Feira de ciências: uma porta para a escola do fazer

As escolas ainda se organizam como escolas do ouvir, do copiar, do assistir. Mas, há determinadas ocasiões, para além da boa vontade única e exclusiva de professores dedicados, em que a escola transgride a essa passividade e convida o aluno a fazer. São as feiras de ciências, feiras culturais ou outros nomes e modelos que se queiram constituir.

Essas são uma oportunidade de experimentarmos um outro fazer escolar, um exemplo de como se pode trabalhar por meio de uma pedagogia de projetos em que o processo investigativo esteja por conta do investigador e os professores atuem como mediadores nessa investigação.

Docente: Cassio Eduardo Ribeiro Leite

Bacharel e licenciado em Biologia pela USP, Licenciado em pedagogia pela UFSCar, Especialista em pedagogia pela UFSJR, Especialista no Ensino de Biologia pela USP. Parecerista do acervo de obras complementares de ciências PNLD 2009, capacitor de professores indígenas nas aldeias indígenas Kadiweu MS, autor do material do sistema de ensino FTD de biologia para o terceiro ano do EM. Professor de Biologia e ciências na rede pública e particular, desenvolveu projetos envolvendo trabalhos de campo entre 2005 e 2018 para o ensino médio e desenvolve desde 2007 Projetos de Trabalho vinculados ao letramento científico junto à Educação Infantil.

Modalidade do curso: Presencial

Encontros: 9h00 às 16h00

Período: 2, 16, 23/09, 7/10 e 21/10

Carga horária: 30 H

Público: Professores e alunos de Licenciatura

Investimento total: R$ 510,00 (Valor total dividido em três parcelas iguais, sendo a primeira no ato da matrícula)

Vagas: 25 alunos (Número mínimo para abertura de turmas: 18 alunos)