Especialização em Matemática Anos Finais:
Ensino Fundamental e Médio


Curso com inscrições encerradas
Me avise quando houver uma nova turma
- Curso totalmente online
- Turma: Indisponível
- Indisponível
- Carga horária: 360h
- Duração aproximada: 18 meses
- Investimento: Indisponível
- Inscrições de Encerradas
O curso de especialização em Matemática Anos Finais tem como objetivo desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos e, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e seus fundamentos pedagógicos, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos finais, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º do Ensino Médio. Em uma abordagem interdisciplinar o aluno irá desenvolver situações de aprendizagem, por meio da resolução de problemas, ampliando o uso de recursos didáticos, por meio dos jogos e materiais manipuláveis. A matemática a ser trabalhada neste curso é concebida como a construção estimulada pelas necessidades humanas, de grupos sociais, e por isso, pode ser aprendida por todos e todos podem “fazer” matemática. Durante o curso os alunos desenvolverão as competências necessárias para o ensino da matemática como ciência e linguagem, para melhor entender os fenômenos naturais e sociais, e assim, possam intervir sobre o mundo que os cercam de forma mais consciente. |
OBJETIVOS Desenvolver estudos para que os participantes deste curso dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos da matemática, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e dos fundamentos pedagógicos desses conhecimentos e saberes, para que proponham atividades e projetos de ensino da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, deslocando a Matemática do âmbito de disciplina escolar para área de conhecimento. |
PÚBLICO Profissionais do magistério, docentes que atuam no ensino fundamental e médio, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação. |
PERFIL DO EGRESSO O egresso desse curso de pós-graduação lato sensu especializa suas competências e habilidades para o exercício de suas funções, em conformidade com o exposto na LDB nº 9.394/96, capítulo IV, bem como, com a Resolução CNE/CP nº 02/2015, objetivando cumprir o papel social de um profissional qualificado para trabalhar com as atividades de docência, na área da matemática, a par de valores éticos, estéticos e políticos. O egresso ao aprimorar sua formação estará mais bem preparado para enfrentar os desafios das transformações sociais, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, fazendo escolhas e tomando decisões referenciadas nos saberes teóricos e práticos. Estará assim, capacitado para analisar criticamente diferentes contextos, adotando atitudes de acolhimento e de respeito à diversidade étnico-cultural entre outras. Nesse sentido, também numa perspectiva crítico-humanística, técnica, estética, política e pedagógica, estará mais apto a: Desempenhar seu papel de educador com capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar e diagnosticar características e interesses dos estudantes, criando situações de aprendizagem que estimulem sua ação; Compreender-se como profissional da educação consciente de seu papel na formação do cidadão e da necessidade de se tornar agente que interfere na realidade em que atua; Elaborar Planos de Trabalho Docente, em sintonia com o Projeto Pedagógico da sua escola, adequando-o ao perfil dos estudantes; Desenvolver e aplicar metodologias adequadas ao processo de construção do conhecimento, centrados em situações-problema significativas, adequadas ao nível e às condições socioculturais dos estudantes, a partir de abordagens que buscam a interação dos diversos campos do saber; Planejar e organizar situações de aprendizagem e o processo de mediação, selecionando conteúdos a serem desenvolvidos e propondo situações criativas, desafiadoras e promotoras da autonomia; Integrar os conhecimentos matemáticos que compõem o currículo dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com as unidades curriculares pedagógicas e refere. |
PROGRAMA DO CURSO Os módulos têm diferentes cargas horárias, sendo assim, estarão divididos da seguinte maneira: Módulo de 40h: terão 07 encontros síncronos de 03h e 19h de atividades assíncronas; Módulo de 32h: terão 05 encontros síncronos de 03h e 17h de atividades assíncronas; Módulo de 28h: terão 04 encontros síncronos de 03h e 16h de atividades assíncronas; |
Módulo | Unidade Curricular | Carga horária |
Módulo 1 | Conexões entre a matemática e os diferentes campos da atividade humana. | 28h |
Módulo 2 | Cultura Digital e potencialidades no Ensino da Matemática | 28h |
Módulo 3 | Pensamento numérico: dos significados aos algoritmos | 28h |
Módulo 4 | A epistemologia e a história no ensino de geometria | 28h |
Módulo 5 | Práticas no ensino da Álgebra | 28h |
Módulo 6 | Os Movimentos do Currículo da Matemática e da Educação Matemática | 28h |
Módulo 7 | O ensino da Matemática por meio da Modelagem e da Resolução de Problemas | 32h |
Módulo 8 | Ampliação dos recursos didáticos por meio dos jogos e materiais manipuláveis | 32h |
Módulo 9 | O ensino da com Estatística e da Probabilidade e sua relação outras áreas do conhecimento | 32h |
Módulo 10 | Ensino de Grandezas e Medidas: uma perspectiva interdisciplinar | 28h |
Módulo 11 | Investigação em Educação Matemática nos anos finais do EF e EM: pesquisa em ação. | 28h |
Módulo 12 | Planejamento e avaliação de situações de aprendizagem interdisciplinares | 40h |
PLATAFORMA DE AULAS ONLINE As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 13h30 às 16h30. |
SELEÇÃO E MATRÍCULA Os interessados no curso deverão realizar inscrição no Portal da Faculdade SESI-SP. Poderão se candidatar às vagas apenas os portadores de diplomas ou certificados de graduação em curso superior. Número de vagas ofertadas: 40 vagas, mínimo de 20 alunos por turma. |
SISTEMA DE AVALIAÇAO Os estudantes serão considerados aprovados no módulo quando obtiverem o conceito satisfatório. Para a obter a certificação de especialista o estudante precisa ter aprovação em todos os módulos e no Portfólio Final, além de contar com frequência mínima de 75% no curso. Uma vez aprovado, o estudante obterá o certificado de Especialização em “Ensino da Matemática: anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”. |
IMPORTANTE: Como o curso está organizado em módulos, os mesmos podem ter terminalidade própria, sendo assim, caso o estudante não consiga finalizar todos os módulos (360h) para ter o título de especialista, poderá requerer o certificado para os módulos que conseguir finalizar (tendo assim, certificados de extensão ou aperfeiçoamento) a depender da quantidade de horas realizadas no curso. Caso o estudante solicite o retorno ao curso depois de 03 meses, deverá enviar sua documentação para validação pela coordenação para que possa convalidar sua continuidade. CERTIFICAÇÃO Para obter a certificação o estudante precisa ter aprovação em todos os módulos e no Portfólio Final, além de contar com frequência mínima de 75% no curso. Uma vez aprovado, o estudante obterá o certificado de Especialização em Docência da Matemática. |
TRABALHO FINAL DE CURSO O desenvolvimento de cada um dos módulos deverá subsidiar a elaboração do portifólio final, por isso, contempla as problematizações, o pensar, a investigação, o debate e a sistematização das ideias e conflitos, reforçando as produções autorais no decorrer de todo o curso e em cada um dos módulos. |
![]() ![]() |
O calendário de aulas será disponibilizado em breve. |
OUTRAS INFORMAÇÕES |
Secretaria Acadêmica secretaria.academica@faculdadesesi.edu.br (11) 3833-1097 contato@faculdadesesi.edu.br | WhatsApp (11) 93440-3922 |