18|05|2017

Profissionais do SESI-SP participam de semana sobre o Sistema Educacional Finlandês

O sistema educacional finlandês possui um destaque internacional, tanto pela posição que ocupa nas avaliações internacionais, quanto pela capacidade de aliar essa posição de destaque com políticas que incentivam o bem-estar social de sua população. A realidade educacional finlandesa possui especificidades que podem contribuir com estratégias e reflexões mais efetivas para a melhoria da educação brasileira.

Em março de 2016 a Faculdade SESI-SP de Educação recebeu a ilustre visita da Ministra de Educação e Cultura da Finlândia, Sanni Grahn-Laasonen, com o propósito de firmar futuros acordos de cooperação na área educacional.

A fim de possibilitar esse acordo de cooperação, um novo passo foi realizado neste ano de 2017. Entre os dias 23 e 29 de abril uma missão com 4 profissionais do SESI-SP estiveram nas cidades de Helsinque e Tampere na Finlândia com a finalidade de conhecer de forma mais aprofundada a formação inicial e continuada de professores e a organização educacional finlandesa. Essa missão foi composta pelos Coordenadores de Curso Adilson Dalben e Alexander Montero Cunha da Faculdade SESI-SP de Educação e as Analistas Técnicas Educacionais Carolina Puras da Rocha Amorim e Débora Regina Vogt dos Santos da Divisão de Educação do SESI-SP.

Entre as principais atividades desenvolvidas por esse grupo, a semana de trabalho na Finlândia envolveu a participação em algumas palestras sobre o sistema educacional finlandês, a visita duas escolas de educação básica e uma reunião técnica sobre formação inicial docente com professores da Universidade de Tampere. Os profissionais do SESI-SP também fizeram apresentações sobre as atividades sociais, culturais esportivas e educacionais desenvolvidas pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo e sobre a Faculdade SESI-SP de Educação.

Os principais destaques dessa semana de trabalho foi a forte interação que existe entre os acadêmicos e os responsáveis pelas políticas públicas na organização do sistema educacional finlandês, fruto de uma histórica valorização da educação no país, e a valorização da escola de educação básica enquanto unidade de referência na elaboração de currículos locais e como locus primordial da construção do conhecimento sobre educação.

A missão realizada por esses profissionais do SESI-SP possibilitou um olhar mais atento as especificidades do sistema educacional e da formação de professores finlandesa. Dessa forma, inicia-se os esforços para uma cooperação entre o SESI-SP e instituições educacionais finlandesas.

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