Matemática Anos Iniciais



  • Curso totalmente online
  • Turma: 12/02/2022 a 13/05/2023
  • Sábados, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 06/12/2021 a 09/02/2022
O curso de especialização em Matemática Anos Iniciais tem como objetivo desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos e, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e seus fundamentos pedagógicos, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.Aprimorando a própria reflexão da prática docente, serão desenvolvidas dinâmicas de trabalho que propiciem aos alunos construir intervenções didáticas inovadoras, além de habilitar ao uso consciente das tecnologias da informação e comunicação no ensino da matemática.
Com o curso o aluno poderá avaliar e elaborar sequências didáticas que utilizem brincadeiras e culturas infantis, jogos e materiais manipulativos, considerando os níveis de desenvolvimento dos alunos nessa faixa etária e seu contexto sociocultural.
Objetivos
Desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos da matemática, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e dos fundamentos pedagógicos desses conhecimentos e saberes, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Público
Gestores escolares, profissionais do magistério, professores de escolas da Educação Básica; produtores de programas computacionais, materiais manipulativos e jogos; técnicos educacionais e profissionais da educação.
Estrutura curricular
Unidade curricular Carga horária
Introdução ao curso 40h
Cultura Digital e suas potencialidades no Ensino da Matemática. 40h
Investigação em Educação Matemática nos anos iniciais do EF: pesquisa em ação. 40h
O ensino das operações e sua constituição no contexto histórico-cultural. 40h
O ensino de Grandezas e Medidas e sua relação com outras áreas do conhecimento. 40h
Ampliação dos recursos didáticos por meio das brincadeiras e culturas infantis, dos jogos e de materiais manipuláveis. 40h
Das noções às aplicações dos números fracionários, decimais e da porcentagem. 40h
Modelagem Matemática, Investigação Matemática e Resolução de Problemas numa perspectiva interdisciplinar. 40h
Planejamento e avaliação de situações de aprendizagem e projetos interdisciplinares. 40h
 Carga horária total 360h
  • Andreia Medolago de Medeiros

    Titulação: doutora
    Doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017) mestrado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e graduação em Química pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2006).
    Atualmente é professor de ensino fundamental II e médio – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e professor de ensino superior da Faculdade SESI de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da química e história da ciência, ensino das ciências e educação ambiental
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    História das Ciências e Ensino das Ciências, História da Química – Educação Ambiental.
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5724170308044162  
  • Fernanda Cristina Subires Garcia.

    Titulação: mestre
    Mestre em Ciências Sociais pela UNESP. Especialista em Educação Especial e Inclusão. Especialista em Metodologia do Ensino Religioso e Filosofia. Licenciada em Ciências Sociais. Professora no curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI de Educação. Experiência na Educação Básica com ensino de Sociologia. Projetos desenvolvidos com Educação Restaurativa e Mediação de Conflitos direcionados à juventude.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Trabalho. Juventude.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/1882279979666118
  • João Luiz Muzinatti

    Titulação: doutor
    Doutor em Educação Matemática pela Unesp (2018). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2001). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1984), graduação em Ciências – Matemática – Faculdades Associadas Ipiranga (2000). Atualmente, Diretor e Consultor no site “A Matemática e seus Problemas”, Coordenador e Consultor no ABC Dislexia, Professor no Colégio Pueri Domus de São Paulo. Já foi consultor/comentarista de filosofia do Ministério da Educação e colunista nos sites da revista Direcional Escolas e Portal Eduka. Tenho experiência docente de mais de 30 anos nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Matemática e Matemática. Trabalho sempre com ênfase em Filosofia da Ciência, Ética e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação crítica, educação matemática crítica, cuidado com distúrbios de aprendizagem e formação continuada. É especialista em distúrbios de aprendizagem em Matemática, com ênfase em Discalculia.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Formação de professores; no trabalho acadêmico paralelo, Filosofia da Educação Matemática: Educação Matemática Crítica.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/9865797439302288
  • Luis Paulo Martins

