Leitura e leitores na escola (Anos iniciais do ensino fundamental)

Ler bem envolve decodificar, compreender, interpretar, estabelecer relações, situar o texto em relação ao contexto, criticar, replicar. A leitura é um processo cognitivo, discursivo e social complexo que se desenvolve no decorrer da escolaridade, do contato com diversos tipos de texto e na participação em diferentes práticas de leitura na cultura.

O curso pretende aprofundar os conhecimentos sobre as capacidades envolvidas no processo da leitura para que o professor possa promover práticas que contribuam para a formação de leitores cada vez mais competentes. A proposta envolve atividades práticas que levem em conta a experiência singular dos professores e o desenvolvimento de materiais de referência que sustentem a prática com leitura nos diversos contextos escolares.

Docentes: Ana Tereza Brant de Carvalho Dauden

Fonoaudióloga clínica especialista em linguagem, formada pela PUCSP, mestre em Linguística pelo IEL-UNICAMP, autora do livro A criança e o outro na construção da linguagem escrita, autora de capítulos de livros sobre temas ligados à linguagem escrita. Tutora do curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade para professores do estado de SP, tutora de cursos promovidos pela Fundação Vanzolini: “O uso de celular na escola” e “Estudar, como se aprende?” e Tutora do curso “Caminhos da Escrita”, promovido pelo CENPEC.

Lucila Maria Pastorello

Fonoaudióloga clínica graduada pela USP-SP, especialista em Linguagem, Mestre em Semiótica e Linguística Geral (FFLCH-USP), Doutora em Educação (FE-USP); é autora do livro “ Leitura em Voz Alta e Produção da Subjetividade, EDUSP, 2018(indicado ao prêmio Jabuti, 2016). Realiza trabalho de assessoria em linguagem e educação para editoras, escolas, ONGs e OCIPS, ligadas ao incentivo à leitura.

Modalidade do curso: Presencial

Encontros: Aos sábados das 8h00 às 17h00

Período: 21/10, 28/10, 11/11 e 18/11

Carga horária: 32H

Público: Professores do Ensino Fundamental I, Gestores e Coordenadores da Educação Básica e demais interessados

Investimento total: R$ 544,00 (Valor total dividido em três parcelas iguais, sendo a primeira no ato da matrícula)

Vagas: 25 alunos (Número mínimo para abertura de turmas: 18 alunos)