Design thinking como ferramenta de inovação para educadores

O Design Thinking é uma metodologia de inovação colaborativa. A técnica se popularizou nas últimas décadas entre a iniciativa privada e ONGs. Gerou inovação em diversos setores: de projetos de educação ou saneamento básico na África a produtos digitais no Valo do Silício. A técnica prevê que equipes multidisciplinares se aproximem do público alvo, compreendam as suas necessidades, criem e validem ideias que gerem valor e possam solucionar problemas de forma inovadora e conectada com a realidade. O objetivo desse curso possibilitar aos professores vivências no uso das ferramentas do Design Thinking (ou Design Centrado no Usuário) em processos de planejamento pedagógico, utilizando a própria técnica como metodologia ativa de desenvolvimento de aprendizado em sala de aula, aumentando o engajamento do aluno.

Docente: Francisco Madureira

Francisco Madureira é jornalista, mestre em Comunicação Digital pela ECA/USP. Atua com a criação e gestão de produtos digitais há 17 anos e já passou pelas principais empresas de Internet do Brasil, como UOL, Terra, Folha.com e Abril. Também ajudou na estruturação da presença digital da Natura e do Walmart.com. Apaixonado por educação, é professor de Design Thinking na pós-graduação na ESPM, e também já lecionou cursos de graduação e pós na FAAP, na USP e no Mackenzie.

Encontros: Aos sábados, das 8h00 às 12h00

Período: 23 e 30/09, 7, 14, 21, 28/10

Carga horária: 24H

Público: Professores, Gestores e Coordenadores da Educação Básica e demais interessados