Filosofia, Cultura e História na Educação

Trata de práticas culturais e os modos de subjetivação produzidos em diversas comunidades, voltando-se às investigações no campo da saúde, do gênero, da sexualidade, das práticas educativas afro-diaspóricas e de povos indígenas, das distintas manifestações e representações corporais, das artes, entre outras, numa perspectiva pós-colonial e decolonial, para pensar processos de ensino e/ou aprendizagem no campo da educação.

Regulamento dos NIPEs

Coordenação do NIPE

Prof. Anderson de Souza Zanetti da Silva

Conheça os professores desse NIPE

• Anderson de Souza Zanetti da Silva

Coordenador do curso de Ciências Humanas
    Doutor e mestre em Artes/Estética pelo I.A da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela mesma instituição. Psicanalista em formação pelo Instituto Sedes Sapientiae – SP. Na Educação Básica lecionou Filosofia, Sociologia e História da Arte. Possui experiência em Arte-educação em projetos sociais. Lecionou Filosofia e Estética Teatral no I.A da UNESP-SP entre 2008 e 2010. Deu aula de Filosofia e de Antropologia Cultural no curso de R.I da Fundação Lusíada -Santos (SP). Foi docente da FMU (departamentos de Comunicação Social e Artes Visuais). Na Faculdade SESI -SP de Educação (FASESP) atua nos cursos de Ciências Humanas, Linguagens e na pós-graduação. Em 2010 escreveu um curso de Filosofia para professores ingressantes da rede estadual de educação (Fundação Padre Anchieta e Secretaria Estadual de Educação – SP). Em 2012 orientou trabalhos de pós-graduação no I.A da UNESP – Programa Redefor. Em 2011 escreveu um curso de Estética e Filosofia da Arte para a pós-graduação da UNESP (Programa Redefor – Formação de professores da Educação Básica – Parceria USP, UNESP e UNICAMP).

Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Filosofia e Educação; Cultura e Educação; Psicanálise e Educação.

Currículo lattes