Robótica Educacional Criativa



  • Presencial e encontros online
  • Turma: 19/02/2022 a 17/06/2023
  • sábados, 9h às 12h e/ou das 13h30 as 16h30
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 18 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 550,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 13/12/2021 a 15/02/2022
O curso de Robótica Educacional Criativa tem como objetivo promover estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, entre outros. Há variações no modo de aplicação e interação entre os alunos, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade. Usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.
Objetivos
A Robótica Pedagógica visa integrar atividades de engenharia e tecnologia no contexto escolar de modo a fomentar no estudante a alfabetização científica e tecnológica, materializando conceitos aprendidos no curricular escolar. Para além da construção de projetos e programação de robôs, a robótica possibilita o aprendizado por meio da identificação de problemas, criação de protótipos, planejamento e desenho de soluções, aplicando essas práticas em problemas complexos relacionados ao cotidiano dos estudantes. Tal metodologia estimula a criatividade, autonomia e o trabalho em grupo, explorando o diálogo, a resolução de conflitos promovendo o respeito a diferentes opiniões.
Público
Professores de Ensino Básico e Médio em áreas relacionadas.
Perfil do egresso
O curso é direcionado a professores em atuação na escola básica (Infantil, Fundamental ou Médio), em consonância com a sua área de formação e as diversas áreas que envolvem ensino-aprendizagem, tecnologias e práticas educacionais. O docente formado no curso deverá ter assimilado conhecimentos básicos sobre a área de robótica e ser capaz de realizar projetos e/ou aplicações em espaços de criação Maker. Da mesma forma, terá diversas aptidões ou metodologias de usar a robótica como metodologia de ensino para as diversas disciplinas.
Estrutura Curricular
Nome da disciplina Carga horária total Carga Síncrona Carga Assíncrona
I. Tecnologias para Educação Mão-na-Massa 45h 32h 13h
II. Prototipagem Eletrônica 45h 32h 13h
III. Programação e Inteligência Artificial 45h 32h 13h
IV. Fundamentos da Robótica 45h 32h 13h
V. Sensores, Microcontroladores e Internet das coisas 45h 32h 13h
VI. Criação de Apps e Objetos Virtuais 45h 32h 13h
VII. Jogos e Gamificação em Robótica 45h 32h 13h
VIII. Currículo, Projetos e Práticas Experimentais 45h 32h 13h
Total de horas 360h 256h 104h
  • Prof. Ms. André Santana

    Pesquisador e professor na Universidade Anhembi Morumbi e pesquisador na Universidade de São Paulo, possui
    projetos nas áreas de Engenharia e Computação Aplicada a Saúde e Educação, sendo entusiasta no
    desenvolvimento de diferentes práticas para o ensino de computação e engenharia através de uma abordagem mais
    Criativa e Ativa. Cursa Doutorado em Engenharia Elétrica na USP com foco em Sistemas Eletrônicos, é Mestre em
    Computação Aplicada pela Univali, onde também cursou graduação em Eng. Ind. Mecânica. Também é membro da
    Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Fellow do Mit Lemann Institute of Creative Learning desde 2016,
    coordenou o Tem Ideia na Rede em Itajaí/SC com o objetivo de fomentar o ensino de programação na rede
    municipal de ensino. Participou do projeto e desenvolvimento de uma startup para a criação de brinquedos
    programáveis, coordena eventos relacionados ao ensino de computação e engenharia e atua como palestrante em
    feiras como Campus Party, conferências como TDC Inspire/TDC4Kids e congressos científicos da área de ensino de
    engenharia e computação.

