Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas

Relaciona-se com a formação de professores, o currículo e as práticas pedagógicas no âmbito do ensino e/ou da aprendizagem da Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza. Abrange diversos espaços institucionais, culturais, históricos e sociais, contemplando pesquisas e atividades interdisciplinares com distintas abordagens – epistemológica, histórica, política ou sociológica.

Saiba mais

Regulamento dos NIPEs

 

Coordenação do NIPE

Profa. Ana Paula Gomes Seferian

Conheça os professores desse NIPE

  • Ana Paula Gomes Seferian

     

    Bacharel e licenciada em Geografia, pela FFLCH, mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008), doutora em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de licenciamento ambiental e trabalha a mais de quinze anos com formação de professores da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo e de diversos municípios paulistas. Professora da Faculdade SESI-SP de Educação – Fasesp no curso de licenciatura em Ciências Humanas e na pós-graduação no curso de Especialização em Ciências Humanas. Trabalhou como professora temporária da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, membro do NDE e membro suplente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade SESI-SP de Educação.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas. Participa de diferentes grupos de pesquisa.

     

    Currículo lattes

  • João Luiz Muzinatti

     

    Doutor em Educação Matemática pela Unesp (2018). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2001). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1984), graduação em Ciências – Matemática – Faculdades Associadas Ipiranga (2000). Atualmente, Diretor e Consultor no site “A Matemática e seus Problemas”, Coordenador e Consultor no ABC Dislexia, Professor no Colégio Pueri Domus de São Paulo. Já foi consultor/comentarista de filosofia do Ministério da Educação e colunista nos sites da revista Direcional Escolas e Portal Eduka. Tenho experiência docente de mais de 30 anos nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Matemática e Matemática. Trabalho sempre com ênfase em Filosofia da Ciência, Ética e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação crítica, educação matemática crítica, cuidado com distúrbios de aprendizagem e formação continuada. É especialista em distúrbios de aprendizagem em Matemática, com ênfase em Discalculia.

    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Formação de professores; no trabalho acadêmico paralelo, Filosofia da Educação Matemática: Educação Matemática Crítica.

     

    Currículo lattes