Especialização Ensino da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio

EXCLUSIVO PARA PREFEITURAS PARCEIRAS.

• Curso Online
  • Turma: 890
  • Sábados, das 9h às 12h e/ou das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Inscrições de 26/09 a 15/12/2022
A efetiva aprendizagem da matemática tem sido um dos grandes desafios para a Educação. Há inúmeros fatores que influenciam não só no baixo desempenho observado na escola e nos exames de larga escala, mas principalmente no cotidiano, quando as limitações na aprendizagem são percebidas e interfere na qualidade de vida das pessoas. Certamente um desses fatores está no distanciamento da matemática escolar da matemática utilizadas nas diversas práticas sociais.

Espera-se que os participantes no decorrer deste curso de pós-graduação lato sensu, desenvolvam as competências necessárias para o ensino da matemática como ciência e linguagem, abrindo maiores possibilidades para que seus alunos da Educação Básica possam melhor entender os fenômenos naturais e sociais, e assim, possam intervir sobre o mundo que os cercam de forma mais consciente.

Nesse sentido, a matemática a ser trabalhada neste curso é concebida como a construção estimulada pelas necessidades humanas, de grupos sociais, e por isso, pode ser aprendida por todos e todos podem “fazer” matemática.
Essa é a essência deste curso: que os professores consigam que todos seus alunos se sintam capazes e façam matemática.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver estudos para que os participantes deste curso dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos da matemática, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e dos fundamentos pedagógicos desses conhecimentos e saberes, para que proponham atividades e projetos de ensino da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, deslocando a Matemática do âmbito de disciplina escolar para área de conhecimento.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso desse curso de pós-graduação lato sensu especializa suas competências e habilidades para o exercício de suas funções, em conformidade com o exposto na LDB nº 9.394/96, capítulo IV, bem como, com a Resolução CNE/CP nº 02/2015, objetivando cumprir o papel social de um profissional qualificado para trabalhar com as atividades de docência, na área da matemática, a par de valores éticos, estéticos e políticos.
O egresso ao aprimorar sua formação estará mais bem preparado para enfrentar os desafios das transformações sociais, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, fazendo escolhas e tomando decisões referenciadas nos saberes teóricos e práticos. Estará assim, capacitado para analisar criticamente diferentes contextos, adotando atitudes de acolhimento e de respeito à diversidade étnico-cultural entre outras.Nesse sentido, também numa perspectiva crítico-humanística, técnica, estética, política e pedagógica, estará mais apto a:
Desempenhar seu papel de educador com capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar e diagnosticar características e interesses dos estudantes, criando situações de aprendizagem que estimulem sua ação;
Compreender-se como profissional da educação consciente de seu papel na formação do cidadão e da necessidade de se tornar agente que interfere na realidade em que atua;
Elaborar Planos de Trabalho Docente, em sintonia com o Projeto Pedagógico da sua escola, adequando-o ao perfil dos estudantes;
Desenvolver e aplicar metodologias adequadas ao processo de construção do conhecimento, centrados em situações-problema significativas, adequadas ao nível e às condições socioculturais dos estudantes, a partir de abordagens que buscam a interação dos diversos campos do saber;
Planejar e organizar situações de aprendizagem e o processo de mediação, selecionando conteúdos a serem desenvolvidos e propondo situações criativas, desafiadoras e promotoras da autonomia;
Integrar os conhecimentos matemáticos que compõem o currículo dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com as unidades curriculares pedagógicas e refere.
PLATAFORMA DE AULAS ONLINE
As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams,
Aguarde as instruções por e-mail para acesso à plataforma.
Até o final de 2022 as aulas ocorrerão a cada 15 dias podendo sofrer alterações a partir de 2023.
CERTIFICADO
Para obter o certificado é necessária a frequência nas aulas de no mínimo 75%.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo Unidades Curriculares Carga Horária
M1 Conexões entre a matemática e os diferentes campos da atividade humana 36h
M2 Cultura Digital e potencialidades no Ensino da Matemática 36h