25|04|2023

Docentes da Faculdade SESI apresentam trabalhos no Encontro Paulista de Educação Matemática

 

O XV EPEM – Encontro Paulista de Educação Matemática contará com a apresentação de trabalhos de professores da Faculdade SESI de Educação. O evento será realizado de 28/04 a 30/04/2023, na cidade de Guaratinguetá (SP). O encontro é uma oportunidade de pesquisadores, professores, graduandos e pós-graduando dialogarem a respeito dos caminhos para a Educação Matemática.

Os professores da Faculdade SESI irão apresentar trabalhos nas modalidades Comissão Científica, Mesa Redonda e Minicurso.
Confira abaixo os autores, títulos, resumos.

 

Profa. Dra. Célia Roncato

Título: Educação Matemática Crítica em Diferentes Contextos.

Resumo: O objetivo é apresentar a possibilidade de desenvolver práticas críticas da educação matemática em diferentes contextos, a saber: educação formal, educação não formal e educação informal. Para tal, realiza-se um recorte dos dados de uma dissertação de mestrado e a apresentação de casos ocorridos em outros momentos. A opção teórica deve-se ao desenvolvimento de narrativas que viabilizem a percepção do que entendemos como a tríade de contextos educacionais. Os resultados apontam em direção aos avanços das possibilidades de aprendizagem matemática crítica nos diferentes contextos. São propósitos que tendem a eclodir as possibilidades de leitura de mundo em um cenário em que os indivíduos são convidados a indagar e a confrontar a própria aprendizagem, nos mais variados contextos.

Profa. Dra. Joana Kelly Souza dos Santos

Título: Uso(s) de Materiais Manipuláveis e Jogos no Ensino de Matemática: Processos de Transição entre o 5º e 6º ano do Ensino Fundamental

Resumo: O objetivo do minicurso é propor uma discussão para (re)pensar o universo de transição do ensino de matemática do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Nele será tratada a unidade temática Números, permeando pelas operações básicas com números naturais e racionais e de frações e suas operações. A proposta é que o(a) professor(a) especialista possa utilizar outras abordagens no ensino de matemática nessa fase de transição desses estudantes. Tendo em vista as diferentes matrizes formativas dos docentes dos anos iniciais e finais, a proposta é um diálogo entre esses profissionais a fim de minimizar possíveis dificuldades.

Prof. Dr. Carlos Mometti

Título: Do canto da parede à Definição d Ângulo: um estudo de caso com professores Pedagogos

Resumo: O objetivo é apresentar um estudo de caso realizado com professores pedagogos, durante um curso de formação continuada, acerca das metodologias de ensino de Geometria nos Anos Iniciais. Assim, o caso selecionado para compor o referido trabalho caracterizou-se por um dos momentos de formação desenvolvido com sete pedagogos de uma instituição pública de ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como fonte de informação, foram selecionados trechos dos discursos proferidos pelos docentes durante a formação, seguida de uma análise anamnésica sobre suas concepções de metodologia de ensino. Como resultados percebemos que dois docentes desenvolveram suas falas considerando o conhecimento técnico para referir ao ângulo, e o saber de conteúdo para referir sobre vértice. Além disso, notou-se que o pequeno grupo de professores possuía heterogeneidade no que diz respeito à idade e ao tempo de ofício, mas homogeneidade no que tange às concepções de aprendizagem que adotam.

Prof. Ms Edgard Dias da Silva
Prof. Ms. Paulo Henrique A. Biazolli

Título: Board Games: Estratégias de Ensino para uma Mudança Atitudinal nas Aulas de Matemática

Resumo: O objetivo do minicurso é apresentar alguns Board Games que podem ser utilizados nas aulas de Matemática a fim de melhorar os efeitos de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento da Matemática, em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por meio d jogos de tabuleiro, pretende-se apresentar possibilidades de práticas em salas de aula de Matemática.

Prof. Dr. Douglas Abreu Pestana

Comunicação Científica.

Resumo: O Discurso do aluno autista na experiência com a educação matemática inclusiva – Ao falar de Educação Matemática e Educação Especial na perspectiva inclusiva, de Educação Matemática Inclusiva, do que, de quem e para quem se fala? Parte-se de alguns questionamentos para responde-lo, buscou-se as aproximações entre os diferentes campos do saber que estão implícita ou explicitamente relacionados à Educação Matemática Inclusiva. Desta forma, discute-se, teoricamente, os entranhamentos entre a Matemática e a Educação Matemática com enlace no individuo autista neste entremeio.

 

Confira outros detalhes sobre o evento

 

Em foco

01|03|2024

Professora da Faculdade Sesi participa do Salão do Livro de Genebra, na Suíça

Além de levar seu livro “Cansei de ser delegacia” a um dos principais eventos literários da Europa, Beatriz Abreu será […]

Leia mais
23|02|2024

Estudantes da graduação da Faculdade SESI iniciam Residência Educacional nas escolas parceiras

Neste ano, o início da Residência contou com a participação dos docentes da Faculdade, que foram às escolas parceiras apresentar […]

Leia mais