04|11|2019

Projeto da Biblioteca promove oficina de haicai

A estudante Ane durante a aplicação da oficina. (Foto: Edione Abreu).

Na última terça-feira (29) a Biblioteca da Faculdade SESI-SP de Educação (Fasesp) promoveu uma oficina de haicai (forma de poesia japonesa) ministrada pela aluna do 3º ano do curso de Licenciatura em Linguagens, Ane Ramos. A atividade foi aplicada aos estudantes da Faculdade.

Ane ajudou os alunos a criarem suas poesias. (Foto: Edione Abreu).

Ane explica que o haicai é um gênero da poesia, que vem da tradição japonesa e foi desenvolvida no século XVI, pelo samurai e poeta, Matsuo Bashô. Sua escrita tem 3 versos bem objetivos. O primeiro verso tem 5 silabas, o segundo tem 7 e o último tem 5 silabas. Sua escrita quase sempre é inspirada pela natureza e situações envolvendo pessoas.

“Eu trouxe um pouco do conceito do que é o  haicai na linha mais clássica, que eu conheço e acompanho”, ressalta a estudante. De acordo com ela, esse tipo de oficina pode ser uma ótima alternativa de atividade lúdica que os futuros educadores poderão trabalhar como dinâmica em sala de aula.

Natureza e pessoas são os principais temas abordados no haicai. (Foto: Edione Abreu).

Ane acrescenta ainda, que uma das principais características para se desenvolver o haicai é ter uma boa capacidade de observação e contemplação da natureza. Tudo que está ao redor pode ser transformado em poesia. “Qualquer pessoa pode ser um potencial escritor de haicai”, conclui a estudante.

Em foco

03|04|2020

A aprendizagem não entra em quarentena na Faculdade Sesi

Alunos/as, Como sabem, estamos vivenciando algo inédito neste século, um momento já visto por diferentes gerações em outros tempos. Mas […]

Leia mais
09|03|2020

Faculdade Sesi promove curso para professores da rede do Espirito Santo

O curso é oferecido para aproximadamente 200 professores da rede Sesi do Espirito Santo. A formação envolve as quatro áreas […]

Leia mais