10|01|2022

A formação contínua prepara os professores para as mudanças do novo Ensino Médio

A Faculdade Sesi está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação, que acompanham as transformações na educação. As aulas EAD e semipresenciais iniciam em fevereiro de 2022.
O Novo Ensino Médio já é realidade para todas as escolas, particulares e públicas. Para acompanhar as transformações no ensino e na forma de ensinar, a educação continuada é cada vez mais procurada. A Faculdade Sesi de Educação abre vagas para oito cursos de pós-graduação, voltados para professores, gestores e profissionais ligados à área da educação que buscam aprimorar suas qualificações. As inscrições vão até 02 de fevereiro de 2022.
Os cinco cursos por Área do Conhecimento e Coordenação Pedagógica serão realizados completamente a distância, permitindo estender a oportunidade para todo país. Terão formato semipresencial as especializações em Robótica e Educação Física, trazendo na grade encontros presenciais. As especializações têm carga horária de 360h (lato sensu), com até 1 ano e meio de duração, e metodologia alinhada às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Coordenador dos cursos de pós-graduação da Faculdade Sesi de Educação, o professor Hugo Nunes explica que de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), todos os professores da Educação Básica devem ter formação específica nas áreas de conhecimento que atuam. “Estas questões, atreladas à qualidade da educação básica passa, fundamentalmente, pela formação docente”, diz.

“Possibilitar a formação continuada por área do conhecimento para os docentes, em um contexto de mudança e incertezas, potencializará a prática pedagógica e contribuirá sobremaneira para qualidade social da educação”, Eduardo Carreiro, diretor da Faculdade Sesi de Educação.

Cumprindo seu papel social e com foco na valorização do professor, a Faculdade Sesi de Educação oferece oportunidades de descontos para professores da rede pública e funcionários do Sesi-SP e Senai-SP têm 20% de desconto e, para grupos fechados de professores, que atendem prefeituras e outras instituições, 40%. Os cursos não têm taxa de inscrição e podem ser parcelados em até 18 vezes.

A inovação da Faculdade Sesi de Educação

A Faculdade que traz em sua marca o Sesi-SP, uma das maiores e mais reconhecidas redes de ensino do Estado de São Paulo, tem como missão contribuir com a formação dos professores, sendo um centro de excelência em pesquisa e pioneira ao oferecer, desde a graduação, cursos de qualidade e que acompanham as inovações na Educação.

Entre as referências do Sesi-SP, a robótica é um destaque importante. Ao desenvolver as competências tecnológicas em sala de aula, os alunos do Sesi-SP já trouxeram diversos prêmios internacionais, tornando a instituição referência no ensino da robótica no país. Entre as competições recentes: Global Innovation Awards (GIA); Torneio de Robótica FIRST LEGO League; e First Robotics Competition, uma das competições mais importantes de robótica do mundo.

A especialização voltada para professores, Robótica Educacional Criativa, amplia esse conhecimento para outras escolas. Um exemplo de projeto desenvolvido pelos alunos em sala de aula, entre 2018 e 2019, é o “Bilinguismo: aplicativo assistivo para comunicação efetiva da LIBRAS” em que estudantes do Ensino Médio do Sesi de Campinas-SP, sob orientação da profa. Débora Claudino, desenvolveram um protótipo funcional de aplicativo assistivo utilizando técnicas de Machine Learning.

A solução pensada e criada pelos estudantes é inovadora na medida em que não é apenas um tradutor instantâneo, mas um recurso que permite também a ouvintes explorar e aprender a Língua Brasileira de Sinais, buscando promover, de fato, o Bilinguismo entre a população brasileira.

“Os projetos de robótica estimulam a criatividade e o pensamento computacional, trazendo soluções práticas e inovadoras para o dia a dia, por isso é considerada como essencial para o desenvolvimento das habilidades para o século XXI”, explica Carreiro.

Outra área reconhecida do Sesi-SP é dos esportes. Transmitir esses valores aos alunos está refletido em sua atuação, confiando em seu poder transformador para a sociedade. Para a pós-graduação em Educação Física Escolar: Uma Prática Pedagógica Multicultural e Democrática para professores, a proposta é produzir experiências pedagógicas sensíveis às diferenças e a partir da prática pedagógica tratar da diversidade e inclusão.

Já a especialização Coordenação Pedagógica para a formação continuada de professores, dentro dos princípios de uma gestão participativa e inclusiva, oferece ferramentas para que os alunos possam desenvolver diagnósticos do contexto de toda comunidade escolar, para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, para gerir processos e conduzir projetos formativos, com o reconhecimento da importância dos processos comunicacionais.

Pós-graduação Faculdade Sesi de Educação
Aulas a distância (completamente online)
· Coordenação Pedagógica
Desenvolve competências e habilidades para a efetiva liderança de grupos de educadores, na organização do trabalho pedagógico e no acompanhamento e avaliação de indicadores educacionais e seus respectivos encaminhamentos.
Carga horária: 360h
Público: Coordenadores Pedagógicos, profissionais que integram a equipe gestora em escolas de Educação Básica e Professores da Educação Básica.

