplinaridade na Educação 12h 32h 44h
Multiletramentos na Educação 12h 32h 44h
Ensino por investigação e por projetos 12h 12h 44h
Multimodalidades na Educação 06h 20h 26h
Base Nacional Comum Curricular e a articulação disciplinar /área 06h 20h 26h
Linguagens, tecnologia e educação 12h 32h 44h
Itinerários formativos 12h 32h 44h
Cultura e protagonismo juvenil na Educação 12h 32h 44h
Avaliação educacional, equidade e qualidade social da educação 12h 32h 44h
Carga horária total 96h 264h 360h
  • Isabela Carletti

    Titulação: mestre
    Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP, pesquisando o ensino de Arte e a BNCC. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2019), dissertação direcionada às investigações biopolíticas e o público LGBT+. Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2014), título adquirido após a realização de artigo sobre a performance “Garota Glamourosa” de mesma autoria. Possui graduação em Dança nas modalidades Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Viçosa (2010), momento ao qual dedicou sua formação e pesquisa aos processos educacionais em Dança correlacionados aos processos criativos cênicos. Atualmente é pesquisadora com ênfase nos processos contemporâneos e ensino de Arte, temática que leciona na Faculdade Sesi – SP e no Sesi Escola.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Arte e Educação
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/5720081337101662
  • Levi Corrêa Lopes

    Titulação: especialista
    Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade das Américas Unidas em São Paulo e graduado em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase nas artes cênicas e na educação socioemocional abordando os seguintes temas: teatro, arte circense, cinema, história da arte no Brasil, arte contemporânea no Brasil. Promove atividades de cunho socioemocional, com o foco nas emoções e cognitivo. Seu foco de pesquisa atual está na arte educação como ferramenta na formação social e emocional do jovem contemporâneo. No âmbito profissional, ministra aulas para o curso de Linguagens na Faculdade SESI e faz parte do corpo docente responsável pelas Unidades Curriculares referentes as artes.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Artes, Ensino de artes cênicas, Metodologia do ensino de artes, Cultura socioemocional nas escolas.
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/2638983864962206
  • Lucas Butenas Lopez

    Titulação: mestre
    Mestre em Educação, com ênfase em filosofia da linguagem, pela Universidade de São Paulo (2019). Graduado e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2015). Professor de Geografia de Ensino Fundamental e Ensino Médio do Centro de Atividades Vila Leopoldina SESI-SP. Professor de graduação no curso de Licenciatura em Ciências Humanas pela Faculdade de Educação SESI-SP.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Filosofia da linguagem aplicada à educação.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/2586685197605529
  • Patrícia Lacombe Pinheiro

    Titulação: doutoranda
    Doutoranda pelo Instituto de Artes da UNESP na linha de pesquisa de Arte e Educação. Mestra em Políticas Sociais, com ênfase em Políticas da Educação; especialista em Ética, Valores e Cidadania pela Universidade de São Paulo e; em Violência Institucional e Familiar pelo Centro de Formação do Instituto Alana, em parceria com a Fundação Tide Setúbal & Instituto Sistemas Humanos. Estudou o Construcionismo Social e as Práticas de Mediação no Instituto FAMILAE. Educadora e pesquisadora graduada em Pedagogia e Artes Visuais pela FAMEC, com experiência na rede pública, privada e no terceiro setor. Dedica-se a estudar grupos e relações humanas no contexto da educação, tendo iniciado seu percurso como educadora em 1993. Possui experiência em gestão nas áreas da primeira infância, juventude e na formação de educadores. Atuou como coordenadora acadêmica em cursos superiores de licenciatura, bacharelado e tecnologia; foi membro de Comitê de ENADE e avaliação institucional; atua na elaboração e na revisão de materiais didáticos. É presidente da OMEP BR SP (Organização Mundial de Educação Pré-Escolar – regional São Paulo); professora substituta de artes e educação na UNESP (campi Barra Funda) e formadora de professores em universidades e projetos de assessoria.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Linguagens democráticas / Políticas de formação de professores e Políticas Culturais / Diversidade
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/9201521041486955
  • Prof. Ms. Vitor Marcelino da Silva

    Doutorando do Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e mestre, bacharel e licenciado em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor responsável pelas disciplinas de arte na graduação em Linguagens na Faculdade SESI-SP de Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: fotografia, livros fotográficos, história da arte no Brasil, arte contemporânea no Brasil, história das exposições.

  • Renata Palumbo

    Titulação: doutora
    Pós-doutoramento pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras, com a pesquisa “A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona”. Concluiu o doutorado e o mestrado pela mesma Universidade. Fez estágio sanduíche pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Trabalha com a interface entre ensino, mídia, sociocognição e argumentação. Autora do livro “Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial”, publicado pelo FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. Já atuou como Professora junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, na condição de contratada por concurso público. Participou do curso de imersão em inglês da University of Art and Design, em Santa Fé, Estados Unidos. Exerce a função de docente do ensino superior há mais de dez anos e, atualmente, ministra disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e no de Linguagens da Faculdade SESI de Educação, onde também exerce a função de orientadora de Residência Educacional.
    Linha de pesquisa / ou área de interesse:
    Estudos do texto-discurso em Língua Portuguesa; Ensino de leitura e de argumentação e Oralidade e escrita.
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5481540554575013
• As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).
• O cronograma do curso está sujeito a alterações futuras.