- Curso Online
- Turma: 901
- Sábados, das 9h às 12h e/ou das 13h30 às 16h30
- Carga horária: 360h
- Duração aproximada: 18 meses
- Inscrições de 26/09 a 15/12/2022
A proposta deste curso de especialização em ciências humanas (comprometido com o esforço de uma educação interdisciplinar) vem oferecer recursos ao professor, não só para suprir as exigências de currículo, mas nosso esforço se justifica pelo compromisso de desanuviar os sentidos e as necessidades reais de uma apropriação da interdisciplinaridade na educação. Esse movimento consiste diretamente em fortalecer o professor, para que este tome mais uma vez a educação enquanto caminho para compreender vida e o mundo como um todo integrado para saber lidar com as construções do conhecimento e fortalecer a escola como um lugar de entendimento de si e do outro. |
OBJETIVOS Capacitar professores especialistas das disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, especializando-os no Ensino Interdisciplinar, materializado no ensino das Ciências Humanas. Desenvolver estratégias didáticas pautadas no ensino por investigação e que promovam a transdisciplinaridade. Contribuir para que o ensino das Ciências Humanas seja pautado no método científico, articule conceitos e categorias das diferentes disciplinas das Ciências Humanas. |
PÚBLICO Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores da educação básica e profissionais ligados à área da educação. |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Para alcançar os objetivos propostos, dividimos as Unidades Curriculares (UCs) por eixos, o que não significa que os conceitos e métodos desenvolvidos são estanques, ou seja, que se relaciona a um único eixo. Pelo contrário, os conceitos e métodos em sua totalidade perpassam mais de um eixo. Em função disso, por uma questão de organização, os eixos e UCs são apresentados da seguinte forma: |
1 – Especialização docente por área de conhecimento (EDOC).
Objetivo: trabalhar de forma consistente teorias e propostas curriculares de base e seus desdobramentos na educação. Esse eixo engloba as UCs: Filosofia das Ciências Humanas na Educação, Currículo para Ciências Humanas e Base Nacional Comum Curricular e a articulação disciplinar. 2 – Conhecimentos Interdisciplinares em Ciências Humanas (CICH). Objetivo: articular diferentes áreas do conhecimento a partir de propostas pedagógicas inovadoras que possam superar a fragmentação do saber. Esse eixo é composto pelas UCs: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na Educação; Cultura e Protagonismo Juvenil na Educação; Sociedade, Tecnologia e Educação. 3 – Didática das Ciências Humanas (DICH). Objetivo: analisar as diferentes propostas metodológicas articulando-as com o ensino das Ciências Humanas, avaliar e criar estratégias e recursos para o ensino das Ciências Humanas que priorize o protagonismo do estudante e a transdisciplinaridade. Esse eixo contempla as UCs: Ensino por Investigação; Avaliação na/da/para a Aprendizagem; Itinerários Formativos. |
Obs: Salientamos que cada unidade curricular tem carga horária de 40h, |
|