Graduação

Professor: uma profissão que será cada vez mais valorizada

O professor exerce uma função primordial na formação da sociedade sendo sua importância incomensurável na difusão do conhecimento e da cultura.

A profissão de docente é estratégica para o futuro de um país. Afinal são eles que formam todos os outros profissionais, desde médicos e engenheiros, até empresários, artistas e comerciantes. Apesar da importância da carreira do magistério, o Brasil vive um cenário de carência de professores em todas as áreas. Nas escolas públicas e particulares há uma demanda crescente por bons professores. Com o objetivo de tornar o magistério mais atraente, a carreira docente vem sendo valorizada nos últimos anos. Nas redes públicas, por exemplo, uma série de leis e normas passou a regular o regime de trabalho do professor, melhorando suas condições. A contratação é por concurso, há um piso salarial nacional, estabilidade de emprego e o direito de se aposentar cinco anos antes dos demais trabalhadores. Do ponto de vista financeiro, a remuneração varia de acordo com a titulação: quanto melhor a formação, maior o salário. O salário de um bom professor do ensino fundamental chega a mais de R$ 9 mil por mês em escolas particulares. Em suas aulas o professor tem autonomia na organização das atividades e pode exercitar a criatividade no desenvolvimento das atividades de ensino

A mobilização dos alunos pela curiosidade científica, pela compreensão das relações sociais e pelo interesse pela estética artística é uma satisfação única da carreira docente. Além do trabalho dentro de sala de aula, os professores dedicam parte de sua jornada à pesquisa, à preparação de aulas, e ao seu aperfeiçoamento. A carreira docente no Brasil será cada vez mais uma boa opção profissional e de vida.

 


Processo seletivo

Saiba mais


Confira o Calendário Acadêmico para 2023

Programa Bolsa Permanência

Grupos de Estudo [NIPE]