10|04|2024

Grupo de Estudo – Filosofia e Psicanálise na Educação

Ementa do grupo de estudos Filosofia e Psicanálise na Educação.

Os encontros do grupo de estudos buscam proporcionar discussões que articulam os conhecimentos da Filosofia e da Psicanálise para se pensar os problemas atuais da educação brasileira. Com isso, temas e conceitos fundamentais tanto da Filosofia quanto da Psicanálise fazem parte da bibliografia debatida nos encontros, que inevitavelmente passam também por problemas que compreendem a formação do Brasil contemporâneo, nos seus aspectos culturais, políticos e estéticos. Como é possível notar, o grupo de estudos faz abordagens amplas, de modo que a educação no Brasil seja pensada em articulação com diferentes saberes, os quais têm como eixos principais, nas conversas dos encontros, os conhecimentos filosóficos e psicanalíticos que, de certa forma, influenciam certas práticas e teorias educacionais.

 

Inscrição: enviar carta de intenção para o e-mail anderson.zanetti@sesisp.org.br

Primeiro encontro: 26 de abril, sexta-feira

Horário: 17h às 18:30h

Local: online, link para participação será compartilhado com os participantes inscritos

Frequência: quinzenal

Responsáveis: Prof. Dr. Anderson Zanetti (Docente de Filosofia e coordenador do curso de Ciências Humanas da Fasesp) e Prof. Dr. Antônio Valverde (Docente de Filosofia da PUC -SP – Convidado).

 

Mini-bio dos professores:

  • PROF. DR. ANDERSON ZANETTI – Formado em Filosofia pela UNESP de Marília- SP. Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae -SP.  Doutor e mestre em Estética pelo Instituto de Artes da UNESP. Na Educação Básica lecionou Filosofia, Sociologia e História da Arte. Começou sua carreira como docente universitário em 2008 quando lecionou Filosofia e Estética Teatral no I.A da UNESP-SP. Deu aula de Filosofia e de Antropologia Cultural no curso de Relações Internacionais da Fundação Lusíada -Santos (SP). Foi professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), onde lecionou nos departamentos de Comunicação Social e Artes Visuais. Na Faculdade SESI -SP de Educação (FASESP) atua como docente e coordenador do curso de Ciências Humanas.
  • PROF. DR. ANTÔNIO VALVERDE – Licenciado em Filosofia, FFNSM (Atual FAJE), (1974). Doutor em Educação – Filosofia e História da Educação – UNICAMP (1996). Professor Titular do Departamento de Filosofia da PUC-SP (2003). Pós-Doutorado em Ética e Filosofia Política – PUCPR, (2018-2019).Líder do Grupo de Pesquisa “Renascimento: Ética, Política e Religião”, PUC-SP/CNPq (2002- ). Líder do Grupo de Pesquisa “Filosofia Política Contemporânea”, PUC-SP/CNPq, (2011- ). Pesquisador das áreas de História da Filosofia Moderna – com ênfase em Filosofia Política do Renascimento – e de História da Filosofia Contemporânea – com ênfase em Ética e Filosofia Política. Atualmente, pesquisa a ética da responsabilidade de Hans Jonas e a utopia concreta de Ernst Bloch. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-SP (2020-2023).

Leia também

08|12|2023

GPAE – Grupo de Pesquisas de Ações Educacionais da Faculdade Sesi de Educação

Ações educacionais inclusivas e suas implicações em relação à formação de professores, às políticas educacionais, à produção de saberes e […]

Leia mais
08|12|2023

GEPAE – Grupo de Estudos das Práticas Avaliativas na Educação

Formado por professore/as da Faculdade SESI de Educação e pela equipe responsável pela avaliação da sede (SESI-SP), o grupo se […]

Leia mais