Matemática Anos Finais:
Ensino Fundamental e Médio



  • Curso totalmente online
  • Turma: 05/02/2022 a 27/05/2023
  • Sábados, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) sem taxa de inscrição
  • Inscrições de 13/12/2021 a 02/02/2022
  • Escolha a turma:
O curso de especialização em Matemática Anos Finais tem como objetivo desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos e, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e seus fundamentos pedagógicos, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos finais, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º do Ensino Médio.
Em uma abordagem interdisciplinar o aluno irá desenvolver situações de aprendizagem, por meio da resolução de problemas, ampliando o uso de recursos didáticos, por meio dos jogos e materiais manipuláveis. A matemática a ser trabalhada neste curso é concebida como a construção estimulada pelas necessidades humanas, de grupos sociais, e por isso, pode ser aprendida por todos e todos podem “fazer” matemática.
Durante o curso os alunos desenvolverão as competências necessárias para o ensino da matemática como ciência e linguagem, para melhor entender os fenômenos naturais e sociais, e assim, possam intervir sobre o mundo que os cercam de forma mais consciente.
Objetivos
Desenvolver estudos para que os participantes deste curso dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos da matemática, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e dos fundamentos pedagógicos desses conhecimentos e saberes, para que proponham atividades e projetos de ensino da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, deslocando a Matemática do âmbito de disciplina escolar para área de conhecimento.
Público
Profissionais do magistério, docentes que atuam no ensino fundamental e médio, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação.
Perfil do egresso
O egresso desse curso de pós-graduação lato sensu especializa suas competências e habilidades para o exercício de suas funções, em conformidade com o exposto na LDB nº 9.394/96, capítulo IV, bem como, com a Resolução CNE/CP nº 02/2015, objetivando cumprir o papel social de um profissional qualificado para trabalhar com as atividades de docência, na área da matemática, a par de valores éticos, estéticos e políticos.
O egresso ao aprimorar sua formação estará mais bem preparado para enfrentar os desafios das transformações sociais, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, fazendo escolhas e tomando decisões referenciadas nos saberes teóricos e práticos. Estará assim, capacitado para analisar criticamente diferentes contextos, adotando atitudes de acolhimento e de respeito à diversidade étnico-cultural entre outras.
Nesse sentido, também numa perspectiva crítico-humanística, técnica, estética, política e pedagógica, estará mais apto a:
Desempenhar seu papel de educador com capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar e diagnosticar características e interesses dos estudantes, criando situações de aprendizagem que estimulem sua ação;
Compreender-se como profissional da educação consciente de seu papel na formação do cidadão e da necessidade de se tornar agente que interfere na realidade em que atua;
Elaborar Planos de Trabalho Docente, em sintonia com o Projeto Pedagógico da sua escola, adequando-o ao perfil dos estudantes;
Desenvolver e aplicar metodologias adequadas ao processo de construção do conhecimento, centrados em situações-problema significativas, adequadas ao nível e às condições socioculturais dos estudantes, a partir de abordagens que buscam a interação dos diversos campos do saber;
Planejar e organizar situações de aprendizagem e o processo de mediação, selecionando conteúdos a serem desenvolvidos e propondo situações criativas, desafiadoras e promotoras da autonomia;
Integrar os conhecimentos matemáticos que compõem o currículo dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com as unidades curriculares pedagógicas e refere
  • Eder Alencar Silva

    Titulação: mestre
    Mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em decisão de investimento e avaliação estratégica do risco pelo COGEAE/PUC-SP e Graduação em Estatística (2006) e Matemática (2015) pela USP. Atualmente é estatístico no SENAI – Departamento Regional de São Paulo – onde trabalha com estudos e análises estatísticas, um dos responsáveis da frente de BI (PBI, SAP-BW, SAP-BO), coordena o projeto de construção do data lake do SENAI, faz a gestão do desenvolvimento e melhorias de alguns sistemas Institucionais; e leciona como professor de Ensino Superior na Faculdade SESI-SP de Educação, nos cursos de probabilidade e estatística, modelagem matemática e cultura digital e TICs, recursos para tomada de decisão e implantação de AVA. Tem experiência na área de BI, Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Estatística
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/3542208006774945
  • João Luiz Muzinatti

    Titulação: doutor
    Doutor em Educação Matemática pela Unesp (2018). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2001). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1984), graduação em Ciências – Matemática – Faculdades Associadas Ipiranga (2000). Atualmente, Diretor e Consultor no site “A Matemática e seus Problemas”, Coordenador e Consultor no ABC Dislexia, Professor no Colégio Pueri Domus de São Paulo. Já foi consultor/comentarista de filosofia do Ministério da Educação e colunista nos sites da revista Direcional Escolas e Portal Eduka. Tenho experiência docente de mais de 30 anos nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Matemática e Matemática. Trabalho sempre com ênfase em Filosofia da Ciência, Ética e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação crítica, educação matemática crítica, cuidado com distúrbios de aprendizagem e formação continuada. É especialista em distúrbios de aprendizagem em Matemática, com ênfase em Discalculia.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Formação de professores; no trabalho acadêmico paralelo, Filosofia da Educação Matemática: Educação Matemática Crítica.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/9865797439302288
  • Luis Paulo Martins

