Artigos

05|07|2023

Trocas Literárias utiliza diversas linguagens artísticas para pesquisar e apresentar obras literárias

O projeto Trocas Literárias utiliza diversas linguagens artísticas para pesquisar e apresentar obras literárias. Os participantes são estudantes do Ensino […]

Leia mais
23|05|2023

Avaliando Atividades Mão na Massa em Oficinas no Laboratório com os Pequenos: educação ambiental em ação para o descarte adequado de pilhas e baterias

  Autores: Wagner Moreira da Silva. Lucas Leonardo Pedroso. Aracherly Rodrigues de Melo. Heloisa Mirandola Souza. Giovanna Carla Concon Cunha. […]

Leia mais
05|05|2023

A construção do currículo de Língua Portuguesa no cotidiano: um estudo sobre o trabalho com gêneros textuais no Ensino Médio

  Autor(a) Emanuele de Souza Pacheco Lívia Suassuna Resumo Este estudo teve como objetivo analisar como se constrói o currículo […]

Leia mais
05|05|2023

Dos argonautas aos astronautas: admoestações intertextuais e ensino de literatura

  Autor(a) Valéria Hernandorena Márcio Matiassi Cantarin Resumo Neste artigo, propõe-se um projeto de ensino de literatura no Ensino Médio […]

Leia mais
05|05|2023

DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

  Autor(a) Beatriz Abreu Resumo Este artigo trata de inquietações docentes quanto ao emprego de produtos da Indústria Cultural na […]

Leia mais
05|05|2023

O currículo de língua portuguesa a partir da BNCC: aproximações e distanciamentos com a Teoria Pós-Crítica

  Autor(a) Hugo Cesar Bueno Nunes Resumo Com a recente implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) as escolas básicas […]

Leia mais
05|05|2023

O trabalho com a diferença na Educação Física escolar

  Autor(a) Hugo Cesar Bueno Nunes Resumo Nesta sociedade, a identidade e a diferença se traduzem em declarações sobre quem […]

Leia mais
04|05|2023

O papel de autoridade do professor e a ideia de avaliação como metodologia para a autonomia

  Autor(a) Anderson Zanetti Armando Lino da Silva Lopes Fabiana Nogueira Morais Resumo Para fundamentar a hipótese de ligação entre […]

Leia mais
04|05|2023

A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

  Autor(a) Ana Paula Gomes Seferian Resumo Esse artigo apresenta reflexões suscitadas pela tese de doutorado defendida em 2018, a […]

Leia mais
04|05|2023

Educação Inclusiva e Educação Especial na perspectiva inclusiva: repensando uma Educação Outra

  Autores Márcia Maria Rodrigues Uchôa Jerry Adriano Villanova Chacon Resumo A Educação Inclusiva e a Educação Especial, na perspectiva […]

Leia mais
04|05|2023

Rompendo com currículos identidades: por uma produção curricular sem imagens

  Autores Hugo Cesar Bueno Nunes Faculdade SESI de Educação Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo – USP Resumo […]

Leia mais
25|04|2023

Indisciplina na Escola: O “Problema-Aluno” e o Problema do Currículo

  Autores Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos Hugo Cesar Bueno Nunes Resumo O objetivo deste artigo é […]

Leia mais