Especialização em Matemática Anos Finais:
Ensino Fundamental e Médio



  • Curso totalmente online
  • Turma: 06/08/2022 a 23/12/2023
  • Sábados, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) sem taxa de inscrição
  • Inscrições de 30/05/2022 a 02/08/2022
  • Escolha a turma:
O curso de especialização em Matemática Anos Finais tem como objetivo desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos e, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e seus fundamentos pedagógicos, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos finais, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º do Ensino Médio.
Em uma abordagem interdisciplinar o aluno irá desenvolver situações de aprendizagem, por meio da resolução de problemas, ampliando o uso de recursos didáticos, por meio dos jogos e materiais manipuláveis. A matemática a ser trabalhada neste curso é concebida como a construção estimulada pelas necessidades humanas, de grupos sociais, e por isso, pode ser aprendida por todos e todos podem “fazer” matemática.
Durante o curso os alunos desenvolverão as competências necessárias para o ensino da matemática como ciência e linguagem, para melhor entender os fenômenos naturais e sociais, e assim, possam intervir sobre o mundo que os cercam de forma mais consciente.
OBJETIVOS 
Desenvolver estudos para que os participantes deste curso dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos da matemática, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e dos fundamentos pedagógicos desses conhecimentos e saberes, para que proponham atividades e projetos de ensino da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, deslocando a Matemática do âmbito de disciplina escolar para área de conhecimento.
PÚBLICO 
Profissionais do magistério, docentes que atuam no ensino fundamental e médio, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação.
PERFIL DO EGRESSO 
O egresso desse curso de pós-graduação lato sensu especializa suas competências e habilidades para o exercício de suas funções, em conformidade com o exposto na LDB nº 9.394/96, capítulo IV, bem como, com a Resolução CNE/CP nº 02/2015, objetivando cumprir o papel social de um profissional qualificado para trabalhar com as atividades de docência, na área da matemática, a par de valores éticos, estéticos e políticos.
O egresso ao aprimorar sua formação estará mais bem preparado para enfrentar os desafios das transformações sociais, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, fazendo escolhas e tomando decisões referenciadas nos saberes teóricos e práticos. Estará assim, capacitado para analisar criticamente diferentes contextos, adotando atitudes de acolhimento e de respeito à diversidade étnico-cultural entre outras.
Nesse sentido, também numa perspectiva crítico-humanística, técnica, estética, política e pedagógica, estará mais apto a:
Desempenhar seu papel de educador com capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar e diagnosticar características e interesses dos estudantes, criando situações de aprendizagem que estimulem sua ação;
Compreender-se como profissional da educação consciente de seu papel na formação do cidadão e da necessidade de se tornar agente que interfere na realidade em que atua;
Elaborar Planos de Trabalho Docente, em sintonia com o Projeto Pedagógico da sua escola, adequando-o ao perfil dos estudantes;
Desenvolver e aplicar metodologias adequadas ao processo de construção do conhecimento, centrados em situações-problema significativas, adequadas ao nível e às condições socioculturais dos estudantes, a partir de abordagens que buscam a interação dos diversos campos do saber;
Planejar e organizar situações de aprendizagem e o processo de mediação, selecionando conteúdos a serem desenvolvidos e propondo situações criativas, desafiadoras e promotoras da autonomia;
Integrar os conhecimentos matemáticos que compõem o currículo dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com as unidades curriculares pedagógicas e refere.
PROGRAMA DO CURSO
Os módulos têm diferentes cargas horárias, sendo assim, estarão divididos da seguinte maneira:
Módulo de 40h: terão 07 encontros síncronos de 03h e 19h de atividades assíncronas;
Módulo de 32h: terão 05 encontros síncronos de 03h e 17h de atividades assíncronas;
Módulo de 28h: terão 04 encontros síncronos de 03h e 16h de atividades assíncronas;
Módulo Unidade Curricular Carga horária
Módulo 1 Conexões entre a matemática e os diferentes campos da atividade humana. 28h
Módulo 2 Cultura Digital e potencialidades no Ensino da Matemática 28h
Módulo 3 Pensamento numérico: dos significados aos algoritmos 28h
Módulo 4 A epistemologia e a história no ensino de geometria 28h
Módulo 5 Práticas no ensino da Álgebra 28h
Módulo 6 Os Movimentos do Currículo da Matemática e da Educação Matemática 28h
Módulo 7 O ensino da Matemática por meio da Modelagem e da Resolução de Problemas 32h
Módulo 8 Ampliação dos recursos didáticos por meio dos jogos e materiais manipuláveis 32h
Módulo 9 O ensino da com Estatística e da Probabilidade e sua relação outras áreas do conhecimento 32h
Módulo 10 Ensino de Grandezas e Medidas: uma perspectiva interdisciplinar 28h
Módulo 11 Investigação em Educação Matemática nos anos finais do EF e EM: pesquisa em ação. 28h
Módulo 12 Planejamento e avaliação de situações de aprendizagem interdisciplinares 40h
  • Eder Alencar Silva