  • Profa. Dra. Verônica Gomes dos Santos

    Doutora em Ensino de Ciências pela Unicamp Ensino com ênfase em Aprendizagem Criativa. Mestre em Ensino de Ciência Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Educação para séries iniciais pela Universidade de São Paulo, especialização em Gestão Escolar pela FIJ; em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância pela UFF. Atua na coordenação da frente de Adoção Sistêmica da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Atuou como professora de ensino básico, gestora de Mídias/laboratório de Informática e encarregada de serviços na seção de Tecnologia Educacional na Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo; e como tutora à distância de cursos de graduação, extensão e pós graduação da Unifesp, UFLA, UFSJ e Univesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Tecnologias Educacionais, Robótica, Laptops na Educação e Mídias Educativas. Autora dos livros de literatura infanto-juvenil “A princesa escolhida” e “Criou Cria”.

  • Profa. Ms. Elaine Silva Rocha Sobreira

    Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ensino de Ciências na Unicamp (2017). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância na Universidade Federal Fluminense (2012) e em Tecnologias Interativas Aplicadas a Educação – PUC – SP (2010). Possui graduação em Pedagogia (2007) e em Ciências Sociais (2001). Atua como especialista em computação criativa na Equipe Scratch Brasil da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Possui experiência como professora de educação básica na PMSBC durante 16 anos, atuando na educação infantil, ensino fundamental e nos laboratórios de tecnologia, além de atuar na área de Tecnologia e Robótica Educacional em instituições públicas e privadas, com experiência em integração das tecnologias ao currículo escolar, Robótica Educacional, Projetos Maker, Clubes Criativos e Formação de Professores. Atuou como mediadora de cursos à distância na pós-graduação lato-sensu da Universidade Federal Fluminense (UFF) e nos cursos de graduação da Univesp.

  • Wagner Moreira da Silva

    Titulação: mestre
    Doutorando e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2015) e Licenciado em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP 2011). Atua como professor de física há mais de 10 anos, com experiências em cursinhos pré-vestibulares, ensino médio regular e fundamental II. É fundador do Portal Educacional FIZENCADEANDO, direcionado ao desenvolvimento de cursos Online para professores sobre Modelagem Matemática, Tecnologias da informação e comunicação, Circuitos Elétricos e Automação. Foi monitor cultural no MUSEU DE CIÊNCIAS CATAVENTO (2010) e técnico em eletrônica/informática nos anos de 2007-2009. Atualmente é professor no curso de licenciatura em Ciências da Natureza na Faculdade SESI-SP de Educação (FASESP) e pesquisador na área do Ensino de Ciências nas seguintes linhas temáticas: Alfabetização científica e tecnológica; Processos, recursos e materiais educativos; Linguagens e Discurso; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Educação em espaços não-formais e divulgação científica
    Linha de pesquisa / ou área de interesse:
    Robótica e Tecnologias Educacionais
    Endereço do currículo Lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5887461642086146
• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto do curso.
• Aulas online e ao vivo serão realizadas através da plataforma do Teams, aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os estudantes que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• O curso estão organizado em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).
• O cronograma do curso está sujeito a alterações futuras.
Acesso ao Portal Financeiro
No Portal Financeiro o aluno poderá conferir a efetivação do seu pagamento. O ambiente é restrito e, no primeiro acesso, é preciso realizar cadastro.
Atenção:
Vencimento do boleto em 3 (três) dias. Pagamentos fora do prazo não serão efetivados, cancelando automaticamente a matrícula.
Os boletos emitidos fora do horário bancário, estarão disponíveis para pagamento somente no dia seguinte.
Boleto vencido: basta realizar uma nova inscrição e aguardar o próximo dia útil para o pagamento.
Pagamento parcelado: acesse o Portal Financeiro para emitir os boletos das próximas parcelas.
Guarde seu comprovante de pagamento, pois ele poderá ser solicitado caso o sistema não identifique a compensação.
Descontos:
20% de desconto para colaboradores do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
10% de desconto para pagamento à vista.
A primeira parcela vale como taxa de inscrição.
Até 40% de desconto para grupos fechados.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica pelo telefone (11) 3833-1097, ou e-mail: secretaria.academica@faculdadesesi.edu.br