· Linguagens
O curso busca ampliar e aprofundar conhecimentos, aprimorando competências para que o professor e o gestor modifiquem as suas percepções a partir de componentes curriculares e assimilem técnicas e métodos para que o ensino-aprendizado seja significativo e próximo da realidade de forma interdisciplinar, tendo como horizonte as questões propostas pela BNCC. O aluno poderá planejar, desenvolver e avaliar o uso de procedimentos de investigação na sala de aula, de produção de conhecimento e de divulgação científica, no campo das Linguagens, além de elaborar projetos formativos utilizando tecnologias e recursos da web.
Carga horária: 360h
Público: Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores da educação básica e profissionais ligados à área da educação.

· Ciências Humanas
O curso oferece recursos ao professor, não só para suprir as exigências de currículo, mas capacitar professores especialistas das disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, especializando-os no Ensino Interdisciplinar, materializado no ensino das Ciências Humanas. Desenvolver estratégias didáticas pautadas no ensino por investigação e que promovam a transdisciplinaridade.
Carga horária: 360h
Público: Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores da educação básica e profissionais ligados à área da educação.

· Ciências da Natureza
Tem como objetivo a formação de especialistas capazes de criar e desenvolver situações de aprendizagem interdisciplinares relacionadas a essa área do conhecimento, as Ciências, Física, Química e Biologia. Todos os módulos seguem como princípio metodológico o planejamento, a adaptação, a criação e o desenvolvimento de atividades didáticas.
Carga horária: 360h
Público: Professores de Ciências, Física, Química e Biologia da Educação Básica e profissionais interessados nas Ciências da Natureza.

· Matemática Anos Iniciais
Tem como objetivo desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos e, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e seus fundamentos pedagógicos, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária: 360h
Público: Gestores escolares, profissionais do magistério, professores de escolas da Educação Básica; produtores de programas computacionais, materiais manipulativos e jogos; técnicos educacionais e profissionais da educação.

· Matemática Anos Finais
Tem como objetivo desenvolver estudos para que os participantes dominem e valorizem a importância dos conhecimentos específicos e, dos saberes necessários para o ensino desses conteúdos e seus fundamentos pedagógicos, para que proponham atividades e projetos para o ensino da matemática nos anos finais, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º do Ensino Médio.
Carga horária: 360h
Público: Profissionais do magistério, docentes que atuam no ensino fundamental e médio, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação.

Semipresenciais
· Robótica Educacional Criativa
O curso de Robótica Educacional Criativa tem como objetivo promover estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, entre outros. Há variações no modo de aplicação e interação entre os alunos, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade. Usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.
Carga horária: 360h
Público: Professores de Ensino Básico e Médio em áreas relacionadas.

· Educação Física Escolar
Possui como finalidade a formação de especialistas capazes de pensar a área de Educação Física Escolar de maneira crítica, como componente curricular da Educação Básica, tendo como base conceitos contemporâneos sobre currículo. O curso possui três eixos: Educação e Sociedade; Escola e Cultura e Metodologia do Ensino da Educação Física, que serão desenvolvidos de forma a se relacionarem durante o processo, por meio de intervenções conceituais e vivencias.
Carga horária: 360h
Público: Profissionais da área de Educação Física, entretanto também é aberto a profissionais de outras áreas que possuam interesse pela temática, incluindo diretores de escola e coordenadores pedagógicos.

Sobre a Faculdade Sesi de Educação – Graduação gratuita. Pioneira em oferecer cursos de graduação por área de conhecimento e residência educacional. A missão da Faculdade é formar professores para a Educação Básica que contribuam para o desenvolvimento educacional e cultural, em benefício da sociedade, gerando conhecimento, socializando e aplicando os resultados no desenvolvimento social, contribuindo para a promoção da melhoria da qualidade da educação no país. A atuação da Faculdade SESI-SP de Educação abrange: ensino e oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação; pesquisa e desenvolvimento de investigação educacional em programas próprios e em parceria com outras instituições públicas e privadas; extensão e promoção de cursos e programas abertos à comunidade, visando a difusão do conhecimento e de práticas educativas.
Serviço
Pós-graduação 2022
Inscrições: até 02/02/2022
Descontos para professores da rede pública e SESI-SP.

Em foco

17|11|2022

18ª Mostra Internacional do Cinema Negro

A programação, que volta a ser presencial, reúne exibição de filmes, debates temáticos e rodas de conversa com especialistas   […]

Leia mais
05|11|2022

Lançamento Grupo de Estudos Amefricanidades – O Pensamento Social Negro no Brasil

O Grupo de Estudos Amefricanidades (GEAM) – O Pensamento Social Negro no Brasil, promove no próximo dia 21 de novembro […]

Leia mais