22|10|2019

Faculdade Sesi realiza reunião com diretores de escolas da rede

A coordenadora da Residência, professora Alzira Laguna, explicou sobre as alterações do programa. (Foto: Edione Abreu).

Na última quinta-feira (17), a Faculdade Sesi de Educação (Fasesp), realizou uma reunião com os diretores de escolas da rede Sesi. O objetivo foi discutir e alinhar as questões da Residência Educacional, visando cada vez mais qualidade no desenvolvimento do programa e dar mais oportunidades aos residentes.
Também foi apresentado o novo ciclo da Residência, que passou por algumas modificações e entrará em vigor a partir de 2020. “Queremos que os nossos alunos tenham cada vez mais boas vivências dentro da rede Sesi”, ressalta a coordenadora do programa de Residência Educacional, professora Alzira Laguna.

Os diretores gostaram das novidades da Residência. (Foto: Edione Abreu).

Ela salienta que os diretores são parceiros importantes para o programa de Residência da Faculdade. Assim, é essencial que todos estejam alinhados com relação às expectativas e objetivos do programa. “Temos que ver as demandas, tanto nossas, quanto deles, para que possamos desenvolver a Residência de maneira integrada”, destaca Alzira.

Alterações
As alterações nos ciclos da Residência estão relacionadas com os momentos em que os residentes estarão atuando em diferentes segmentos da educação. Dessa maneira, Alzira explica que, por exemplo, foi estudado qual seria a melhor alternativa para os residentes estarem no Ensino Fundamental I e II da Rede Sesi, Escolas Públicas, Fab Lab, Biblioteca e núcleo de Artes Cênicas, entre outros espaços. “O objetivo é possibilitar ao estudante a reflexão sobre a prática e a sua articulação indissociável com a teoria, para que se consolide a formação do docente da Educação Básica”, Salienta Alzira.

A partir do 3º ano do curso os residentes deverão ter carga horária flexibilizada. (Foto: Edione Abreu).

Ainda com relação as modificações no ciclo da Residência foram apresentadas discussões sobre as mudanças de horário dos residentes com a diminuição da carga horária para o 3º e 4º ano, em função da necessidade que os estudantes têm para que possam ter mais tempo para se dedicarem às horas de Educação à Distância (EaD) e ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
“Queremos também que os nossos residentes tenham cada vez mais oportunidades durante a realização da residência como em casos de substituições de professores, monitórias e desenvolvimentos de projetos”, conclui Alzira.

Para saber outros detalhes sobre o programa de Residência Educacional acesse aqui:

Em foco

01|03|2024

Professora da Faculdade Sesi participa do Salão do Livro de Genebra, na Suíça

Além de levar seu livro “Cansei de ser delegacia” a um dos principais eventos literários da Europa, Beatriz Abreu será […]

Leia mais
23|02|2024

Estudantes da graduação da Faculdade SESI iniciam Residência Educacional nas escolas parceiras

Neste ano, o início da Residência contou com a participação dos docentes da Faculdade, que foram às escolas parceiras apresentar […]

Leia mais