Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas

Relaciona-se com a formação de professores, o currículo e as práticas pedagógicas no âmbito do ensino e/ou da aprendizagem da Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza. Abrange diversos espaços institucionais, culturais, históricos e sociais, contemplando pesquisas e atividades interdisciplinares com distintas abordagens – epistemológica, histórica, política ou sociológica.

Saiba mais

Regulamento dos NIPEs

 

Coordenação do NIPE

Profa. Ana Paula Gomes Seferian

Conheça os professores desse NIPE

  • João Luiz Muzinatti

    Titulação: doutor
    Doutor em Educação Matemática pela Unesp (2018). Mestre em História da Ciência pela PUC-SP (2001). Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1984), graduação em Ciências – Matemática – Faculdades Associadas Ipiranga (2000). Atualmente, Diretor e Consultor no site “A Matemática e seus Problemas”, Coordenador e Consultor no ABC Dislexia, Professor no Colégio Pueri Domus de São Paulo. Já foi consultor/comentarista de filosofia do Ministério da Educação e colunista nos sites da revista Direcional Escolas e Portal Eduka. Tenho experiência docente de mais de 30 anos nas áreas de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação Matemática e Matemática. Trabalho sempre com ênfase em Filosofia da Ciência, Ética e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação crítica, educação matemática crítica, cuidado com distúrbios de aprendizagem e formação continuada. É especialista em distúrbios de aprendizagem em Matemática, com ênfase em Discalculia.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse
    Formação de professores; no trabalho acadêmico paralelo, Filosofia da Educação Matemática: Educação Matemática Crítica.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/9865797439302288
  • Ana Paula Gomes Seferian

    Titulação: doutora
    Doutora em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo (2018). mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008) e bacharel e licenciada em Geografia, pela FFLCH. Tem experiência na área de licenciamento ambiental e trabalha a mais de quinze anos com formação de professores da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo e de diversos municípios paulistas. Professora da Faculdade SESI-SP de Educação (Fasesp) e professora temporária da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), membro suplente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade SESI-SP de Educação. Participa de diferentes grupos de pesquisa.
    Área de atuação e/ou interesse
    Metodologia de Ensino e Formação de professores.
    Endereço do currículo Lattes
    http://lattes.cnpq.br/5119545609668036