Especialização em Ensino de Ciências da Natureza



EXCLUSIVO PARA PREFEITURAS PARCEIRAS.

  • Curso Online
  • Turma: 891
  • Sábados, das 9h às 12h e/ou das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Inscrições de 26/09 a 15/12/2022
O curso é direcionado a professores de Ciências, Física, Química e Biologia da Educação Básica e tem como objetivo a formação de especialistas capazes de criar e desenvolver situações de aprendizagem interdisciplinares relacionadas ao Ensino de Ciências da Natureza por área do conhecimento.
O curso possui módulos envolvendo temáticas interdisciplinares focadas numa aprendizagem contextualizada e módulos mais conceituais que trabalham as Ciências da Natureza como corpo próprio de conhecimento. Todos os módulos do curso possuem como princípio metodológico o planejamento, a adaptação, a criação e o desenvolvimento de atividades didáticas interdisciplinares envolvendo a área de Ciências da Natureza.
OBJETIVO GERAL
Formar especialistas com um repertório conceitual e prático capazes de adaptar, criar e desenvolver situações de aprendizagem interdisciplinares relacionadas ao Ensino de Ciências da Natureza.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O curso está estruturado em dois eixos que se interrelacionam mutuamente. Esses eixos visam construir uma base teórica fundamentada e exemplificada com práticas reais do Ensino de Ciências por área de conhecimento. O primeiro eixo é focado no conhecimento conceitual, nos processos e na contextualização histórica, social e cultural das Ciências da Natureza e seu currículo, além das práticas de investigação que permeiam as temáticas interdisciplinares mais recorrentes nas Ciências da Natureza. No segundo eixo, há um direcionamento para a didática das Ciências da Natureza, desde metodologias de ensino até os processos de investigação e ação sobre os currículos que possibilitam o ensino por área de conhecimento, sempre em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular.
Ainda que estruturado nesses dois eixos, o tornar-se especialista em Ensino de Ciências da Natureza envolve construir uma interrelação entre as teorias que embasam a interdisciplinaridade com a prática docente de se ensinar por área de conhecimento. Por esse motivo, como princípio metodológico, todas as unidades curriculares do curso trabalham, em maior ou menor intensidade, com o planejamento, a criação e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares que envolvam a área de Ciências da Natureza.
OS MÓDULOS
O curso é composto por 10 módulos com carga horária de 36h de atividade cada. Cada módulo é constituído por 5 encontros síncronos de 3h cada e 21h de atividades assíncronas na plataforma. As unidades curriculares do curso são:
I. Programação, Robótica e Tecnologias para o Ensino de Ciências
II. Conhecimento, ciência e etnociência
III. Currículo, direitos de aprendizagem e o Ensino das Ciências
IV. Educação em direitos humanos, saúde e qualidade de vida
V. Território de aprendizagem, sustentabilidade e educação ambiental
VI. Práticas experimentais no Ensino de Ciências I
VII. Práticas experimentais no Ensino de Ciências II
VIII. Evolução do cosmo, da vida e da vida humana
IX. Tecnologias assistivas no Ensino de Ciências
X. Projetos integradores em Ciências
PLATAFORMA DE AULAS ONLINE
As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams,
Aguarde as instruções por e-mail para acesso à plataforma.
Até o final de 2022 as aulas ocorrerão a cada 15 dias podendo sofrer alterações a partir de 2023.
CERTIFICADO
Para obter o certificado é necessária a frequência nas aulas de no mínimo 75%.
OUTRAS INFORMAÇÕES
contato@faculdadesesi.edu.br
(11) 93440-3922 | (11) 3833-1097