Grupo de Estudos da Diferença na Educação – GEDE

O Grupo de Estudos da Diferença na Educação (GEDE) foi criado em agosto de 2021. Em 2023 o grupo tem o desafio de organizar e produzir um livro sobre “Formação docente e sua interface com a Residência Pedagógica”.

O Grupo está aberto para a participação de professores e estudantes da Faculdade SESI e demais pessoas interessadas na temática proposta.

Se você está disposto(a) a aprender, se dedicar e ter compromisso com uma educação para a diferença, junte-se ao GEDE. Para outras informações entre em contato: hnunes@sesisp.org.br

Confira o cronograma de encontros (presenciais) | sempre às quartas-feiras, das 17h30 às 19h, nos seguintes dias:

• 01/03/23
  • 15/03/23
  • 29/03/23
  • 12/04/23
  • 26/04/23
  • 10/05/23
  • 24/05/23
  • 07/06/23
  • 28/06/23

Local Faculdade SESI.

Sala: 301.

Lembrando que a participação no grupo de estudos vale horas NEI, para estudantes da Faculdade.

Clique aqui para outras informações sobre o grupo

Coordenação do grupo

• Hugo Cesar Bueno Nunes

Titulação: Doutor
    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-SP – USJT (2010), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura no contexto educacional (2021), MBA em Gestão Empresarial – UNICSUL (2019), Especialização em Lutas e Artes Marciais – UGF (2012), Especialização em Gestão Escolar – UNIG (2006), Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO (2004). Graduando em Filosofia pela Universidade Sul de Santa Catarina – UNISUL/SC. Graduando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL/SP. Coordenador de Curso – Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Linguagens – Faculdade SESI de Educação/FASESP. Coordenador da Pós-Graduação da Faculdade SESI-SP de Educação/FASESP. Coordenador do Grupo de Estudos da Diferença na Educação – GEDE/FASESP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – GPEF/FEUSP. Tem experiência com os seguintes temas: currículo, filosofias da diferença, políticas educacionais, organização do trabalho pedagógico e metodologia de ensino e formação de professores.
    Linha de pesquisa: Práticas pedagógicas e didática.
    Área de interesse: Educação/Educação Física/Filosofia da Diferença.
    Link do currículo Lattes
  • Arthur Müller

Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de formação, currículo e práticas docentes. Possui mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de didática, práticas de ensino e teorias escolares. Tem experiência na rede pública estadual de São Paulo (primeiro ao quinto ano) como titular de cargo (exercido por 13 anos) e professor de educação física do Colégio Marista Arquidiocesano, onde acumulou também a função de coordenador da área de Educação Física escolar entre os anos de 2014 e 2019. É formador de professores nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens na Faculdade SESI de Educação (FASESP). É pesquisador sobre registros e avaliação na Educação Física, em sua vertente cultural. Compõe, ainda, o grupo de estudos de educação física escolar da FEUSP (GPEF) e o grupo de elaboração dos currículos do ensino fundamental do estado de São Paulo.

Linha de pesquisa e/ou área de interesse:
    Educação Física, educação, currículo cultural, teorização pós-crítica, registro, avaliação, práticas pedagógicas, cultura material escolar, estudos ulturais, pós estruturalismo e estudos decoloniais.

Currículo lattes