A formação do leitor literário no ensino fundamental – Anos finais

Curso voltado para as práticas de ensino de literatura nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental – anos finais. A partir de aulas teóricas e práticas, com destaque para a análise e produção de propostas de atividades de leitura de textos literários canônicos e não canônicos e em diálogo com outras linguagens (canção, videopoemas, animações, curtas, entre outros) tem por objetivo discutir o compromisso da escola com a formação do leitor literário, colocando em foco a tradição da escola no tratamento dos textos literários em contraposição com outras práticas de ensino que priorizam a formação do leitor literário pela fruição estética.

Docente: Shirley Goulart de Oliveira García Jurado

Mestre em Linguística Aplicada (2003), especialista em Literatura (1996), ambos os títulos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras – Faculdades Integradas Rui Barbosa (1988). Professora de escola pública durante 18anos. Experiência com formação de professores da Educação Básica, graduação e pós-graduação, em programas de redes estaduais e municipais, além de instituições como Faculdades Sumaré – SP, e Instituto Vera Cruz (ISEVEC), com foco em Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: ensino da língua materna e de literatura, avaliação e produção de material didático, letramentos e multiletramentos.

Experiência também como designer instrucional e de conteúdo na Fundação Carlos Vanzolini e no CENPEC. Coordenadora de cursos a distância da Fundação Vanzolini. Desde 2013, consultora na elaboração de proposta curricular para o ensino médio, educação integral, na área de linguagens, e coautora de materiais didáticos, em Língua Portuguesa e Letramento em Língua Portuguesa, na parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria da Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

Público: professores de língua portuguesa e coordenadores pedagógicos do segmento citados e demais profissionais da educação interessados.

Modalidade do curso: Presencial

Encontros: 2ª e 4ªs das 19h15 às 22h15

Período: 16, 18, 20, 23, 25, 27/10

Carga horária: 18H

Investimento total: R$306,00 (Valor total dividido em duas parcelas iguais, sendo a primeira no ato da matrícula)

Vagas: 25 alunos (Número mínimo para abertura de turmas: 18 alunos)