05|05|2023

Dos argonautas aos astronautas: admoestações intertextuais e ensino de literatura

 

Autor(a)
Valéria Hernandorena
Márcio Matiassi Cantarin

Resumo
Neste artigo, propõe-se um projeto de ensino de literatura no Ensino Médio com base no “episódio do velho do Restelo”, da epopeia Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Inicialmente, investiga-se a importância da intertextualidade para a leitura de textos literários, conforme Bakhtin (1995), Kristeva (1969) e outros. Sintetiza-se, também, a discussão sobre o ensino da leitura e a mediação do professor, assim como a revisão crítica do episódio, a partir de Massaud Moisés (1993), Salvatore D’Onófrio (1970) e Gladstone Chaves de Melo (1988), a fim de se consubstanciar a análise cruzada do discurso do velho do Restelo com os poemas Fala do Velho do Restelo ao Astronauta, de José Saramago, e O Homem; As Viagens, de Carlos Drummond de Andrade. Uma versão preliminar foi aplicada em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, guiando-se pelos pressupostos metodológicos do Método Recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993) e da Sequência Expandida (COSSON, 2006).

 

Leia o artigo completo

 

Leia também

30|10|2023

A IMPORTÂNCIA DO “CONHECIMENTO DO TEMA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PARA A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    Autor(a): Ana Paula Gomes Seferian Área do Conhecimento: Ciências Humanas Tipo do Material: Artigo Científico Tema: Ensino de […]

Leia mais
30|10|2023

Desafios enfrentados pelos estudantes ao produzirem seus textos e dicas para superar os desafios na escrita

    Autor(a): Valeria Hernandorena Monteagudo de Campos Área do Conhecimento: Linguagens Tipo do Material: Podcast Tema: Desafios enfrentados pelos […]

Leia mais