    Titulação: Mestre
    Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP, licenciado em Matemática pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (2008), Pedagogo, pela Universidade Nove de Julho (2011), Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho (2014). Elabora materiais didáticos para Faculdades e instituições de Educação à distância. Atualmente é Supervisor Técnico Educacional no SESI-SP, foi professor de Ensino Superior na Faculdade SESI-SP de Educação. Lecionou conteúdos de metodologia de Ensino de Matemática na Faculdade Orígenes Lessa em Lençóis Paulista no curso de Pedagogia no ano de 2015. Foi professor na rede estadual paulista, de 2009 a 2015, na E.E. Profª Antonieta Grassi Malatrasi em Lençóis Paulista/SP onde também exerceu a função de Professor Coordenador de Ensino Médio e de Apoio a Gestão Pedagógica e a função de Vice Diretor de Escola. Nos anos de 2013 e 2014 lecionou no Centro Paula Souza na ETEC Cidade do Livro em Lençóis Paulista e em 2013 foi professor Tutor online pela Fundação Getúlio Vargas em curso de formação continuada de professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. (Texto informado pelo autor)
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Educação matemática / currículo / planejamento docente / formação de professores.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/1332202959619101
  • Paulo Henrique Amorim Biazoli

    Titulação: mestre
    Mestre em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Pós-Graduado em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz – SP. Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP. Ocupou a função de Formador de Professores no Instituto Qualidade no Ensino (IQE AMCHAM – American Chambers of Commerce SP) e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional Paidéia. Atuou como Analista Técnico Educacional junto ao Serviço Social da Indústria de São Paulo – SESI/SP Paulo e também como professor de Educação Básica na mesma instituição. Autor e revisor técnico de coletâneas de livros didáticos destinados à alunos do Ensino Fundamental e Médio. Elaborador de itens para processos seletivos em diversas instituições. Também foi professor da rede pública estadual de São Paulo e de diversas escolas da rede particular, nos diversos segmentos da Educação Básica e principalmente em cursos pré-vestibulares. Recentemente ocupou, por cinco anos, a função de professor de Ensino Superior do Departamento de Engenharias do Centro Universitário Salesiano – UNISAL em Campinas/SP e atualmente é professor da Faculdade SESI – SP, lecionando em cursos de Licenciatura em Matemática.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Lógica, Tratamento da Informação, Álgebra Moderna, Tópicos de Matemática Contemporânea, Didática da Matemática.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/3488850969915311
  • Profa. Dra. Andréia Lunkes Conrado

    Possui doutorado e mestrado em Educação, pela Universidade de São Paulo (2019, 2005) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2000), com pesquisas nas áreas de Educação Matemática, Etnomatemática, Políticas Curriculares e Avaliação Educacional. Atua na Educação Básica, com experiências no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior, com a formação docente, em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática/Ciências. Colabora com pesquisas desenvolvidas por ONGs e Institutos de Pesquisa e foi Pesquisadora em Avaliações Educacionais do INEP/MEC (2008-2013). Atualmente é Assessora de Matemática na Escola N. Sra. das Graças (Gracinha) em São Paulo. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm/USP) e da Rede Internacional de Etnomatemática (RedINET).

  • Profa. Dra. Fernanda Oliveira Simon

    Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Unicamp. Possui experiência em curso de pós-graduação lato sensu. Assessora em análises estatísticas e metodológicas de pesquisas acadêmicas e mercadológicas. Publicações nas áreas de ensino de ciências, física, tecnologia, engenharia e formação de professores.
    Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e do Curso de Especialização em Ciências da Natureza por Área do Conhecimento da Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Ubiratan Barros Arrais

    Titulação: mestre
    Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP (2006), Bacharel e Licenciado em Matemática pela PUC/SP (1997). Professor de Fundamentos do Cálculo, Geometria, Metodologia e Prática de Ensino de Matemática nas Licenciaturas em Matemática e na Pedagogia. Coordenou a área de Matemática em rede de âmbito nacional. Assessor na área de Educação Matemática em diversas administrações públicas, sendo responsável pelo desenvolvimento de conteúdos, materiais e metodologias de apoio a professores em sala de aula. Atuando com desenvolvimento de ações de formação, inicial e continuada de professores e orientadores, bem como na avaliação de processos e criação de cursos presenciais e online. Autor de inúmeras vídeo-aulas de Matemática.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Geometria. Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/8770292922564984
• Aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).
• O cronograma do curso está sujeito a alterações futuras.