    Titulação: Mestre
    Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP, licenciado em Matemática pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (2008), Pedagogo, pela Universidade Nove de Julho (2011), Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho (2014). Elabora materiais didáticos para Faculdades e instituições de Educação à distância. Atualmente é Supervisor Técnico Educacional no SESI-SP, foi professor de Ensino Superior na Faculdade SESI-SP de Educação. Lecionou conteúdos de metodologia de Ensino de Matemática na Faculdade Orígenes Lessa em Lençóis Paulista no curso de Pedagogia no ano de 2015. Foi professor na rede estadual paulista, de 2009 a 2015, na E.E. Profª Antonieta Grassi Malatrasi em Lençóis Paulista/SP onde também exerceu a função de Professor Coordenador de Ensino Médio e de Apoio a Gestão Pedagógica e a função de Vice Diretor de Escola. Nos anos de 2013 e 2014 lecionou no Centro Paula Souza na ETEC Cidade do Livro em Lençóis Paulista e em 2013 foi professor Tutor online pela Fundação Getúlio Vargas em curso de formação continuada de professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. (Texto informado pelo autor)
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Educação matemática / currículo / planejamento docente / formação de professores.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/1332202959619101
  • Paulo Henrique Amorim Biazoli

    Titulação: mestre
    Mestre em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Pós-Graduado em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz – SP. Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP. Ocupou a função de Formador de Professores no Instituto Qualidade no Ensino (IQE AMCHAM – American Chambers of Commerce SP) e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional Paidéia. Atuou como Analista Técnico Educacional junto ao Serviço Social da Indústria de São Paulo – SESI/SP Paulo e também como professor de Educação Básica na mesma instituição. Autor e revisor técnico de coletâneas de livros didáticos destinados à alunos do Ensino Fundamental e Médio. Elaborador de itens para processos seletivos em diversas instituições. Também foi professor da rede pública estadual de São Paulo e de diversas escolas da rede particular, nos diversos segmentos da Educação Básica e principalmente em cursos pré-vestibulares. Recentemente ocupou, por cinco anos, a função de professor de Ensino Superior do Departamento de Engenharias do Centro Universitário Salesiano – UNISAL em Campinas/SP e atualmente é professor da Faculdade SESI – SP, lecionando em cursos de Licenciatura em Matemática.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Lógica, Tratamento da Informação, Álgebra Moderna, Tópicos de Matemática Contemporânea, Didática da Matemática.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/3488850969915311
  • Ubiratan Barros Arrais

    Titulação: mestre
    Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP (2006), Bacharel e Licenciado em Matemática pela PUC/SP (1997). Professor de Fundamentos do Cálculo, Geometria, Metodologia e Prática de Ensino de Matemática nas Licenciaturas em Matemática e na Pedagogia. Coordenou a área de Matemática em rede de âmbito nacional. Assessor na área de Educação Matemática em diversas administrações públicas, sendo responsável pelo desenvolvimento de conteúdos, materiais e metodologias de apoio a professores em sala de aula. Atuando com desenvolvimento de ações de formação, inicial e continuada de professores e orientadores, bem como na avaliação de processos e criação de cursos presenciais e online. Autor de inúmeras vídeo-aulas de Matemática.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Geometria. Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/8770292922564984
  • Wagner Moreira da Silva

    Titulação: mestre
    Doutorando e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2015) e Licenciado em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP 2011). Atua como professor de física há mais de 10 anos, com experiências em cursinhos pré-vestibulares, ensino médio regular e fundamental II. É fundador do Portal Educacional FIZENCADEANDO, direcionado ao desenvolvimento de cursos Online para professores sobre Modelagem Matemática, Tecnologias da informação e comunicação, Circuitos Elétricos e Automação. Foi monitor cultural no MUSEU DE CIÊNCIAS CATAVENTO (2010) e técnico em eletrônica/informática nos anos de 2007-2009. Atualmente é professor no curso de licenciatura em Ciências da Natureza na Faculdade SESI-SP de Educação (FASESP) e pesquisador na área do Ensino de Ciências nas seguintes linhas temáticas: Alfabetização científica e tecnológica; Processos, recursos e materiais educativos; Linguagens e Discurso; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Educação em espaços não-formais e divulgação científica
    Linha de pesquisa / ou área de interesse:
    Robótica e Tecnologias Educacionais
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5887461642086146
• As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).
• O cronograma do curso está sujeito a alterações futuras.