Linguagens e leituras: processos de ensino-aprendizagem e de avaliação

Turma: 07/11 a 05/12/2020

Sábados: das 14h às 17h

Carga horária: 15h

Duração aproximada: 5 semanas

Investimento: R$ 200,00 (até 2x sem juros)

Inscrições de 05/10 a 03/11/2020

Objetivo
Estudar e discutir, de modo teórico e prático, os caminhos para o ensino de leitura e para avaliação em diferentes etapas da escolarização, tendo por abordagem a formação por área de conhecimento, a partir da reflexão sobre o caráter inter e transdisciplinar da leitura.

Descrição
Os alunos poderão vivenciar leituras diversas, em contato com os seus processos, os textos verbais, não verbais e multimodais.
Compõem o programa: as concepções de leitura (individuais e coletivas); suas compreensões (leituras de mundo, conectividade e interação); percursos; as estratégias; os aspectos cognitivos; e as práticas culturais de leitura. Ao final, os alunos poderão aprender como fazer um diagnóstico e avaliação da leitura.

Público
Professores de escolas públicas ou privadas, graduados e estudantes das áreas de humanas, linguagens e afins.

Os professores

Profª Ane Patricia Flora. Graduação em Letras – Português/Inglês, especialização em Educação para surdos e mestranda em Linguística Aplicada. Professora de inglês para surdos e deficiente auditivos.

Profª. Renata Palumbo. Pós-doutora em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), com a pesquisa “A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona”. Doutora e mestre pela mesma faculdade. Trabalha com a interface entre ensino, mídia, sociocognição e argumentação. Autora do livro, “Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial”, publicado como produção acadêmica premiada. Docente do ensino superior há mais de dez anos. Atualmente, ministra disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade e no de Linguagens da Faculdade Sesi de Educação, onde também exerce a função de orientadora de residência educacional.

Dados gerais
As aulas acontecem a distância, por webconferência via Teams.
Frequência mínima: 75%
São 6 encontros síncronos aos sábados. O curso dispõe de chats e fóruns de discussões.