04|11|2019

Projeto da Biblioteca promove oficina de haicai

A estudante Ane durante a aplicação da oficina. (Foto: Edione Abreu).

Na última terça-feira (29) a Biblioteca da Faculdade SESI-SP de Educação (Fasesp) promoveu uma oficina de haicai (forma de poesia japonesa) ministrada pela aluna do 3º ano do curso de Licenciatura em Linguagens, Ane Ramos. A atividade foi aplicada aos estudantes da Faculdade.

Ane ajudou os alunos a criarem suas poesias. (Foto: Edione Abreu).

Ane explica que o haicai é um gênero da poesia, que vem da tradição japonesa e foi desenvolvida no século XVI, pelo samurai e poeta, Matsuo Bashô. Sua escrita tem 3 versos bem objetivos. O primeiro verso tem 5 silabas, o segundo tem 7 e o último tem 5 silabas. Sua escrita quase sempre é inspirada pela natureza e situações envolvendo pessoas.

“Eu trouxe um pouco do conceito do que é o  haicai na linha mais clássica, que eu conheço e acompanho”, ressalta a estudante. De acordo com ela, esse tipo de oficina pode ser uma ótima alternativa de atividade lúdica que os futuros educadores poderão trabalhar como dinâmica em sala de aula.

Natureza e pessoas são os principais temas abordados no haicai. (Foto: Edione Abreu).

Ane acrescenta ainda, que uma das principais características para se desenvolver o haicai é ter uma boa capacidade de observação e contemplação da natureza. Tudo que está ao redor pode ser transformado em poesia. “Qualquer pessoa pode ser um potencial escritor de haicai”, conclui a estudante.

Em foco

Grupo de Estudos e Extensão "Palco Resistência" 01|07|2025

Faculdade SESI de Educação leva peça interativa a escolas e estimula debate sobre relações sociais

Inspirada no Teatro Fórum, iniciativa propõe experiências cênicas para engajar estudantes em reflexões sobre empatia, respeito e enfrentamento da violência  […]

Leia mais
Lucélia Santos, produtora e atriz da peça Vozes da Floresta. Foto: Karim Kahn/SESI-SP 25|06|2025

Espetáculo “Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive” marca celebração dos 10 anos da Faculdade SESI de Educação

Com atuação de Lucélia Santos, apresentação resgata a memória de Chico Mendes e provoca reflexão sobre justiça social e preservação […]

Leia mais