Dançando na sala de aula: O corpo no espaço

O Curso Dançando na Sala de Aula pretende proporcionar recursos ao educador para que ele possa, por meio da linguagem da dança, não somente criar composições esteticamente apreciáveis em eventos escolares, mas principalmente proporcionar ao seu aluno o autoconhecimento e o desenvolvimento integral de suas capacidades criadoras.

Além da palavra, o ser humano traduz seus pensamentos e emoções por movimentos, criando uma verdadeira linguagem corporal, a qual envolve aspectos físicos, mentais e emocionais. Sendo o indivíduo o seu próprio instrumento de expressão, e sendo a dança uma linguagem por meio da qual ele pode sentir-se, perceber-se, conhecer-se e manifestar-se, podemos dizer que dançar é um aprendizado de si mesmo e da maneira de interagir com o meio em que vive.

Adotaremos os princípios do movimento de Rudolf Laban (1879-1958) como caminho e orientação para o nosso trabalho corporal.

Preocupado com a dicotomia entre Arte e Educação, Laban foi um dos primeiros a defender a inclusão do ensino da Dança no currículo escolar. Acreditava na educação através da arte do movimento, e, para ele, o importante era desenvolver no aluno um maior entendimento do seu corpo para que ele pudesse utilizá-lo expressivamente, em oposição à técnica tradicional do ensino da dança que se ocupa do domínio dos movimentos específicos e codificados para determinadas modalidades. A pesquisa por ele desenvolvida procurou o entendimento do movimento e a capacidade de compreender e usar o corpo expressivamente, apontando na dança um caminho para melhorar a sociedade, a qualidade de vida das pessoas e as relações humanas.

Docente: Maria Christina Achutti Trevisan

Maria Christina Achutti Trevisan: Mestre em Artes Cênicas pela UNESP, graduada em Artes Cênicas pela UFSM-RS. Aprofundou seus conhecimentos em Dança Educação no Instituto Caleidos Arte e Ensino. Atualmente é Supervisora Pedagógica do Projeto Educacional de Teatro Musical do SESI/Atelier de Cultura. Em 2010 criou o Curso de Pós-Graduação Linguagens Artísticas Integradas na UNITAU, onde atuou como Coordenadora Pedagógica e lecionou Improvisação Teatral e Dança Criativa. De 2004 a 2013 foi Professora dos Cursos de Pós-Graduação em Artes Cênicas e em Dança Educação da Faculdade Paulista de Artes, ministrando aulas de Comunicação Corporal, Dança Educação, Dramaturgia e Encenação. Entre 2009 e 2012 atuou como Coordenadora Geral e Pedagógica do Projeto Educacional O Palco em Cena, uma realização do Instituto Callis.

Desde 2005 participa do La dança – Grupo de Dança Contemporânea do Instituto de Artes da UNESP como professora pesquisador. Autora dos livros Teatro na Escola – Caderno do Diretor 1 e 2, publicados pela Callis Editora (2002), onde apresenta um método didático de montagem teatral para a sala de aula. Atua com o Sistema Laban de Movimento na capacitação para professores em Dança Educação e no treinamento corporal para atores. Dentre as últimas oficinas ministradas destacamos: Dançando Histórias – uma poética do movimento; O Corpo Comunica e Dança; Conversas do Corpo; Interfaces Teatro/Dança.

Encontros: Sábado das 14h00 às 18H00

Período: 30/09, 7/10, 21/10, 28/10 (Módulo I) e 4, 11, 18, 25/11 (Módulo II)

Carga horária: 16H (Módulo I) 16H (Módulo II)

Módulo 1 (16hs): 4 encontros de 4 horas cada um.

Tema: O Corpo no Espaço: o corpo e as partes do corpo construindo o espaço e as relações.

Módulo 2 (16hs): 4 encontros de 4 horas cada um.

Tema: O Corpo Expressivo: imprimindo dinâmica e qualidade ao movimento

Público: Professores do Ensino Básico, Médio e Fundamental e demais interessados. (Não há pré-requisitos)

Investimento total: R$ 272,00 por Módulo. (Valor total de cada módulo dividido em duas parcelas iguais, sendo a primeira no ato da matrícula)