17|11|2022

18ª Mostra Internacional do Cinema Negro

A programação, que volta a ser presencial, reúne exibição de filmes, debates temáticos e rodas de conversa com especialistas

 

Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o Sesi-SP participa, pela primeira vez, da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, que chega a sua 18ª edição em 2022. Durante o encontro, idealizado com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforce o respeito à diversidade e à inclusão, são realizadas diversas atividades que celebram principalmente o cinema negro. A programação de filmes contempla longas e curtas-metragens que serão exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, paineis, mesas-redondas e homenagens.

Como ocorreu em outros anos, o projeto contempla também um livro com artigos de professores que abordam a temática e conta com participação da Faculdade SESI-SP de Educação. E ainda, na semana da consciência negra, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o Centro Cultural Fiesp recebe uma programação especial de atividades com palestras, debates, apresentações artísticas e homenagens.

Para Débora Viana, Gerente de Cultura do Sesi-SP, a MICINE segue o propósito da entidade que defende a educação e a cultura como formas de inclusão. “É de extrema significância estarmos abrindo espaço para a Mostra. O Sesi-SP defende a formação de cidadãos críticos e conscientes através da propagação da arte, por isso estamos tão felizes e gratos em receber este encontro.”

O Sesi-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla e onde a cultura é parte importante nesse processo. Desta forma, todas as ações e projetos desenvolvidos pela instituição visam à formação de novos públicos em artes, difusão e acesso à cultura de forma gratuita, além da promoção da economia criativa nacional.

Com o tema “O conhecimento para o cultivo da flor da paz de todas as cores, o ibero-ásio-afro-ameríndio no esforço da superação da contradição sociorracial que se configura na convenção do sol”, a MICINE também acontece no Cine Petra Belas Artes, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e na Universidade de São Paulo – USP.

Confira outros detalhes e a programação completa abaixo.

Saiba mais

 

Em foco

01|03|2024

Professora da Faculdade Sesi participa do Salão do Livro de Genebra, na Suíça

Além de levar seu livro “Cansei de ser delegacia” a um dos principais eventos literários da Europa, Beatriz Abreu será […]

Leia mais
23|02|2024

Estudantes da graduação da Faculdade SESI iniciam Residência Educacional nas escolas parceiras

Neste ano, o início da Residência contou com a participação dos docentes da Faculdade, que foram às escolas parceiras apresentar […]

Leia mais