    Titulação: mestre
    Mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em decisão de investimento e avaliação estratégica do risco pelo COGEAE/PUC-SP e Graduação em Estatística (2006) e Matemática (2015) pela USP. Atualmente é estatístico no SENAI – Departamento Regional de São Paulo – onde trabalha com estudos e análises estatísticas, um dos responsáveis da frente de BI (PBI, SAP-BW, SAP-BO), coordena o projeto de construção do data lake do SENAI, faz a gestão do desenvolvimento e melhorias de alguns sistemas Institucionais; e leciona como professor de Ensino Superior na Faculdade SESI-SP de Educação, nos cursos de probabilidade e estatística, modelagem matemática e cultura digital e TICs, recursos para tomada de decisão e implantação de AVA. Tem experiência na área de BI, Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Estatística
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/3542208006774945
  • João Luiz Muzinatti

    Titulação: doutor
    Doutor em Educação Matemática pela Unesp (2018). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2001). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1984), graduação em Ciências – Matemática – Faculdades Associadas Ipiranga (2000). Atualmente, Diretor e Consultor no site “A Matemática e seus Problemas”, Coordenador e Consultor no ABC Dislexia, Professor no Colégio Pueri Domus de São Paulo. Já foi consultor/comentarista de filosofia do Ministério da Educação e colunista nos sites da revista Direcional Escolas e Portal Eduka. Tenho experiência docente de mais de 30 anos nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Matemática e Matemática. Trabalho sempre com ênfase em Filosofia da Ciência, Ética e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação crítica, educação matemática crítica, cuidado com distúrbios de aprendizagem e formação continuada. É especialista em distúrbios de aprendizagem em Matemática, com ênfase em Discalculia.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Formação de professores; no trabalho acadêmico paralelo, Filosofia da Educação Matemática: Educação Matemática Crítica.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/9865797439302288
  • Luis Paulo Martins

    Titulação: Mestre
    Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP, licenciado em Matemática pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (2008), Pedagogo, pela Universidade Nove de Julho (2011), Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho (2014). Elabora materiais didáticos para Faculdades e instituições de Educação à distância. Atualmente é Supervisor Técnico Educacional no SESI-SP, foi professor de Ensino Superior na Faculdade SESI-SP de Educação. Lecionou conteúdos de metodologia de Ensino de Matemática na Faculdade Orígenes Lessa em Lençóis Paulista no curso de Pedagogia no ano de 2015. Foi professor na rede estadual paulista, de 2009 a 2015, na E.E. Profª Antonieta Grassi Malatrasi em Lençóis Paulista/SP onde também exerceu a função de Professor Coordenador de Ensino Médio e de Apoio a Gestão Pedagógica e a função de Vice Diretor de Escola. Nos anos de 2013 e 2014 lecionou no Centro Paula Souza na ETEC Cidade do Livro em Lençóis Paulista e em 2013 foi professor Tutor online pela Fundação Getúlio Vargas em curso de formação continuada de professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. (Texto informado pelo autor)
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Educação matemática / currículo / planejamento docente / formação de professores.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/1332202959619101
  • Paulo Henrique Amorim Biazoli

    Titulação: mestre
    Mestre em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Pós-Graduado em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz – SP. Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP. Ocupou a função de Formador de Professores no Instituto Qualidade no Ensino (IQE AMCHAM – American Chambers of Commerce SP) e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional Paidéia. Atuou como Analista Técnico Educacional junto ao Serviço Social da Indústria de São Paulo – SESI/SP Paulo e também como professor de Educação Básica na mesma instituição. Autor e revisor técnico de coletâneas de livros didáticos destinados à alunos do Ensino Fundamental e Médio. Elaborador de itens para processos seletivos em diversas instituições. Também foi professor da rede pública estadual de São Paulo e de diversas escolas da rede particular, nos diversos segmentos da Educação Básica e principalmente em cursos pré-vestibulares. Recentemente ocupou, por cinco anos, a função de professor de Ensino Superior do Departamento de Engenharias do Centro Universitário Salesiano – UNISAL em Campinas/SP e atualmente é professor da Faculdade SESI – SP, lecionando em cursos de Licenciatura em Matemática.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Lógica, Tratamento da Informação, Álgebra Moderna, Tópicos de Matemática Contemporânea, Didática da Matemática.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/3488850969915311
  • Profa. Dra. Andréia Lunkes Conrado

