- Curso Online
- Turma: 892
- Sábados, das 9h às 12h e/ou das 13h30 às 16h30
- Carga horária: 360h
- Duração aproximada: 18 meses
- Inscrições de 26/09 a 15/12/2022
| O curso de especialização em Linguagens busca ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade de forma interdisciplinar, tendo como horizonte as questões propostas pela BNCC. O aluno poderá planejar, desenvolver e avaliar o uso de procedimentos de investigação na sala de aula, de produção de conhecimento e de divulgação científica, no campo das Linguagens, além de elaborar projetos formativos utilizando tecnologias e recursos da web. |
| OBJETIVOS |
| Capacitar professores em geral e habilitados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Língua Inglesa, especializando-os no Ensino Interdisciplinar, materializado no ensino das Linguagens. Desenvolver estratégias didáticas pautadas no ensino por investigação e em PBL (Project Based Learning) que promovam a Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Contribuir para que o ensino das Linguagens seja pautado no método científico, articule conceitos e categorias das diferentes disciplinas da área de Linguagens e faça com que sua aprendizagem seja significativa para a compreensão da realidade e mundividência do estudante. Ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares em direção à área de conhecimento, de forma mais interdisciplinar, e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade (daí a interdisciplinaridade), tendo como horizonte às questões propostas também pela BNCC. |
| PÚBLICO |
| Gestores Pedagógicos, Professores da Educação Básica formados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes ou interessados em geral. |
| PERFIL DO EGRESSO |
| Ao final do curso pretende-se que os estudantes possam: Planejar, desenvolver a avaliar diversos modelos de ações educativas e formativas, tendo como princípio norteador a articulação dos diversos saberes e dos componentes específicos da área de Linguagens, de forma interdisciplinar ou transversal. Praticar princípios e procedimentos que visam à construção coletiva entre pares do ensino interdisciplinar e por área do conhecimento. Elaborar e desenvolver projetos formativos que possibilitem autonomia e desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Realizar análise pedagógica dos resultados de avaliações externas e internas, propondo aprimoramento do próprio trabalho. Utilizar recursos da web para o desenvolvimento de projetos formativos e aulas interdisciplinares. |
| ESTRUTURA CURRICULAR |
| Atividade assíncrona | Atividade síncrona | Carga horária total | |
| Interdisciplinaridade na Educação | 12h | 32h | 44h |
| Multiletramentos na Educação | 12h | 32h | 44h |
| Ensino por investigação e por projetos | 12h | 12h | 44h |
| Multimodalidades na Educação | 06h | 20h | 26h |
| Base Nacional Comum Curricular e a articulação disciplinar /área | 06h | 20h | 26h |
| Linguagens, tecnologia e educação | 12h | 32h | 44h |
| Itinerários formativos | 12h | 32h | 44h |
| Cultura e protagonismo juvenil na Educação | 12h | 32h | 44h |
| Avaliação educacional, equidade e qualidade social da educação | 12h | 32h | 44h |
| Carga horária total | 96h | 264h | 360h |

