Aperfeiçoamento em Gestão Escolar

EXCLUSIVO PARA PREFEITURAS PARCEIRAS.

• Curso Online
  • Turma: 878
  • Sábados das 9h às 12h e/ou das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 180h
  • Duração aproximada: 12 meses
  • Inscrições de 26/09 a 20/12/2022
O curso é direcionado a professores de educação básica, coordenadores e gestores de escola que tenham como objetivo uma formação que permita uma atuação em diferentes realidades considerando os conceitos mais atualizados de gestão escolar.

A formação possui 6 módulos envolvendo temáticas interdisciplinares focadas em aspectos contextualizados com a realidade da escola. Os módulos partem de concepções macros, mais conceituais, e se aprofundam com direcionamento prático.

Todos os módulos do curso possuem como princípio metodológico o planejamento, a adaptação, a criação e o desenvolvimento de atividades relacionadas a conceitos de gestão democrática.

OBJETIVO GERAL
Formar profissionais com um repertório conceitual e prático com ênfase na investigação dos problemas cotidianos, no planejamento e gestão de unidades escolares capazes de adaptar, criar e desenvolver situações que propiciam a participação na construção de uma gestão democrática. E, assim, promover uma consistente melhoria do ensino ofertado aos estudantes.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O curso está estruturado em dois eixos que se inter-relacionam mutuamente. Esses eixos visam construir uma base teórica fundamentada e exemplificada com práticas reais de Gestão democrática na Escola.

O primeiro eixo é focado no conhecimento conceitual, nos processos e na contextualização histórica, social e cultural da gestão escolar enquanto prática democrática, além das práticas de investigação que permeiam as temáticas interdisciplinares mais recorrentes.

No segundo eixo, há um direcionamento para práticas de gestão escolar onde grandes áreas, como currículo, podem possibilitar o fortalecimento do conhecimento, sempre em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular, mas que estão relacionadas com o anseio da comunidade escolar.

Ainda que estruturado nesses dois eixos, o tornar-se profissional em Gestão Escolar envolve construir uma interrelação entre as teorias que embasam a gestão democrática com práticas que fortalecem as diferentes áreas de conhecimento. Por esse motivo, como princípio metodológico, todas as unidades curriculares do curso trabalham, em maior ou menor intensidade, com o planejamento, a criação e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares que envolvam conceitos e concepções de gestão democrática.

O curso é composto por 6 módulos com carga horária de 30h de atividade. Cada módulo é constituído por 5 encontros síncronos de 3h e 21h de atividades assíncronas na plataforma de aulas online.

Os módulos do curso são:
Módulo 01: Gestão Escolar: espaço para democracia.

Módulo 02: Comunidade Escolar e Família: espaço para manifestação da diversidade.

Módulo 03: Projeto Político Pedagógico: os 3 p´s de uma dimensão crítica da educação.

Módulo 04: Currículo, Avaliação e Acompanhamento do Processo de Ensino Aprendizagem.

Módulo 05: Escola Inclusiva como Território de uma Educação das Emoções.

Módulo 06: Planejamento e Formação Continuada: desafios e competências do “novo normal”.

PLATAFORMA DE AULAS ONLINE
As aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Moodle e/ou Teams,
Aguarde as instruções por e-mail para acesso à plataforma.
Até o final de 2022 as aulas ocorrerão a cada 15 dias podendo sofrer alterações a partir de 2023.
CERTIFICADO
Para obter o certificado é necessária a frequência nas aulas de no mínimo 75%.
OUTRAS INFORMAÇÕES
contato@faculdadesesi.edu.br