    Possui doutorado e mestrado em Educação, pela Universidade de São Paulo (2019, 2005) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2000), com pesquisas nas áreas de Educação Matemática, Etnomatemática, Políticas Curriculares e Avaliação Educacional. Atua na Educação Básica, com experiências no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior, com a formação docente, em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática/Ciências. Colabora com pesquisas desenvolvidas por ONGs e Institutos de Pesquisa e foi Pesquisadora em Avaliações Educacionais do INEP/MEC (2008-2013). Atualmente é Assessora de Matemática na Escola N. Sra. das Graças (Gracinha) em São Paulo. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm/USP) e da Rede Internacional de Etnomatemática (RedINET).

  • Profa. Dra. Fernanda Oliveira Simon

    Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Unicamp. Possui experiência em curso de pós-graduação lato sensu. Assessora em análises estatísticas e metodológicas de pesquisas acadêmicas e mercadológicas. Publicações nas áreas de ensino de ciências, física, tecnologia, engenharia e formação de professores.
    Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e do Curso de Especialização em Ciências da Natureza por Área do Conhecimento da Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Ubiratan Barros Arrais

    Titulação: mestre
    Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP (2006), Bacharel e Licenciado em Matemática pela PUC/SP (1997). Professor de Fundamentos do Cálculo, Geometria, Metodologia e Prática de Ensino de Matemática nas Licenciaturas em Matemática e na Pedagogia. Coordenou a área de Matemática em rede de âmbito nacional. Assessor na área de Educação Matemática em diversas administrações públicas, sendo responsável pelo desenvolvimento de conteúdos, materiais e metodologias de apoio a professores em sala de aula. Atuando com desenvolvimento de ações de formação, inicial e continuada de professores e orientadores, bem como na avaliação de processos e criação de cursos presenciais e online. Autor de inúmeras vídeo-aulas de Matemática.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Geometria. Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/8770292922564984
PLATAFORMA DE AULAS ONLINE
As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 13h30 às 16h30.
SELEÇÃO E MATRÍCULA
Os interessados no curso deverão realizar inscrição no Portal da Faculdade SESI-SP. Poderão se candidatar às vagas apenas os portadores de diplomas ou certificados de graduação em curso superior.
Número de vagas ofertadas: 40 vagas, mínimo de 20 alunos por turma.
SISTEMA DE AVALIAÇAO
Os estudantes serão considerados aprovados no módulo quando obtiverem o conceito satisfatório. Para a obter a certificação de especialista o estudante precisa ter aprovação em todos os módulos e no Portfólio Final, além de contar com frequência mínima de 75% no curso. Uma vez aprovado, o estudante obterá o certificado de Especialização em “Ensino da Matemática: anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”.
IMPORTANTE:
Como o curso está organizado em módulos, os mesmos podem ter terminalidade própria, sendo assim, caso o estudante não consiga finalizar todos os módulos (360h) para ter o título de especialista, poderá requerer o certificado para os módulos que conseguir finalizar (tendo assim, certificados de extensão ou aperfeiçoamento) a depender da quantidade de horas realizadas no curso.
Caso o estudante solicite o retorno ao curso depois de 03 meses, deverá enviar sua documentação para validação pela coordenação para que possa convalidar sua continuidade.
CERTIFICAÇÃO
Para obter a certificação o estudante precisa ter aprovação em todos os módulos e no Portfólio Final, além de contar com frequência mínima de 75% no curso. Uma vez aprovado, o estudante obterá o certificado de Especialização em Docência da Matemática.
TRABALHO FINAL DE CURSO
O desenvolvimento de cada um dos módulos deverá subsidiar a elaboração do portifólio final, por isso, contempla as problematizações, o pensar, a investigação, o debate e a sistematização das ideias e conflitos, reforçando as produções autorais no decorrer de todo o curso e em cada um dos módulos.
O calendário de aulas será disponibilizado em breve.
OUTRAS INFORMAÇÕES 
Secretaria Acadêmica
secretaria.academica@faculdadesesi.edu.br
(11) 3833-1097
contato@faculdadesesi.edu.br | WhatsApp (11) 93440-3922