18|04|2024

Faculdade SESI de Educação Participa do CONIFE, em Recife

O Congresso de Inovação para Formadores em Educação (CONIFE) promoveu mesas redondas informativas e oficinas de formação sobre práticas educacionais.

Por Amanda Gehlen – 18 de abril, 2024

No último fim de semana, a Faculdade SESI de Educação marcou presença de destaque na Escola de Formação Paulo Freire, no Recife. O motivo foi o CONIFE – Congresso de Inovação para Formadores em Educação, um evento que reuniu pesquisadores de todo o Brasil para discutir os rumos da formação de formadores.

Durante o congresso, foram realizados debates, mesas-redondas informativas e oficinas de formação sobre diversos temas abordando as práticas educacionais. Para o professor Jerry Chacon, dois pontos se sobressaíram. O primeiro diz respeito à gestão escolar, tema crucial para a eficiência educacional. Chacon enfatiza a importância de considerar o papel da gestão na organização da escola e na consolidação de uma cultura de produção de conhecimento. “É fundamental reconhecer o território da escola como um espaço de integração com a comunidade”, ressalta Jerry.

Outro ponto de destaque, trazido pela professora Ana Coelho Vieira Selva, da UFPE, foi a discussão sobre a presença da tecnologia na escola. A docente destacou ser essencial criar estratégias que promovam uma comunicação eficaz, integrando a tecnologia às necessidades específicas dos estudantes e professores.

Além disso, Chacon ressalta a relevância das teorias práticas apresentadas durante o evento, destacando a importância da relação entre a formação inicial e a residência educacional. “É fundamental que os futuros educadores tenham uma experiência prática sólida, integrando teoria e prática desde o início de sua formação”, conclui o professor.

 

Em foco

25|05|2026

Dia da Indústria reúne estudantes e educadores em debate sobre inovação e formação docente

Realizado no SESI São Bernardo do Campo, evento reuniu representantes da Faculdade SESI de Educação, estudantes e docentes para discutir os impactos […]

Leia mais
Diretora Daniele Nascimento e professor Edgar Dias da Silva participam do 28th Board Game Studies Colloquium (BGSC 2026). Foto: Divulgação 18|05|2026

Professor da Faculdade SESI de Educação apresenta pesquisa sobre jogos colaborativos em colóquio na Espanha

Estudo desenvolvido por docentes da instituição discute o uso de jogos de tabuleiro como ferramenta de aprendizagem coletiva, diálogo e […]

Leia mais