Matemática e música: Propostas para uma abordagem contextualizadora no ensino

A oficina de caráter interdisciplinar aborda sobretudo temas de Matemática e Artes, passando por conceitos de História, Geografia, Física entre outros. Partindo do entendimento de que práticas contextualizadoras no ensino são capazes de proporcionar aos alunos aprendizagem relevante e significativa dos conteúdos escolares, essa oficina visa mostrar possiblidades concretas para que essas práticas ocorram. Pretende-se oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar atividades possíveis de serem reproduzidas com os alunos de Ensino Fundamental e Médio.

Os temas da oficina estão relacionados ao entendimento das quatro propriedades principais do som, que contribuem para a formação de uma música: timbre, intensidade, altura e duração. Dentre essas propriedades do som, serão enfatizadas altura e duração, bem como suas relações com os conteúdos de Matemática: Razão, Proporção, Progressão Geométrica, Logaritmo e Frações. Também serão realizadas leituras e discussões ao longo das oficinas sobre as possibilidades e benefícios que as atividades propostas podem trazer para a Educação Básica.

Docente: Wanessa Aparecida Trevisan de Lima

Licenciada em Matemática (IME/USP); Mestre em Ciências pelo programa de Ensino de Matemática (IME/USP); Cursando o doutorado em Educação pela (FE/USP). De 2011 a 2013, Professora de Educação Básica II (SESI-SP, unidade Vila Leopoldina). Atualmente, Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFSP, campus Suzano).

Encontros: 9h00 às 12h00

Período: 16, 24, 30/09 e 7, 21, 28/10

Carga horária: 18 H

Público: Professores de Matemática e Artes e demais educadores interessados. Observações: Não há pré-requisitos.

Investimento total: R$ 306,00 (Valor total dividido em três parcelas iguais, sendo a primeira no ato da matrícula)