Especialização em Matemática Anos Finais:
Ensino Fundamental e Médio



 

Curso com inscrições encerradas

Me avise quando houver uma nova turma

 

  • Curso totalmente online
  • Turma: Indisponível
  • Indisponível
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Investimento: Indisponível
  • Inscrições de Encerradas
O curso de especialização em Matemática Anos Finais tem como objetivo desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos e, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e seus fundamentos pedagógicos, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos finais, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º do Ensino Médio.
Em uma abordagem interdisciplinar o aluno irá desenvolver situações de aprendizagem, por meio da resolução de problemas, ampliando o uso de recursos didáticos, por meio dos jogos e materiais manipuláveis. A matemática a ser trabalhada neste curso é concebida como a construção estimulada pelas necessidades humanas, de grupos sociais, e por isso, pode ser aprendida por todos e todos podem “fazer” matemática.
Durante o curso os alunos desenvolverão as competências necessárias para o ensino da matemática como ciência e linguagem, para melhor entender os fenômenos naturais e sociais, e assim, possam intervir sobre o mundo que os cercam de forma mais consciente.
OBJETIVOS 
Desenvolver estudos para que os participantes deste curso dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos da matemática, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e dos fundamentos pedagógicos desses conhecimentos e saberes, para que proponham atividades e projetos de ensino da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, deslocando a Matemática do âmbito de disciplina escolar para área de conhecimento.
PÚBLICO 
Profissionais do magistério, docentes que atuam no ensino fundamental e médio, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação.
PERFIL DO EGRESSO 
O egresso desse curso de pós-graduação lato sensu especializa suas competências e habilidades para o exercício de suas funções, em conformidade com o exposto na LDB nº 9.394/96, capítulo IV, bem como, com a Resolução CNE/CP nº 02/2015, objetivando cumprir o papel social de um profissional qualificado para trabalhar com as atividades de docência, na área da matemática, a par de valores éticos, estéticos e políticos.
O egresso ao aprimorar sua formação estará mais bem preparado para enfrentar os desafios das transformações sociais, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, fazendo escolhas e tomando decisões referenciadas nos saberes teóricos e práticos. Estará assim, capacitado para analisar criticamente diferentes contextos, adotando atitudes de acolhimento e de respeito à diversidade étnico-cultural entre outras.
Nesse sentido, também numa perspectiva crítico-humanística, técnica, estética, política e pedagógica, estará mais apto a:
Desempenhar seu papel de educador com capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar e diagnosticar características e interesses dos estudantes, criando situações de aprendizagem que estimulem sua ação;
Compreender-se como profissional da educação consciente de seu papel na formação do cidadão e da necessidade de se tornar agente que interfere na realidade em que atua;
Elaborar Planos de Trabalho Docente, em sintonia com o Projeto Pedagógico da sua escola, adequando-o ao perfil dos estudantes;
Desenvolver e aplicar metodologias adequadas ao processo de construção do conhecimento, centrados em situações-problema significativas, adequadas ao nível e às condições socioculturais dos estudantes, a partir de abordagens que buscam a interação dos diversos campos do saber;
Planejar e organizar situações de aprendizagem e o processo de mediação, selecionando conteúdos a serem desenvolvidos e propondo situações criativas, desafiadoras e promotoras da autonomia;
Integrar os conhecimentos matemáticos que compõem o currículo dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com as unidades curriculares pedagógicas e refere.
PROGRAMA DO CURSO
Os módulos têm diferentes cargas horárias, sendo assim, estarão divididos da seguinte maneira:
Módulo de 40h: terão 07 encontros síncronos de 03h e 19h de atividades assíncronas;
Módulo de 32h: terão 05 encontros síncronos de 03h e 17h de atividades assíncronas;
Módulo de 28h: terão 04 encontros síncronos de 03h e 16h de atividades assíncronas;
Módulo Unidade Curricular Carga horária
Módulo 1 Conexões entre a matemática e os diferentes campos da atividade humana. 28h
Módulo 2 Cultura Digital e potencialidades no Ensino da Matemática 28h
Módulo 3 Pensamento numérico: dos significados aos algoritmos 28h
Módulo 4 A epistemologia e a história no ensino de geometria 28h
Módulo 5 Práticas no ensino da Álgebra 28h
Módulo 6 Os Movimentos do Currículo da Matemática e da Educação Matemática 28h
Módulo 7 O ensino da Matemática por meio da Modelagem e da Resolução de Problemas 32h
Módulo 8 Ampliação dos recursos didáticos por meio dos jogos e materiais manipuláveis 32h
Módulo 9 O ensino da com Estatística e da Probabilidade e sua relação outras áreas do conhecimento 32h
Módulo 10 Ensino de Grandezas e Medidas: uma perspectiva interdisciplinar 28h
Módulo 11 Investigação em Educação Matemática nos anos finais do EF e EM: pesquisa em ação. 28h
Módulo 12 Planejamento e avaliação de situações de aprendizagem interdisciplinares 40h
PLATAFORMA DE AULAS ONLINE
As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 13h30 às 16h30.
SELEÇÃO E MATRÍCULA
Os interessados no curso deverão realizar inscrição no Portal da Faculdade SESI-SP. Poderão se candidatar às vagas apenas os portadores de diplomas ou certificados de graduação em curso superior.
Número de vagas ofertadas: 40 vagas, mínimo de 20 alunos por turma.
SISTEMA DE AVALIAÇAO
Os estudantes serão considerados aprovados no módulo quando obtiverem o conceito satisfatório. Para a obter a certificação de especialista o estudante precisa ter aprovação em todos os módulos e no Portfólio Final, além de contar com frequência mínima de 75% no curso. Uma vez aprovado, o estudante obterá o certificado de Especialização em “Ensino da Matemática: anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”.
IMPORTANTE:
Como o curso está organizado em módulos, os mesmos podem ter terminalidade própria, sendo assim, caso o estudante não consiga finalizar todos os módulos (360h) para ter o título de especialista, poderá requerer o certificado para os módulos que conseguir finalizar (tendo assim, certificados de extensão ou aperfeiçoamento) a depender da quantidade de horas realizadas no curso.
Caso o estudante solicite o retorno ao curso depois de 03 meses, deverá enviar sua documentação para validação pela coordenação para que possa convalidar sua continuidade.
CERTIFICAÇÃO
Para obter a certificação o estudante precisa ter aprovação em todos os módulos e no Portfólio Final, além de contar com frequência mínima de 75% no curso. Uma vez aprovado, o estudante obterá o certificado de Especialização em Docência da Matemática.
TRABALHO FINAL DE CURSO
O desenvolvimento de cada um dos módulos deverá subsidiar a elaboração do portifólio final, por isso, contempla as problematizações, o pensar, a investigação, o debate e a sistematização das ideias e conflitos, reforçando as produções autorais no decorrer de todo o curso e em cada um dos módulos.
O calendário de aulas será disponibilizado em breve.
OUTRAS INFORMAÇÕES 
Secretaria Acadêmica
secretaria.academica@faculdadesesi.edu.br
(11) 3833-1097
contato@faculdadesesi.edu.br | WhatsApp (11) 93440-3922