05|11|2016

Encontro Histórico debate a Matemática como Área do Conhecimento

Grandes nomes da Educação Matemática Brasileira se reuniram em Seminário promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática nos Anos Iniciais e de Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, da Faculdade SESI-SP de Educação, sob a orientação do Prof. Luís Carlos de Menezes, coordenador acadêmico da instituição.

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Antonio Miguel, Maria Helena Soares de Souza, Cristina Cerri, Nilson José Machado, Ana Lúcia Manrique e Carlos Miguel da Silva Ribeiro sob a mediação do coordenador da graduação e pós-graduação em Matemática da Faculdade, Adilson Dalben, proporcionaram aos alunos um amplo debate sobre as possibilidades e limitações de tratar a Matemática como uma área de conhecimento. Nesse contexto foram analisados alguns dos possíveis caminhos que o ensino da matemática, vista como linguagem e ciência, deve trilhar para superar os atuais desafios para a melhoria da Educação.

Segundo o relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado no início deste ano, o Brasil é um dos dez países com mais alunos com baixo rendimento escolar em matemática, leitura e ciência, segundo publicado no início deste ano. A pesquisa, avaliou a situação de 64 nações. De acordo com o levantamento, 1,1 milhão de estudantes brasileiros com 15 anos não têm capacidades elementares para compreender o que leem nem conhecimentos essenciais de matemática e ciências. Ao mesmo tempo, o relatório revela que o Brasil é um dos países que mais reduziram o número de alunos sem conhecimentos básicos de matemática.

Neste sentido, o seminário é propositivo quanto aos debates conceituais para a adequação de modelos de ensino-aprendizagem possíveis para romper com o atual ciclo de baixo nível educacional, que usurpa o direito de aprendizagem de estudantes com baixa performance, para lhes oferecer estratégias não apenas para a recuperação, mas de construção do saber por área do conhecimento.

Durante o seminário, os grandes mestres matemáticos apontaram uma diversidade de caminhos, no entanto houve consenso quanto ao fato de que a matemática não de ser tratada como disciplina isolada, mas como uma área de conhecimento que se integra às demais áreas favorecendo uma compreensão melhor da existência e intervenção da humana no planeta, e que essa compreensão eleva o estudante ao posto de protagonista de sua história educacional.

Este e outros debates em torno da Matemática como área de conhecimento estão sendo compilados, por Adilson Dalben, em uma edição literária e acadêmica que certamente terá relevância na área de formação de professores que ensinam matemática.

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