Robótica Educacional Criativa



Inscreva-se até 22/06/2021 e tenha 5% de desconto p/ pagamento parcelado, no valor total do curso. (apenas para os que não entrarem no desconto de funcionários e professores de escola pública).
• Pague a segunda parcela somente em agosto de 2021.
• Inscrição realizada até 02 de agosto de 2021, com 10% de desconto p/ pagamento à vista (única parcela).
• 20% de desconto para professores, funcionários do SESI-SP/SENAI-SP e professores da rede pública.
• Até 40% de desconto para grupos fechados.

  • Presencial e encontros online
  • Turma: 14/08/21 a 27/08/2022
  • Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Carga horária: 360h
  • Duração aproximada: 12 meses
  • Investimento: 18 x de R$ 500,00 (no boleto) sem taxa de inscrição.
  • Inscrições de 25/05/2021 a 31/07/2021
Inscreva-se Pré-inscrições colaboradores SESI/SENAI e professores rede pública
O curso de Robótica Educacional Criativa tem como objetivo promover estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, entre outros. Há variações no modo de aplicação e interação entre os alunos, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade. Usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.

Público
Professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio e interessados em geral.

Programa do curso
· Tecnologias para Educação Mão-na Massa (45h)· Prototipagem Eletrônica (45h)· Sensores, Microcontroladores e Internet das coisas (45h)

· Fundamentos da Robótica (45h)

· Programação e Inteligência Artificial (45h)

· Criação de Apps e Objetos Virtuais (45h)

· Jogos e Gamificação em Robótica (45h)

· Currículo, Projetos e Práticas Experimentais (45h)

  • Profa. Dra. Verônica Gomes dos Santos

    Doutora em Ensino de Ciências pela Unicamp Ensino com ênfase em Aprendizagem Criativa. Mestre em Ensino de Ciência Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Educação para séries iniciais pela Universidade de São Paulo, especialização em Gestão Escolar pela FIJ; em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância pela UFF. Atua na coordenação da frente de Adoção Sistêmica da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Atuou como professora de ensino básico, gestora de Mídias/laboratório de Informática e encarregada de serviços na seção de Tecnologia Educacional na Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo; e como tutora à distância de cursos de graduação, extensão e pós graduação da Unifesp, UFLA, UFSJ e Univesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Tecnologias Educacionais, Robótica, Laptops na Educação e Mídias Educativas. Autora dos livros de literatura infanto-juvenil “A princesa escolhida” e “Criou Cria”.

  • Prof. Ms. André Santana

    Pesquisador e professor na Universidade Anhembi Morumbi e pesquisador na Universidade de São Paulo, possui
    projetos nas áreas de Engenharia e Computação Aplicada a Saúde e Educação, sendo entusiasta no
    desenvolvimento de diferentes práticas para o ensino de computação e engenharia através de uma abordagem mais
    Criativa e Ativa. Cursa Doutorado em Engenharia Elétrica na USP com foco em Sistemas Eletrônicos, é Mestre em
    Computação Aplicada pela Univali, onde também cursou graduação em Eng. Ind. Mecânica. Também é membro da
    Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Fellow do Mit Lemann Institute of Creative Learning desde 2016,
    coordenou o Tem Ideia na Rede em Itajaí/SC com o objetivo de fomentar o ensino de programação na rede
    municipal de ensino. Participou do projeto e desenvolvimento de uma startup para a criação de brinquedos
    programáveis, coordena eventos relacionados ao ensino de computação e engenharia e atua como palestrante em
    feiras como Campus Party, conferências como TDC Inspire/TDC4Kids e congressos científicos da área de ensino de
    engenharia e computação.

  • Profa. Ms. Elaine Silva Rocha Sobreira

    Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ensino de Ciências na Unicamp (2017). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância na Universidade Federal Fluminense (2012) e em Tecnologias Interativas Aplicadas a Educação – PUC – SP (2010). Possui graduação em Pedagogia (2007) e em Ciências Sociais (2001). Atua como especialista em computação criativa na Equipe Scratch Brasil da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Possui experiência como professora de educação básica na PMSBC durante 16 anos, atuando na educação infantil, ensino fundamental e nos laboratórios de tecnologia, além de atuar na área de Tecnologia e Robótica Educacional em instituições públicas e privadas, com experiência em integração das tecnologias ao currículo escolar, Robótica Educacional, Projetos Maker, Clubes Criativos e Formação de Professores. Atuou como mediadora de cursos à distância na pós-graduação lato-sensu da Universidade Federal Fluminense (UFF) e nos cursos de graduação da Univesp.

  • Prof. Ms. Wagner Moreira da Silva

    Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Licenciado em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Professor de Física, com experiências em cursinhos pré-vestibulares, ensino médio regular e fundamental II. É fundador do Portal Online Fizencadeando, direcionado ao ensino de práticas experimentais em Física, desde o período em que exerceu a função de monitor educacional no Museu de Ciências Catavento . Atualmente, é professor universitário no curso de licenciatura em Ciências da Natureza na Faculdade SESI-SP de Educação e pesquisador na área de Tecnologias Educacionais, tendo publicações no Ensino de Ciência com ênfase em História da Ciência, Divulgação Científica e Debates Acadêmicos nos seguintes temas: Conceito de Calor, Campo Elétrico, Física Moderna, Física Contemporânea e Formação de Professores de Ciências Naturais para o uso das Tecnologias Educacionais.

  • Hugo Cesar Bueno Nunes

    Coordenador
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), MBA em Gestão Empresarial, pela UNICSUL. Especialização em Lutas e Artes Marciais, UGF, Especialização em Gestão Escolar, UNIG. Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO e está cursando Filosofia pela UNISUL/SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores. Coordenador de Pesquisa e Extensão e da Residência Educacional da Faculdade SESI-SP de Educação.

• Em razão da pandemia de Covid-19, alguns módulos poderão ser realizados totalmente no formato remoto, devido às restrições de aulas presenciais na Faculdade. Caso isto ocorra, as aulas serão aos sábados no período da manhã das 09h às 12h e/ou no período da tarde das 14h às 17h.
• As aulas presenciais serão realizadas na Faculdade SESI de Educação – Vila Leopoldina. São Paulo – SP, aos sábados, de acordo com o cronograma previsto de cada curso.
• As aulas e encontros online serão realizados por webconferência via Teams, conforme cronograma que pode ser consultado aqui.
• Serão considerados aprovados no curso apenas os alunos que obtiverem aprovação em todos os módulos e aprovação no Trabalho Final, sendo obrigatória a frequência mínima de 75% em cada módulo.
• Os cursos estão organizados em módulos, podendo o aluno receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, a depender da quantidade de horas cursadas, caso não conclua a especialização (total de 360h).