05|05|2023

Dos argonautas aos astronautas: admoestações intertextuais e ensino de literatura

 

Autor(a)
Valéria Hernandorena
Márcio Matiassi Cantarin

Resumo
Neste artigo, propõe-se um projeto de ensino de literatura no Ensino Médio com base no “episódio do velho do Restelo”, da epopeia Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Inicialmente, investiga-se a importância da intertextualidade para a leitura de textos literários, conforme Bakhtin (1995), Kristeva (1969) e outros. Sintetiza-se, também, a discussão sobre o ensino da leitura e a mediação do professor, assim como a revisão crítica do episódio, a partir de Massaud Moisés (1993), Salvatore D’Onófrio (1970) e Gladstone Chaves de Melo (1988), a fim de se consubstanciar a análise cruzada do discurso do velho do Restelo com os poemas Fala do Velho do Restelo ao Astronauta, de José Saramago, e O Homem; As Viagens, de Carlos Drummond de Andrade. Uma versão preliminar foi aplicada em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, guiando-se pelos pressupostos metodológicos do Método Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993) e da Sequência Expandida (COSSON, 2006).

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

13|08|2024

O Caso Padilha em Cuba: Debates na história e na tela de cinema

Autor(a): Mariana Martins Villaça e Sílvia Cezar Miskulin Área do Conhecimento: Documentário Tipo do Material: Artigo Tema: O Caso de […]

Leia mais
30|05|2024

CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO: QUE É ISSO?

Autor(a): João Luiz Muzinatti Área do Conhecimento: Filosofia da educação matemática Tipo do Material: Capítulo de livro (ainda não publicado por […]

Leia mais