Faculdade SESI de Educação integra a Red MTSK, rede internacional de pesquisa sobre formação de professores de matemática
Participação fortalece a formação docente e amplia a atuação acadêmica da instituição em colaboração com pesquisadores de 11 países
Por: Lais Fiocchi e Amanda Gehlen, comunicação Faculdade SESI de Educação
30/05/2025
Com o compromisso de oferecer uma formação docente cada vez mais qualificada e alinhada às principais tendências da educação matemática no cenário internacional, a Faculdade SESI de Educação agora integra a Red MTSK (Rede Ibero-americana de Conhecimento Especializado de Professores de Matemática). A participação ocorre por meio dos formadores vinculados à pós-graduação em Educação Matemática com o SESI-SP, conhecida como Matemática², uma formação oferecida pela Faculdade SESI em parceria com a Rede Estadual de São Paulo.
A Red MTSK é composta por pesquisadores de 11 países e tem como objetivo investigar o conhecimento especializado necessário para o ensino da matemática. Sua estrutura está organizada em torno do modelo teórico MTSK (Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge), que investiga o conhecimento específico mobilizado por professores de matemática em sua prática docente. Atualmente, os formadores que representam a Faculdade SESI de Educação na rede são Adilson Dalben, Daiane Bussola, Débora Cona, Fernando Santos e Juliana Moratori.
Para Adilson, Supervisor de Projetos de Formação do SESI-SP e Coordenador da pós-graduação Matemática², integrar essa rede representa um salto na qualificação da formação oferecida. “Se a Faculdade SESI tem como proposta formar professores com base em um conhecimento especializado, é imprescindível que os próprios formadores também dominem esse tipo de conhecimento. Com uma melhor formação, teremos docentes com mais conhecimento que, por sua vez, favorecerão aprendizagens e aprendizados mais consistentes nos alunos”.

Adilson Dalben, Supervisor de Projetos de Formação do SESI-SP e Coordenador da pós-graduação Matemática². Foto: Karim Kahn/Sesi-SP
Ele também ressalta que a participação dos pesquisadores na Red MTSK amplia a visibilidade acadêmica da Faculdade SESI de Educação, com a realização de estudos colaborativos e o intercâmbio de conhecimentos com outros pesquisadores renomados da área, como Miguel Montes (Espanha), Núria Climent (Espanha), Miguel Ribeiro (Portugal) e Leticia Sosa (México) – que têm colaborado com a faculdade e o SESI-SP nos últimos anos, já tendo participado de edições do “Congresso Internacional de Educação do SESI-SP” e do “Seminário Internacional de Formação de Professores no Matemática²”.

Letícia Sosa, uma das pesquisadoras da Red MTSK, participou como palestrante no I Seminário Internacional Formação de Professores no Matemática², realizado no teatro do SESI-SP em maio deste ano. Foto: Karim Kahn/Sesi-SP
Segundo Fernando Santos, Formador Articulador da Faculdade SESI de Educação que compõem a Red MTSK, a participação na rede também fortalece diretamente a elaboração dos materiais utilizados nas aulas da pós-graduação. “Nos encontros [da rede], discutimos tanto aspectos teóricos do modelo MTSK quanto suas aplicações práticas na formação de professores que ensinam matemática. Esse espaço de diálogo internacional amplia nosso repertório, permite o compartilhamento de experiências, esclarecimento de dúvidas conceituais e, sobretudo, promove reflexões sobre como aplicar a teoria em propostas formativas coerentes, consistentes e potentes”.
Núria Climent, professora da Universidade de Huelva e uma das coordenadoras da rede desde sua criação em 2019, esteve presente em uma aula da pós-graduação Matemática², e demonstrou entusiasmo com a proposta desenvolvida pela faculdade e o SESI-SP. “Para mim, é muito surpreendente. Não conheço nada tão grandioso sendo feito em formação continuada de professores em outros lugares do mundo. Há experiências pontuais em universidades como a de Huelva, mas não com esse nível de sistematização e rigor. A abordagem do SESI é muito interessante, baseada em pesquisa fundamental. É um exemplo para muitos lugares”, avaliou.

Adilson Dalben e Núria Climent. Foto: Ricardo Nunes.
Faculdade SESI de Educação abre inscrições para o Matemática²
A Faculdade SESI de Educação está com inscrições abertas, até 2 de julho, para a pós-graduação gratuita em Educação Matemática, conhecida como Matemática². Destinada a professores do ensino fundamental e médio da rede estadual paulista e do SESI-SP, a formação tem início previsto para setembro de 2025 e será oferecida presencialmente nas cidades de Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Com 360 horas distribuídas ao longo de 20 meses, o curso prepara educadores para metodologias mais colaborativas e contextualizadas, focadas na resolução de problemas.
A especialização é resultado de uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) e tem como meta formar 26 mil docentes até 2034, ampliando gradualmente sua abrangência em todo o estado. Além de contribuir com a qualidade do ensino, o curso oferece pontuação na atribuição de aulas, favorece a progressão na carreira e premia os destaques com uma viagem. As inscrições devem ser feitas no site: faculdadesesi.edu.br/posmatematica.