26|11|2019

Estudantes da Faculdade Sesi transformam jogos de tabuleiros em jogos digitais

Na primeira parte da aula os estudantes aprenderam sobre as regras dos jogos. (Foto: Edione Abreu).

Nesta segunda-feira (25), os estudantes da Faculdade Sesi de Educação (Fasesp), dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática participaram de uma aula que contou com o desenvolvimento de jogos pedagógicos. O desafio dos alunos consistiu na transformação de jogos físicos, de tabuleiro, em jogos virtuais.

Jogo patolli, de origem asteca, também conhecido como jogo dos feijões vermelhos. (Foto: Edione Abreu).

O professor do curso de Ciências da Natureza, Wagner Moreira, explica que a ideia para construção dos jogos surgiu a partir da aplicação das aulas Educação à Distância (EaD), que ele ministra e de uma parceria com as aulas da professora, do curso de Matemática, Carolina Tamayo Osorio.

Contextos históricos e sociais são algumas das possibilidades para serem trabalhadas com os jogos em sala de aula. (Foto: Edione Abreu).

“No primeiro módulo da unidade curricular os alunos desenvolveram alguns jogos virtuais para uma plataforma on-line utilizando os jogos como objeto de aprendizagem”, destaca o professor. Ele conta que após essa experiência os estudantes tiveram o desafio de construir jogos físicos visando a aplicação das regras em uma lógica de programação digital.

Durante a segunda parte da aula no laboratório de informática. (Foto: Edione Abreu).

De acordo como o professor, nesse momento surgiu a ideia de uma aula em conjunto com a professora Carolina, que vem trabalhando o desenvolvimento de jogos de tabuleiros com os seus alunos. “Quando o professor Wagner me fez a proposta de juntar as duas turmas que vinham trabalhando com jogos, mas com características e propostas diferentes, percebi a possibilidade de colocar em prática a proposta formativa da Faculdade. Uma forma para que os alunos pudessem atuar de maneira interdisciplinar”, ressalta a professora Carolina.

Na segunda etapa da aula os estudantes tiveram o desafio de transformarem os jogos de tabuleiros em versões virtuais. (Foto: Edione Abreu).

Assim, na primeira parte da aula, realizada no Terreiro das Artes, os estudantes das 2 turmas se juntaram para conhecer e praticar as regras dos jogos de tabuleiro. A segunda parte da aula foi realizada no laboratório de informática, onde os alunos tiveram o desafio de transformar os jogos físicos em jogos virtuais.

A ideia é que os jogos possam ser utilizados como material de aprendizagem durante as aulas. (Foto: Edione Abreu).

A estudante do 3º ano do curso de Matemática, Hellen Sudário, destaca o caráter lúdico e interdisciplinar dos jogos. “O jogo é importante, pois, além de aprendermos técnicas e novas formas de estudar matemática é também uma forma que temos para conhecimento e divulgação de outras culturas”, comenta a estudante.

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais