Matemática Anos Finais:
Ensino Fundamental e Médio



Inscreva-se até 22/06/2021 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso. (apenas para os que não entrarem no desconto de funcionários e professores de escola pública).
• Pague a segunda parcela somente em agosto de 2021.
• Inscrição realizada até 02 de agosto de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 07/08/21 a 27/08/2022
  • Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 12 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 500,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 25/05/2021 a 31/07/2021
Inscreva-se! Pré-inscrições colaboradores SESI/SENAI e professores rede pública
O curso de especialização em Matemática Anos Finais tem como objetivo desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos e, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e seus fundamentos pedagógicos, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos finais, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º do Ensino Médio.

Em uma abordagem interdisciplinar o aluno irá desenvolver situações de aprendizagem, por meio da resolução de problemas, ampliando o uso de recursos didáticos, por meio dos jogos e materiais manipuláveis. A matemática a ser trabalhada neste curso é concebida como a construção estimulada pelas necessidades humanas, de grupos sociais, e por isso, pode ser aprendida por todos e todos podem “fazer” matemática.

Durante o curso os alunos desenvolverão as competências necessárias para o ensino da matemática como ciência e linguagem, para melhor entender os fenômenos naturais e sociais, e assim, possam intervir sobre o mundo que os cercam de forma mais consciente.

Público

Profissionais do magistério, docentes que atuam no ensino fundamental e médio, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação.

Programa do Curso

• Conexões entre a matemática e os diferentes campos da atividade humana (28h).

• Pensamento numérico: dos significados aos algoritmos (28h).

• A epistemologia e a história no ensino de geometria (28h).

• Os Movimentos do Currículo da Matemática e da Educação Matemática (28h).

• O ensino da Matemática por meio da Modelagem e da Resolução de Problemas (32h).

• Ampliação dos recursos didáticos por meio dos jogos e materiais manipuláveis (32h).

• O ensino da Estatística e da Probabilidade e sua relação com outras áreas do conhecimento (32h).

• Práticas no ensino da Álgebra (28h).

• Investigação em Educação Matemática nos anos finais do EF e EM: pesquisa em ação. (28h).

• Planejamento e avaliação de situações de aprendizagem interdisciplinares (40h).

  • Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), MBA em Gestão Empresarial, pela UNICSUL. Especialização em Lutas e Artes Marciais, UGF, Especialização em Gestão Escolar, UNIG. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO e está cursando Filosofia pela UNISUL/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Dr. João Luiz Muzinatti

    Doutor em Educação Matemática pela Unesp (2018). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2001). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1984), graduação em Ciências – Matemática – Faculdades Associadas Ipiranga (2000). Atualmente, Diretor e Consultor no site “A Matemática e seus Problemas”, Coordenador e Consultor no ABC Dislexia, Professor no Colégio Pueri Domus de São Paulo. Tem experiência docente de mais de 30 anos nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Matemática e Matemática.

  • Prof. Ms. Éder Alencar da Silva

    Mestre pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Estatística (2006) e Matemática (2015). Tem experiência na área de BI, Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística.Atualmente é estatístico – SENAI – Departamento Regional de São Paulo e Professor de Ensino Superior na Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Ms. Paulo Henrique Amorim Biazoli

    Mestre em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Pós-Graduado em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz – SP. Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP. Tem experiência na área de formação de professores. Atuou como Analista Técnico Educacional junto ao Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP), e também, como professor de Educação Básica na mesma instituição. Atualmente é professor da Faculdade SESI-SP, lecionando em cursos de Licenciatura em Matemática.

  • Prof. Ms. Ubiratan Barros Arrais

    Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP (2006), Bacharel e Licenciado em Matemática pela PUC/SP (1997). Professor de Fundamentos do Cálculo, Geometria, Metodologia e Prática de Ensino de Matemática nas Licenciaturas em Matemática e na Pedagogia. Coordenou a área de Matemática em rede de âmbito nacional. Assessor na área de Educação Matemática em diversas administrações públicas, sendo responsável pelo desenvolvimento de conteúdo, materiais e metodologias de apoio a professores em sala de aula. Atuando com desenvolvimento de ações de formação, inicial e continuada de professores e orientadores, bem como na avaliação de processos e criação de cursos presenciais e online. Autor de inúmeras videoaulas de Matemática.

  • Prof. Zaqueu Vieira Oliveira

    Pós-doutorando no Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da UFABC com bolsa PNPD-CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Possui doutorado em Educação Matemática pela UNESP (2015) com estágio de pesquisa na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2014), mestrado também em Educação Matemática pela UNESP (2011), graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pela USP (2009) e foi bolsista FAPESP entre 2008 e 2015. Foi professor contratado da Faculdade de Educação da USP (2015-2017), do SESI-SP e UNIVESP. Atualmente é professor contratado da Faculdade de Educação da USP.

  • Profa. Dra. Andréia Lunkes Conrado

    Possui doutorado e mestrado em Educação, pela Universidade de São Paulo (2019, 2005) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2000), com pesquisas nas áreas de Educação Matemática, Etnomatemática, Políticas Curriculares e Avaliação Educacional. Atua na Educação Básica, com experiências no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior, com a formação docente, em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática/Ciências. Colabora com pesquisas desenvolvidas por ONGs e Institutos de Pesquisa e foi Pesquisadora em Avaliações Educacionais do INEP/MEC (2008-2013). Atualmente é Assessora de Matemática na Escola N. Sra. das Graças (Gracinha) em São Paulo. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm/USP) e da Rede Internacional de Etnomatemática (RedINET).

• Em razão da pandemia de Covid-19, alguns módulos poderão ser realizados totalmente no formato remoto, devido às restrições de aulas presenciais na Faculdade. Caso isto ocorra, as aulas serão aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto do curso. Clique aqui para consultar. 
• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).