Filosofia, Cultura e História na Educação

Trata de práticas culturais e os modos de
subjetivação produzidos em diversas comunidades, voltando-se às investigações no campo
da saúde, do gênero, da sexualidade, das práticas educativas afro-diaspóricas e de povos
indígenas, das distintas manifestações e representações corporais, das artes, entre outras,
numa perspectiva pós-colonial e decolonial, para pensar processos de ensino e/ou
aprendizagem no campo da educação.
Regulamento do NIPE – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão
Coordenação do NIPE
Prof. Anderson de Souza Zanetti da Silva
Conheça os professores desse NIPE
  • Vitor Marcelino da Silva

Titulação: mestre
    Doutorando do Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e mestre, bacharel e licenciado em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor responsável pelas disciplinas de arte e ensino na graduação em Linguagens na Faculdade SESI de Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: fotografia, história da arte no Brasil, arte contemporânea no Brasil, ensino de arte.
    Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Ensino de arte e história da arte
    Endereço do currículo Lattes:
  • Anderson de Souza Zanetti da Silva

Titulação: doutor
    Doutor e mestre em Artes pelo I.A – UNESP. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília- SP. Na Educação Básica lecionou Filosofia, Sociologia e História da Arte. Possui experiência em Arte-educação: professor de Teatro, Ética e Cidadania na Prefeitura de Marília. Começou sua carreira como docente universitário em 2008 quando lecionou Filosofia e Estética Teatral no I.A da UNESP-SP. Deu aula de Filosofia e de Antropologia Cultural no curso de R.I da Fundação Lusíada -Santos (SP). Foi docente da FMU, onde lecionou nos departamentos de Comunicação Social e Artes Visuais. Na Faculdade SESI -SP de Educação (FASESP) atua nos cursos de Ciências Humanas, Linguagens e na pós-graduação. Em 2010 escreveu curso de Filosofia para professores ingressantes da rede estadual de educação (Fundação Padre Anchieta e Secretaria Estadual de Educação – SP). Em 2012 orientou trabalhos de pós-graduação no I.A da UNESP – Programa Redefor. Em 2011 escreveu um curso de Estética e Filosofia da Arte para a pós-graduação da UNESP (Programa Redefor – Formação de professores da Educação Básica – Parceria USP, UNESP e UNICAMP).
    Área de atuação e/ou linha de pesquisa:
    Filosofia, Cultura e Arte / Estética, política e educação.
    Endereço do currículo Lattes: