24|08|2019

Faculdade SESI-SP de Educação forma sua 1ª turma do Programa de Especialização Docente em Matemática

Formandos são professores da rede SESI-SP.

No último sábado (10) a Faculdade SESI de Educação (FASESP) realizou a entrega de 22 certificados da sua primeira turma do Programa de Especialização Docente (PED) em Matemática. O evento foi realizado no teatro do SESI-SP da Vila Leopoldina. Os formandos são professores da rede SESI-SP, que realizaram o curso de 2017 a 2019.

O PED Brasil é promovido por meio de uma parceria com a Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. O curso é uma pós-graduação lato sensu, com formação nas áreas de ensino de matemática e ciências naturais voltada para profissionais da Educação Básica. A formação tem duração de 2 anos.

Participante do PED durante a entrega do certificado.

O diretor da Faculdade SESI-SP, Fernando Carvalho, ressalta o papel da instituição em promover esse tipo de formação. “A finalidade é qualificar os nossos professores para que eles possam potencializar ao máximo o ensinamento das suas aulas de matemática”. O diretor destaca ainda, que esses profissionais têm um importante papel de serem os protagonistas na replicação dessa metodologia de ensino.

“Foi um momento de muita oportunidade e aprendizado. Me transformei pessoalmente e profissionalmente”, destaca a professora Ana Paula Ribeiro, do SESI Americana. Para Fernanda Pereira Costa Nunes, professora do SESI Santo André, o planejamento reverso é um dos principais diferenciais do curso. “Aprendemos primeiro a pensar sobre o que queremos avaliar no aluno para, a partir daí, pensarmos na atividade que queremos aplicar”, explica.

Nova turma

O diretor Fernando Carvalho deu as boas-vindas à nova turma do PED.

Ainda no sábado (10) foi realizada a aula de abertura da nova turma do PED de Matemática da Faculdade SESI-SP de Educação. Quarenta profissionais da rede municipal de ensino de São Paulo receberão a formação. As aulas serão realizadas aos sábados.

O coordenador do programa, professor Anderson Barros, destaca que a parceria com a prefeitura veio em boa hora, pois contribui para ampliar as pretensões da Faculdade. “Estamos nos apropriando dessa metodologia de ensino voltada para a formação de professores. Uma forma de contribuir com a qualidade do ensino em nosso município”, pontua Barros.

No curso os participantes terão acesso a 5 módulos pedagógicos que incluem temáticas como gestão da sala de aula, ensino centrado no estudante, avaliação, planejamento e trabalhos em grupos colaborativos. E ainda os módulos específicos em matemática. Além dos conteúdos acadêmicos eles também terão acesso à mentorias de docentes da rede SESI.

Parceria 

O instituto Canoa faz a ponte entre a Universidade de Stanford junto as instituições de ensino superior parceiras do programa no Brasil. Conforme explica a formadora de professores do Instituto, Andréia Schmitz. “Sabemos hoje em dia que uma formação de professores só é efetiva quando ela é acompanhada da prática. Então os professores aprenderão a olhar de uma maneira diferenciada para a gestão da sala de aula e para o modo em que o planejamento ocorre”.

 

 

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no […]

Leia mais