12|04|2024

Aula especial na Faculdade Sesi de Educação promove ensino de Ciências em Libras

A aula foi ministrada pelo primeiro professor surdo da Faculdade Sesi, Rafael Cavichiolli, com participação de Beatriz Cavalheiro, especialista no ensino de ciências para pessoas surdas e surdacegas

Na última semana, a Faculdade Sesi de Educação foi palco de um evento singular: uma aula especial voltada para o ensino de ciências em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O encontro foi ministrado pelo professor Rafael Cavichiolli, que é surdo, acompanhado pela doutoranda Beatriz Cavalheiro, especialista em ensino de ciências para pessoas com deficiência auditiva e visual, e marcou uma abordagem significativa no processo de formação dos futuros professores.

As turmas do 1º, 2º e 3º ano de licenciatura em Ciências da Natureza foram as escolhidas para participar da aula, que teve como tema a aprendizagem de conceitos científicos em libras. Em suas falas, Beatriz destacou a importância do conhecimento de termos científicos na língua de sinais, para garantir o aprendizado de ciências por todos.

“O objetivo desta aula é provocar a reflexão sobre os aspectos que envolvem falar sobre ciências em libras, traduzindo o vocabulário científico do português para a língua de sinais. É preciso entender que quem está se formando em licenciatura tem que estar preparado para o dia que tiver um aluno surdo em sala de aula, um cenário que, partindo da perspectiva inclusiva, é muito provável de acontecer na jornada profissional de todo futuro professor”, explica Beatriz. “Mesmo com interprete em sala de aula é importante ter essa consciência que é uma outra forma de raciocinar uma área do conhecimento.”

 

Na foto, Beatriz Cavalheiro, especialista em ensino de ciências para pessoas com deficiência auditiva e visual, e o professor da Faculdade Sesi de Educação, Rafael Cavichiolli, primeiro docente surdo da instituição.

 

Já o professor Rafael, por meio da língua de sinais, compartilhou sua experiência pessoal e profissional, enfatizando os desafios e as conquistas de um professor surdo atuando em um ambiente inclusivo. “Eu sou o primeiro professor surdo na Faculdade Sesi, e tenho tido uma grata experiência de troca com os demais colegas e alunos que se propõem a aprender libras comigo e ter cada vez mais interações diretas, não se restringindo a mediação dos intérpretes. Tenho muitas expectativas de que, com esta oportunidade de contato direto com um professor surdo, os alunos da Faculdade Sesi sejam agentes de transformação na inclusão de pessoas surdas nas escolas”, afirmou.

A aula foi um marco na jornada acadêmica desses futuros educadores. Além de aprenderem sobre o ensino de ciências em Libras, os alunos foram inspirados a refletir sobre sua futura prática docente e a importância de promover uma educação verdadeiramente inclusiva e acessível a todos.

Ao proporcionar experiências como essa, a Faculdade SESI de Educação reforça seu compromisso com a formação de excelência de seus alunos, preparando-os não apenas para serem professores competentes, mas também para serem agentes de transformação social, capazes de construir um mundo mais justo e igualitário para todos os seus alunos.

 

As turmas do 1º, 2º e 3º ano de licenciatura em Ciências da Natureza foram as escolhidas para participar da aula.

Em foco

18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, […]

Leia mais
05|04|2024

Faculdade Sesi de Educação recebe prêmio “Ponte para o Trabalho” pelo CIEE

Troféu foi concedido pela organização não governamental às instituições de ensino que se destacaram em 2023 na qualificação de jovens […]

Leia mais