• Curso Online
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Inscrições de 04/10/2022 a 20/12/2022
Geralmente, o profissional que se encarrega do ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como das demais áreas do conhecimento é pedagogo. No entanto, pesquisas têm mostrado que a formação inicial do pedagogo não consegue contemplar, de maneira satisfatória, os saberes necessários para o exercício da docência em matemática. Esse contexto faz com que o pedagogo apoie o ensino da matemática apenas aos conhecimentos oriundos de sua formação geral.

Espera-se que os formandos, no decorrer do curso, desenvolvam as competências necessárias para o ensino da matemática como ciência e linguagem, abrindo maiores possibilidades para que seus alunos da Educação Básica possam melhor entender os fenômenos naturais e sociais, e assim, possam intervir sobre o mundo que os cercam de forma mais consciente.

Nesse sentido, a matemática a ser trabalhada nesse curso é concebida como a construção estimulada pelas necessidades humanas, de grupos sociais, e por isso, pode ser aprendida por todos e todos podem “fazer” matemática.
Essa é a essência deste curso: que os professores consigam que todos seus alunos se sintam capazes e façam matemática.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos da matemática, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e dos fundamentos pedagógicos desses conhecimentos e saberes, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso desse curso de pós-gradução lato sensu especializa suas competências e habilidades para o exercício de suas funções, objetivando cumprir o papel social de um profissional qualificado para trabalhar com as atividades de docência, na área da matemática, a par de valores éticos, estéticos e políticos.
O egresso, ao aprimorar sua formação, estará melhor preparado para enfrentar os desafios das transformações sociais, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, fazendo escolhas e tomando decisões referenciadas nos saberes teóricos e práticos. Estará também mais capacitado para analisar criticamente diferentes contextos, adotando atitudes de acolhimento e de respeito à diversidade étnico-cultural, dente outras.