Praticas de Integração das novas tecnologias da informação e comunicação: Inovações na sala de aula

O curso acontecerá por meio de encontros presenciais e virtuais com abordagens práticas e teóricas, para trabalhar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Os participantes terão oportunidade de aplicar os conceitos do Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida e Resolução de Problemas, dentro do contexto escolar. Os alunos criarão seus próprios Blogs, Infográficos, WebQuest, utilizarão recursos das Redes Sociais, apresentação de vídeo em Movie Maker, postarão vídeos no YOUTUBE, testarão e utilizarão aplicativos e recursos dos dispositivos móveis.

Módulo I – Temas: Novas Gerações – Novos Recursos, Blog, Organizadores gráficos (Mapas mentais e conceituais), Web Quest, Prezi, Uso das Redes Sociais na Mediação Pedagógica I

Módulo II – Temas: Uso das Redes Sociais na Mediação Pedagógica II, Uso do Movie Maker como portfólio digital, Infográficos, Objetos Educacionais e Dispositivos Móveis, Seminários de Tecnologias Educacionais, Projeto Interativo

Docente: Daniel Moreira da Silva

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Santo Amaro (2003) e em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2007), habilitação para supervisão e administração escolar. Pós-Graduado em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz (FOC). Pós-Graduado em EAD e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário de Maringá (2015) e Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, pela PUC-SP (2015). Atuou como Assessor Pedagógico na Editora Moderna, de 2010 a 2012.

É gestor geral do Instituto de Ensino de Tecnologia Educacional DMS, assessor pedagógico em projetos de formação continuada e em EAD na Associação Educacional Labor, desde 2007, na qual atuou como gerente. Também atua como professor da Educação Básica (PEB-II ) na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desde 2002, além da vivência como professor coordenador pedagógico (2006 – 2009/2014 – 2015) e vice diretor (2016). Atualmente é professor no curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Superior de São Paulo Singularidades. Continua no trabalho de formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores de Escolas Públicas de São Paulo e outras regiões.

Modalidade do curso: Semi-presencial

Encontros: Sábado das 9h00 às 17h

Período: 5, 12/08 (Módulo I) e 11 e 18/11 (Módulo II)

Carga horária: 30H (Módulo I) e 30H (Módulo II)