Especialização em Linguagens



EXCLUSIVO PARA PREFEITURAS PARCEIRAS.

  • Curso Online
  • Turma: 892
  • Sábados, das 9h às 12h e/ou das 13h30 às 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Inscrições de 26/09 a 15/12/2022
O curso de especialização em Linguagens busca ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade de forma interdisciplinar, tendo como horizonte as questões propostas pela BNCC.
O aluno poderá planejar, desenvolver e avaliar o uso de procedimentos de investigação na sala de aula, de produção de conhecimento e de divulgação científica, no campo das Linguagens, além de elaborar projetos formativos utilizando tecnologias e recursos da web.
OBJETIVOS
Capacitar professores em geral e habilitados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Língua Inglesa, especializando-os no Ensino Interdisciplinar, materializado no ensino das Linguagens.
Desenvolver estratégias didáticas pautadas no ensino por investigação e em PBL (Project Based Learning) que promovam a Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.
Contribuir para que o ensino das Linguagens seja pautado no método científico, articule conceitos e categorias das diferentes disciplinas da área de Linguagens e faça com que sua aprendizagem seja significativa para a compreensão da realidade e mundividência do estudante.
Ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares em direção à área de conhecimento, de forma mais interdisciplinar, e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade (daí a interdisciplinaridade), tendo como horizonte às questões propostas também pela BNCC.
PÚBLICO 
Gestores Pedagógicos, Professores da Educação Básica formados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes ou interessados em geral.
PERFIL DO EGRESSO 
Ao final do curso pretende-se que os estudantes possam:
Planejar, desenvolver a avaliar diversos modelos de ações educativas e formativas, tendo como princípio norteador a articulação dos diversos saberes e dos componentes específicos da área de Linguagens, de forma interdisciplinar ou transversal.
Praticar princípios e procedimentos que visam à construção coletiva entre pares do ensino interdisciplinar e por área do conhecimento.
Elaborar e desenvolver projetos formativos que possibilitem autonomia e desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes.
Realizar análise pedagógica dos resultados de avaliações externas e internas, propondo aprimoramento do próprio trabalho.
Utilizar recursos da web para o desenvolvimento de projetos formativos e aulas interdisciplinares.
ESTRUTURA CURRICULAR 
Atividade assíncrona Atividade síncrona Carga horária total
Interdisciplinaridade na Educação 12h 32h 44h
Multiletramentos na Educação 12h 32h 44h
Ensino por investigação e por projetos 12h 12h 44h
Multimodalidades na Educação 06h 20h 26h
Base Nacional Comum Curricular e a articulação disciplinar /área 06h 20h 26h
Linguagens, tecnologia e educação 12h 32h 44h
Itinerários formativos 12h 32h 44h
Cultura e protagonismo juvenil na Educação 12h 32h 44h
Avaliação educacional, equidade e qualidade social da educação 12h 32h 44h
Carga horária total 96h 264h 360h