Matemática Anos Iniciais



• Inscreva-se até 18/12/2020 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso.
• Pague a segunda parcela somente em março de 2021.
• Inscrição realizada até janeiro de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 06/02/2021 a 18/12/2021
  • Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 12 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 450,00 (no boleto) Sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 16/11/2020 a 29/01/2021
Inscrições público geral Inscrições com descontos especiais


O curso de especialização em Matemática Anos Iniciais tem como objetivo desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos e, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e seus fundamentos pedagógicos, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Aprimorando a própria reflexão da prática docente, serão desenvolvidas dinâmicas de trabalho que propiciem aos alunos construir intervenções didáticas inovadoras, além de habilitar ao uso consciente das tecnologias da informação e comunicação no ensino da matemática.
Com o curso o aluno poderá avaliar e elaborar sequências didáticas que utilizem brincadeiras e culturas infantis, jogos e materiais manipulativos, considerando os níveis de desenvolvimento dos alunos nessa faixa etária e seu contexto sociocultural.

Público

Gestores escolares, profissionais do magistério, professores de escolas da Educação Básica; produtores de programas computacionais, materiais manipulativos e jogos; técnicos educacionais e profissionais da educação.

Programa do Curso

09 Módulos 

• O ensino das operações e sua constituição no contexto histórico-cultural (28h).

• As possibilidades de acesso ao mundo e à aprendizagem por meio das tecnologias digitais (28h).

• Cultura Digital e suas potencialidades do Ensino da Matemática (28h).

• A epistemologia e a história das Geometrias com foco no ensino (28h).

• O ensino de Grandezas e Medidas e sua relação com outras áreas do conhecimento (24h).

• Ampliação dos recursos didáticos por meio das brincadeiras e culturas infantis, dos jogos e de materiais manipuláveis (24h).

• Das noções às aplicações dos números fracionários, decimais e da porcentagem (32h).

• Modelagem Matemática, Investigação Matemática e Resolução de Problemas numa perspectiva interdisciplinar (32h).

• A presença da matemática na natureza, artes e tudo mais (28h).

• Investigação em Educação Matemática nos anos iniciais do EF: pesquisa em ação (28h).

• A História da Matemática e da Educação Matemática (28h).

• Desenvolvimento do pensamento estatístico, combinatório e probabilístico (28h).

• Planejamento e avaliação de situações de aprendizagem e projetos interdisciplinares (28h).

  • Prof. Dr. Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), MBA em Gestão Empresarial, pela UNICSUL. Especialização em Lutas e Artes Marciais, UGF, Especialização em Gestão Escolar, UNIG. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO e está cursando Filosofia pela UNISUL/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Dr. João Luiz Muzinatti

    Doutor em Educação Matemática pela Unesp (2018). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2001). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1984), graduação em Ciências – Matemática – Faculdades Associadas Ipiranga (2000). Atualmente, Diretor e Consultor no site “A Matemática e seus Problemas”, Coordenador e Consultor no ABC Dislexia, Professor no Colégio Pueri Domus de São Paulo. Tem experiência docente de mais de 30 anos nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Matemática e Matemática.

  • Prof. Ms. Éder Alencar da Silva

    Mestre pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Estatística (2006) e Matemática (2015). Tem experiência na área de BI, Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística.Atualmente é estatístico – SENAI – Departamento Regional de São Paulo e Professor de Ensino Superior na Faculdade SESI-SP de Educação.

  • Prof. Ms. Paulo Henrique Amorim Biazoli

    Mestre em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Pós-Graduado em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz – SP. Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP. Tem experiência na área de formação de professores. Atuou como Analista Técnico Educacional junto ao Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP), e também, como professor de Educação Básica na mesma instituição. Atualmente é professor da Faculdade SESI-SP, lecionando em cursos de Licenciatura em Matemática.

  • Prof. Ms. Ubiratan Barros Arrais

    Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP (2006), Bacharel e Licenciado em Matemática pela PUC/SP (1997). Professor de Fundamentos do Cálculo, Geometria, Metodologia e Prática de Ensino de Matemática nas Licenciaturas em Matemática e na Pedagogia. Coordenou a área de Matemática em rede de âmbito nacional. Assessor na área de Educação Matemática em diversas administrações públicas, sendo responsável pelo desenvolvimento de conteúdo, materiais e metodologias de apoio a professores em sala de aula. Atuando com desenvolvimento de ações de formação, inicial e continuada de professores e orientadores, bem como na avaliação de processos e criação de cursos presenciais e online. Autor de inúmeras videoaulas de Matemática.

  • Prof. Zaqueu Vieira Oliveira

    Pós-doutorando no Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da UFABC com bolsa PNPD-CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Possui doutorado em Educação Matemática pela UNESP (2015) com estágio de pesquisa na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2014), mestrado também em Educação Matemática pela UNESP (2011), graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pela USP (2009) e foi bolsista FAPESP entre 2008 e 2015. Foi professor contratado da Faculdade de Educação da USP (2015-2017), do SESI-SP e UNIVESP. Atualmente é professor contratado da Faculdade de Educação da USP.

  • Profa. Dra. Andréia Lunkes Conrado

    Possui doutorado e mestrado em Educação, pela Universidade de São Paulo (2019, 2005) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2000), com pesquisas nas áreas de Educação Matemática, Etnomatemática, Políticas Curriculares e Avaliação Educacional. Atua na Educação Básica, com experiências no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior, com a formação docente, em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática/Ciências. Colabora com pesquisas desenvolvidas por ONGs e Institutos de Pesquisa e foi Pesquisadora em Avaliações Educacionais do INEP/MEC (2008-2013). Atualmente é Assessora de Matemática na Escola N. Sra. das Graças (Gracinha) em São Paulo. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm/USP) e da Rede Internacional de Etnomatemática (RedINET).

  • Profa. Esp. Bruna Freiria de Almeida

    Pós-graduada em Coordenação Pedagógica e Formação de Professores; Ética, Valores e Cidadania na Escola. Graduada em Pedagogia, Psicopedagogia Institucional e Clínica; Formação e facilitadora em curso de Comunicação Não Violenta. Coordenadora Pedagógica da rede SESI-SP,

• Somente a partir de maio de 2021 as aulas iniciarão presencialmente, a depender das autorizações dos órgãos oficiais, seguindo as medidas de segurança relacionadas à Covid-19. Até que a liberação aconteça as aulas serão no formato remoto (on-line).
• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto de cada curso.
• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams, conforme cronograma que pode ser consultado aqui.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovados no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).